8 tendências de mercado para ficar de olho

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8 tendências de mercado para ficar de olho

A competitividade do mercado brasileiro não é novidade há anos. Por isso, estar atento a tendências de mercado é fundamental para a sobrevivência das empresas, ainda mais após os abalos que a economia sofreu por conta da pandemia. 

Dados indicam que, no segundo quadrimestre de 2021, o país bateu recorde na quantia de abertura de novas empresas. É fato, portanto, que para se ter sucesso no seu negócio, analisar o mercado é mais que um diferencial, é uma necessidade de subsistência e crescimento. 

Ou seja, os empresários que se recusam a acompanhar as tendências de consumo estão fadados ao fracasso. Pensando nisso, separamos neste artigo 8 tendências de mercado que vão abrir as portas à construção de uma vantagem competitiva do seu negócio. 

O que são tendências de mercado?

Tendência de mercado é um indicativo sobre como um negócio deve se comportar, levando-se em consideração o histórico dos clientes e os dados de pesquisas. 

Apesar das tendências de mercado serem baseadas em contextos culturais, sociais, econômicos e comportamentais, elas não são garantia de acerto. Ou seja, não há como se ter certeza absoluta de que irão dar certo.

Contudo, pode-se dizer, com convicção, que ignorar a tendência de mercado causará obsolescência e, consequentemente, prejuízos ao seu negócio.  

Por que investir nas tendências de mercado?

As tendência de mercado podem trazer inúmeros benefícios à sua empresa, dentre eles: 

  • Prever mudanças: provisionar situações é uma maneira segura de conduzir o seu negócio. Entender qual a tendência do mercado atual aumenta as suas chances de previsão de acontecimentos e de desenvolvimento de soluções; 
  • Estar à frente da concorrência: ao observar uma tendência que o seu concorrente ainda não se deu conta, o seu negócio certamente será pioneiro. E quem não quer ser novidade no seu próprio nicho? 
  • Atender satisfatoriamente aos anseios do cliente com sucesso: o comportamento dos consumidores diz muito sobre seus desejos e dores. Portanto, saber disso antecipadamente é uma forma de garantir a satisfação do usuário com a experiência que o seu negócio irá proporcionar;
  • Criar novas ideias de serviços e produtos: é das necessidades da sociedade que se criam serviços, produtos e negócios. Se o seu negócio entender quais os problemas pelos quais os usuários estão passando, o desenvolvimento de soluções é mais fácil e lucrativo.

Uma vez identificadas as vantagens de se estudar e investir em tendências de mercado, confira 8 tendências que o seu negócio precisa estar atento:

Tendências de mercado para os próximos anos

Independentemente do ramo da sua empresa, você precisa conhecer as tendências abaixo, que podem ser aplicadas a todos os negócios:

Trabalho remoto

É fato: o home office veio para ficar. Mesmo com a melhora do contexto pandêmico, boa parte dos trabalhadores desenvolveu uma boa rotina de trabalho em casa, com mais flexibilidade e contato familiar. 

Além disso, números apontam o aumento da produtividade e a diminuição de gastos, ou seja, o trabalho remoto é uma tendência de mercado que pode alavancar os resultados do seu negócio

Contratação de serviços por assinatura

Serviços por assinatura oferecem vantagens a todos os envolvidos na operação. As empresas ficam com o fluxo de caixa sempre em movimento e os clientes preocupam-se menos com datas e formas de pagamentos. 

Experiência do usuário

Com tantas transações comerciais facilitadas pelo meio digital, destacar-se no mercado, especialmente no físico, pode parecer um desafio. Portanto, mais do que nunca é imprescindível conquistar o cliente, deixá-lo maravilhado com a experiência de consumo oferecida pela sua empresa. 

Automações de processos

Além de baratear e acelerar alguns procedimentos do seu negócio, a automação vai propiciar um aumento na produtividade de seus funcionários. Quer dizer, a mão de obra humana poderá se dedicar ao desenvolvimento de soluções de melhoria e de crescimento da sua empresa. 

Segurança de dados na internet

Por mais que o movimento de digitalização das transações seja significativo, a segurança de dados na internet ainda causa muito receio nos consumidores. Apostar em uma comunicação acessível e na segurança das operações vai fazer com que os usuários sintam-se mais confortáveis na hora de fechar o negócio. 

Conectividade com 5G

Com a implantação do 5G, a promessa é que as operações sejam mais rápidas e ágeis e, convenhamos, isso é tudo o que o consumidor quer. O seu negócio não pode ficar para trás de um concorrente que ofereça procedimentos mais velozes, não é mesmo?

Aumento da convergência entre o físico e o digital 

Os meios de trabalho e as rotinas estão mudando de forma muito rápida. Se com o início da pandemia o home office era o modelo mais comum, hoje transita-se para um modelo mais híbrido.

Os negócios devem estar atentos às demandas dos usuários que trabalham tanto em casa como presencialmente, adaptando-se a essa realidade. 

Otimização das operações digitais

A internet já foi absorvida no cotidiano de praticamente todos os negócios. O digital tornou-se protagonista das operações das empresas e a tecnologia tem sido usada para criar operações cada vez mais otimizadas. 

Como a tecnologia pode ajudar o seu negócio na atualização com o mercado?

Ao identificar as tendências de mercado, é inegável o papel fundamental que a tecnologia exerce no crescimento dos negócios. 

Com a popularização da internet e a procura, pelos consumidores, de produtos e serviços que ofereçam soluções digitais, as empresas devem se adequar a esse cenário. 

Para que possam fazê-lo de forma segura e otimizada, justamente, é a tecnologia a resposta para acompanhar essa tendência de mercado. 

Se o seu negócio não quer perder para a concorrência, é imprescindível investir em soluções tecnológicas que melhorem a operação do seu negócio. Dentre elas está o Autentica. 

O Autentica é a ferramenta que oferece automação de processos de onboarding, aumento da segurança contra fraudes (com a validação de identidade) e otimização de processos, alinhando o físico e o digital. 

Quer saber como deixar o seu negócio ainda mais competitivo? Confira nosso artigo sobre onboarding digital e conheça essa estratégia que tem melhorado os resultados de inúmeras empresas. 

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