Se você pensa que o SMS está ultrapassado é hora de mudar seu conceito. O Short Message Service, em português serviço de mensagens curtas, é uma tecnologia bastante utilizada para envio de textos breves a aparelhos celulares, contendo até 160 caracteres.  

Os resultados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box e pela Mobile Time comprovam a ideia de que o SMS ainda é uma ferramenta muito eficaz: sua taxa de leitura é bastante elevada, alcançando aproximadamente 98% de visualizações nos 3 primeiros minutos após recebimento.

Ou seja, o recurso de mensagens curtas permanece como um dos meios mais utilizados para chegar ao cliente final, buscando estreitar relacionamento. As funcionalidades na sua comunicação podem ser várias, de prospecção a cobrança ou vendas, com ações como o envio de cupons de desconto, mensagens festivas, de aniversário, convite para participação em sorteios exclusivos, lançamentos de produtos e ofertas para quitar débitos. 

Quer entender melhor como o SMS pode ser aplicado na rotina estratégica da sua empresa, aproximando o consumidor da sua marca ou serviço? Continue a leitura do artigo! 

O que é o SMS Marketing?

Agora que você já sabe o que é SMS, é hora de entender como ele pode ser aplicado no marketing. Também chamada de SMS Marketing, a ferramenta é utilizada para enviar conteúdos relacionados a campanhas promocionais ou de fim comercial, como pré-cobrança ou ofertas. 

Como a presença de telefones celulares tem sido cada vez mais frequente na rotina do brasileiro, o recebimento de SMS se torna muito mais assertivo. 

Atualmente, de acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), até o final de 2019 o Brasil terá 420 milhões de aparelhos digitais ativos. Até o primeiro trimestre do mesmo ano, a soma de celulares já alcançava 230 milhões de aparelhos ativos. 

Benefícios do SMS Marketing?

Além da praticidade de alcançar o cliente, o uso de SMS tem baixo custo quando comparado a outras tecnologias ou canais de comunicação. Existem também outros benefícios: 

  • Entrega diretamente para o destinatário, sem a interferência de terceiros;
  • É uma comunicação menos invasiva, evitando constrangimentos na abordagem se for um conteúdo de cobrança, por exemplo;
  • Facilita o pagamento de boletos quando enviado via SMS, sendo necessário somente copiar e colar o código de barras. 

A importância de definir a estratégia para uso do SMS

É necessário pensar o uso desse recurso estrategicamente, para desencadear as reações esperadas com o envio da mensagem. Por isso, é importante ter um cronograma com as melhores datas para encaminhar o SMS ao cliente, assim como a melhor maneira de comunicar o que deseja, com um texto claro, objetivo e amigável. 

É preciso visualizar a seguinte questão: o objetivo da mensagem para o cliente é agilizar um processo entre ele e a empresa. Portanto, é necessário pensar como isso deve ocorrer. Se o intuito é comunicar uma oferta especial de pagamento, o conteúdo precisa deixar isso claro. 

Por exemplo: Se é para alertar sobre uma negociação de dívidas, evite usar algo como: “Assunto do seu interesse. Entre em contato. Empresa X. Telefone”.

O mais adequado é: “Olá! Somos da empresa X. Seu pagamento está pendente? Não tem problema! Tem oferta especial esperando por você. Responda essa mensagem e vamos negociar!”

Se há uma sequência de SMS que precisa ser enviada, com novidades e atualizações para o cliente, é necessário analisar como esse fluxo deve acontecer. Qual mensagem deve chegar primeiro ao destinatário, em qual data e horário, em quais dias da semana, etc. 

É preciso criar uma rotina de conteúdos que faça sentido para o cliente. Caso contrário, ele não entenderá o objetivo da mensagem e será apenas tempo e dinheiro perdidos. Além disso, se não for algo inteligente e estratégico, quem recebeu o conteúdo pode solicitar que seja cancelado o recebimento de SMS marketing, processo chamado de opt-out. 

Uso da linguagem adequada

Mesmo o SMS Marketing não sendo um canal de comunicação tão formal quanto uma correspondência por carta, é necessário evitar gírias, termos regionais que façam sentido somente para quem mora na localidade ou vícios de linguagem. 

Também é importante pensar em palavras de fácil entendimento, que não impeçam o cliente de compreendê-la caso fique sem acentos ou cedilhas. Alguns aparelhos celulares não identificam esses caracteres e podem dificultar a leitura. Portanto, é preferível evitar termos que contenham esses elementos. 

Exemplos de SMS Marketing

Para cada situação, uma abordagem deve ser pensada e estruturada. Confira, a seguir, algumas sugestões de como interagir com o cliente: 

Cupom de desconto: 

  • Bom dia, (nome). Comece o dia com um super cupom de desconto! É só hoje: 25% OFF! Quer ainda mais? Frete gratuito! Aproveite! Cupom: 25offday
  • Olá, (nome)! Precisa daquela ajuda para comprar um celular novo em nosso site? Tem cupom de desconto esperando por você: 25%! Isso mesmo! Cupom: hoje25day

Agradecimento por pagamento em dia: 

  • Olá, (nome)! Já verificamos o pagamento do seu boleto. Muito obrigado por quitar sua prestação. Conte sempre com a gente! Um abraço! 
  • (Nome), verificamos que o pagamento do seu boleto do mês de novembro foi realizado com sucesso. Agradecemos a parceria. Tenha uma ótima semana!

Sorteio:

  • (Nome), Quer concorrer a um celular? Clique no link e participe do sorteio da nossa loja. Promoção exclusiva para clientes especiais! Participe! (LINK)
  • Sabe aquele carro dos sonhos? Pode ser seu! Clique no link e concorra ao nosso sorteio. Não vai ficar de fora dessa, não é, (Nome)? Participe! (LINK)

Lançamento exclusivo: 

  • Oi, (nome)! Cliente exclusivo sabe antes das novidades! Em breve nossas lojas terão o notebook X. Quer conferir? Clique no link e saiba mais: (LINK)
  • (Nome), tem novidade chegando! Em 7 dias nossas lojas terão o novo celular X. Quer saber todos os detalhes? Clique no link e confira: (LINK)

Cobrança: 

  • Olá, (nome). Estamos com uma oferta especial para quitar seus débitos. A promoção exclusiva vai até amanhã. Ligue para nós, vamos conversar! (Telefone e horário). 
  • Chegou a hora de zerar as pendências financeiras, (nome). Oferta especial para pagamento: só hoje! Ligue para nós! (Telefone e horário). 

Pesquisa de satisfação:

  • Olá, (nome). Sua opinião é muito importante para nós! Gostaríamos de saber sobre a experiência de compra em nosso site. Participe e concorra a prêmios: (LINK)
  • (Nome), poderia nos contar como foi sua experiência em nossa loja? Compartilhe sua opinião, ela é muito importante! Responda a pesquisa: (LINK). 

Pré-venda: 

  • (Nome), quer garantir seu ingresso antes de todos para ver a banda X? É hoje: vendas para clientes exclusivos a partir das 15h! (LINK)
  • Tem pré-venda para cliente especial, (nome). Clique no link e garanta já seu ingresso para ver a banda X: (LINK)

É necessário contar com a ajuda de uma ferramenta eficaz para saber se o link que está no SMS foi acessado. Porém, tendo um parceiro que ajude nesse monitoramento, tudo fica mais fácil. 

A Assertiva Soluções conta com serviços de SMS. Nele está incluso o Click Track, responsável por encurtar links e também rastreá-lo. Ou seja, é o recurso ideal para saber se as suas abordagens estão sendo efetivas e quais as métricas alcançadas em cada ação de SMS Marketing. 

Boas práticas do envio de SMS Marketing 

Alguns cuidados são essenciais para garantir o melhor retorno do envio do SMS para o cliente. Entre as boas práticas estão: 

  • Evitar disparos durante o período da madrugada ou finais de semana;
  • Preferencialmente enviar mensagens entre 8h da manhã e 21h, de segunda a sexta, e aos sábados das 10h às 14h;
  • Caso não seja um número exclusivo de envio de SMS, identifique na mensagem quem é o remetente;
  • Sempre que possível, personalize a mensagem para deixar claro que a comunicação está destinada a alguém específico. 

Aprenda mais!

Quer entender mais sobre como o SMS Marketing pode impulsionar o seu negócio? Clique aqui e confira agora mesmo nosso conteúdo exclusivo!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar