Automação de marketing: o que é e como usá-la para vender e fidelizar consumidores

Automação de marketing o que é e como usá-la para vender e fidelizar consumidores
Automação de marketing o que é e como usá-la para vender e fidelizar consumidores

Se você quer qualificar sua comunicação, vender mais e garantir a satisfação dos clientes, saiba que a automação de marketing pode ser uma ajuda e tanto!

Com tantas possibilidades para manter o público engajado e atrair mais seguidores até os canais de comunicação da sua empresa, é essencial contar com um recurso que permita a criação de ações personalizadas.

Veja a seguir o que é automação de marketing, como ela pode conectar os canais utilizados pela sua marca e, principalmente, atrair consumidores qualificados.

O que é automação de marketing

A automação de marketing é a criação de ações com base no comportamento do consumidor. Para que seja possível identificar as interações e criar ações automatizadas a partir disso, é necessário o uso de uma plataforma de automação de marketing.

Com um software de automação, você cria ações para atrair mais consumidores até a sua marca, gerar oportunidades de venda e ainda garantir a fidelização de quem já é cliente. 

Quais benefícios a automação oferece

Se você está na dúvida sobre como a automação pode facilitar a geração de vendas, veja alguns benefícios que ela apresenta.

Comunicação personalizada

Fazer automação de marketing não significa criar a mesma comunicação para todo o público que acompanha sua empresa. A automação facilita a identificação de interesses dos consumidores, que naturalmente variam de acordo com o envolvimento de cada usuário com a sua marca.

A partir do momento em que você acompanha o engajamento do público com sua empresa, torna-se mais simples identificar o momento certo para criar ações relevantes para cada consumidor

Integração dos canais de marketing

Se você utiliza mais de um espaço para gerenciar informações e se comunicar com o público, a automação de marketing ajuda você a conectar todos os dados e qualificar ainda mais suas ações.

Para quem usa uma plataforma de CRM, por exemplo, é possível enviar dados sobre os leads e clientes para o software de automação, incluindo este público nas ações de marketing digital. Outra alternativa é fazer o processo contrário, enviando informações da ferramenta de automação para o CRM para manter todos os dados dos consumidores atualizados.

Também é possível integrar canais como site e redes sociais para enviar à ferramenta de automação informações dos consumidores que preencham formulários de cadastro. Assim, quando um usuário acessar seu site e solicitar o recebimento de novidades, ele é incluído automaticamente na sua comunicação.

Acompanhamento das etapas da jornada de compra

Criar conteúdos de acordo com cada etapa percorrida pelo usuário até que ele se torne um cliente fidelizado é mais fácil com a automação de marketing. Afinal, as ações são automatizadas desde o momento em que o usuário entra na sua lista de contatos.

Além de produzir conteúdo de qualidade para cada consumidor, boa parte das ferramentas de automação permitem analisar o engajamento do público. Este tipo de verificação é essencial para saber quando uma pessoa está mais disposta a comprar e identificar usuários que interagem pouco com você.

Marketing e vendas atuando em conjunto 

Para gerar os melhores resultados para sua empresa, é preciso que as equipes estejam conectadas, ou seja, com acesso a todas as informações sobre os consumidores.

Fazendo essa verificação, a equipe de marketing vai identificar os consumidores mais engajados e entender suas preferências para, por fim, encaminhar os dados ao time de vendas

Além da equipe de marketing ganhar tempo ao automatizar a definição, o pessoal de vendas entra em contato apenas com consumidores realmente interessados em comprar. 

Dicas de vendas e fidelização com automação de marketing

Veja a seguir algumas ações indispensáveis para atrair os consumidores certos até a sua marca e gerar vendas com a automação de marketing.

Conheça suas buyer personas

A buyer persona é uma representação semi fictícia do perfil de cliente ideal para o seu negócio. Diferente de obter um dado demográfico, como por exemplo faixa etária ou localização, aqui a ideia é aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre quem já é cliente da sua marca.

Desta forma, o estudo de buyer persona envolve a compreensão das dores, motivações e preferências de cada cliente para entender o que pode ser relevante aos que podem vir a comprar com a sua empresa.

Existem marcas que contam com mais de uma buyer persona. Por isso, é essencial realizar pesquisas e ouvir quem já é cliente da sua marca para entender qual a abordagem ideal para impactar cada tipo de perfil.

Qualifique a geração de leads

Para gerar mais vendas, é preciso aumentar o número de pessoas com as quais você pode se comunicar, encaminhando promoções, conteúdo informativo e outros detalhes relevantes. A automação de marketing permite uma série de ações para ajudar sua empresa a aumentar o número de leads de forma eficaz.

No site, é possível inserir formulários nas páginas com maior número de acesso ou ainda pop-ups que sejam acionadas a partir da interação dos usuários. Solicite apenas informações relevantes para manter a comunicação, incluindo dados como nome, email, telefone e outros detalhes sobre quais conteúdos os consumidores desejam receber.

Conhecer cada preferência dos leads vai ajudar você a criar as ações de automação de marketing de forma adequada.

Dê boas-vindas aos consumidores

Depois que um usuário solicita receber promoções ou outros tipos de conteúdo, ele espera uma comunicação que dê início ao relacionamento com sua marca.

Esta ação pode ser automatizada com base nos canais integrados com a plataforma utilizada. Ou seja, se sites ou mídias sociais como o Facebook estão integrados, é possível incluir as pessoas que preenchem formulários nas ações de marketing automaticamente.

Para você ter uma ideia da efetividade deste tipo de comunicação, um email de boas-vindas possui uma taxa de visualização 42% maior do que outros tipos de email, de acordo com dados do Campaign Monitor. Por isso, elabore uma ação especial para recepcionar os consumidores da melhor forma e oferecer algum benefício exclusivo que os incentive a comprar.

Mantenha os consumidores engajados

Um dos desafios que toda marca encontra é garantir que o público permaneça interessado nos conteúdos compartilhados.

Elaborar ações para nutrição de leads pode ajudar você neste processo. A nutrição é a etapa em que você cria conteúdos que ajudam a manter os consumidores envolvidos com sua marca, estimulando-os a acessar seu site ou loja virtual para comprar um produto.

Com envios de email marketing, você cria uma comunicação personalizada com o público, além de acompanhar o engajamento dos destinatários e mensurar a efetividade das ações. Ao saber o nível de interação de cada usuário, você consegue segmentar consumidores de acordo com o quão próximos eles estão de tornarem-se clientes.

Elabore ações com base na navegação no site

Por falar em interação, aqui vai uma dica especial para quem deseja vender mais com automação de marketing. Ao integrar a ferramenta com o seu site, é possível criar ações automatizadas a partir da interação dos leads e clientes nas páginas, sejam elas de produtos específicos ou então com maior foco em conteúdo informativo.

De qualquer forma, o grande diferencial desta automação é que você ganha mais informações sobre os interesses dos consumidores. Isso vai ajudar você a atualizar regularmente os dados de preferências do consumidor e, por fim, permitir que sua marca apresente as ofertas ideais para ele.

Uma das ações mais efetivas com base na interação dos consumidores no site é a automação de carrinho abandonado. Aproximadamente 3/4 dos usuários adicionam produtos no carrinho e saem do site sem finalizar a compra, segundo levantamento da Barilliance. A automação permite identificar quem abandonou produtos e enviar uma mensagem com estes itens, dando uma nova possibilidade de compra.

Identifique os leads mais engajados

Outro ponto importante para saber quais consumidores estão mais dispostos a comprar seus produtos é estabelecer uma pontuação para cada um deles.

O lead scoring é um processo que ajuda você a criar este tipo de segmentação, pois ele consiste na atribuição de pontos para cada interação dos consumidores. Por exemplo, se um usuário visualiza um email, recebe 5 pontos, se acessa uma página de produtos recebe 10 e assim por diante.

A automação de marketing permite que os pontos sejam inseridos sempre que os usuários realizarem certas ações. Basta configurar quais interações devem ser analisadas e quantos pontos serão atribuídos. Você pode definir uma pontuação específica que, ao ser atingida, classifique o lead como oportunidade de venda e direcione-o para uma comunicação diferenciada.

Crie ações de recompra

Contar com uma boa taxa de recompra é uma das formas de garantir que a sua comunicação está gerando resultados não só ao atrair novos clientes, mas também quando o assunto é fidelizar quem já era cliente. 

As ações de recompra dão aos clientes uma nova oportunidade de compra, com base no item adquirido anteriormente ou considerando informações sobre o engajamento deles com sua marca.

Portanto, para criar uma automação de marketing com foco em oferecer novos produtos para quem já é cliente, você precisa saber quais itens foram adquiridos anteriormente. Se tiver essa informação no software de CRM que utiliza, pode integrá-lo com a plataforma de automação para utilizá-la em fluxos de comunicação focados na recompra. Sabendo quais produtos os clientes adquiriram, você consegue criar ações para oferecer itens complementares ou novas versões do que foi comprado anteriormente. 

Pós-venda

Por fim, é hora de entender se os consumidores tiveram uma boa experiência de compra e motivá-los a indicar sua marca para outras pessoas.

Garantir um atendimento de qualidade aos clientes é o primeiro ponto a considerar para qualificar a experiência do usuário. Seja por meio de chatbots nas redes sociais, no site da sua empresa ou em qualquer outro canal, lembre-se de estar à disposição para ouvir os clientes e ajudá-los a resolver problemas que possam surgir.

Pesquisas de satisfação também ajudam a mensurar a qualidade do processo de compra oferecido pela sua empresa. Estas pesquisas também podem ser automatizadas, desde que seja possível verificar o momento em que um consumidor adquire um novo produto na sua loja virtual.

Agora uma última dica: a automação de marketing deve ser humanizada. Isso quer dizer que a automação deve ser usada para tornar sua marca ainda mais próxima de cada interesse dos consumidores, tendo em mente os momentos em que a interação direta entre eles e um profissional da sua marca será necessária.

Sobre a Dinamize:

Com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia, a Dinamize atende aproximadamente 22 mil clientes no Brasil e no exterior, atendendo marcas de diversos segmentos com suas soluções em automação de marketing e email marketing. Para mais informações, acesse nosso site.

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