Você sabia que o discador automático é a ferramenta mais indicada para call centers aumentarem a agilidade no atendimento? Esse tipo de ferramenta viabiliza soluções mais ágeis para os clientes e contribuem para a eficácia de todo o processo.

Nesse contexto, vale destacar uma pesquisa da consultoria Gartner. De acordo com o estudo, até 2020, mais de ¾ das interações dos consumidores com as empresas deverá acontecer sem a intervenção de uma pessoa. Portanto, a automação está em pauta, e sua companhia deve se preparar para seguir as tendências do mercado.

Quer saber mais sobre essa ferramenta e como ela pode gerar ganhos em seu relacionamento com clientes? Continue lendo para conhecer os benefícios que só o discador é capaz de proporcionar.

Aumenta a produtividade

Dependendo da quantidade de pessoas com dívidas em aberto, pode ser que sua empresa precise ganhar o máximo de tempo entre as ligações. Uma solução que aumenta a produtividade nesses casos é o discador em modo power.

É uma solução indicada para grandes call centers, que trabalham com uma base ampla de clientes e que precisam gerar resultados em larga escala. Com esse dispositivo, ligações são feitas ininterruptamente para todos os clientes listados, repassando as chamadas para os operadores automaticamente.

Outra modalidade de discador que ajuda a elevar os índices de produtividade é o automático do tipo preditivo. Trata-se de uma ferramenta que extrai de cada operador a máxima eficiência. Ele realiza chamadas após cruzar dados matemáticos sobre o tempo de atendimento de cada profissional e quanto ele leva para fazer uma ligação completa (efetivamente atendida).

Melhora as taxas de conversão

A automação de tarefas, como também aponta a pesquisa da Gartner, é um processo em expansão. Essa é uma tendência que ganha cada vez mais força, e não é por acaso. A Pesquisa do Instituto GEOC 2018, que reúne as 16 maiores empresas de cobrança do Brasil, também é esclarecedora nesse aspecto.

No documento, ficou comprovado que, para renegociar débitos, as pessoas preferem tratar não com outras pessoas, mas com robôs. Dessa forma, contar com um discador é mais uma alternativa para aumentar a taxa de negociações concluídas com sucesso na sua empresa. Quanto mais automatizado para cobrança seu call center estiver, melhor.

Torna o processo de discagem mais rápido

A automação de tarefas repetitivas é a melhor maneira de ganhar eficiência e agilizar processos. As rotinas das centrais de atendimento por telefone são, em regra, cronometradas para garantir o aproveitamento máximo do tempo disponível.

Seria contraditório confiar apenas à mão humana o trabalho de discagem, até porque todo segundo importa, e a necessidade de um dispositivo de discagem aumenta considerando que um operador pode errar ao digitar um número ou mesmo fazer uma chamada para quem não devia.

A discagem automatizada garante que sua central estará livre da falha humana, reservando à sua equipe apenas a parte mais nobre das operações.

benefícios do discador automático para call center

Gera resultados consistentes

Os contatos tendem a ser muito mais bem sucedidos quando sua equipe de atendimento utiliza a automação da discagem. Um exemplo disso é o chamado discador do tipo preview.

Diferentemente dos outros tipos de discador, as informações sobre o cliente podem ser visualizadas na tela do computador do operador antes de efetuar a chamada. Isso dá ao profissional a chance de decidir se faz ou não o contato, já que permite avaliar com antecedência o histórico apresentado.

Considerando que uma boa estratégia de cobrança ou de vendas por telefone não pode abrir mão de conhecer cada cliente, a tendência é que, com o discador automático, os resultados sejam mais efetivos.

Aumenta a assertividade das ligações

Além do timing preciso, argumentação baseada em informações individuais e proteção contra a falha humana, a assertividade é essencial em call centers. Isso significa que cada operador, antes mesmo de cumprimentar a pessoa do outro lado da linha, saberá exatamente o que dizer e o momento certo para cada resposta.

Esse modo preciso de se posicionar em uma negociação é muito importante, uma vez que não dá margem a dúvidas para o cliente. Ao mesmo tempo, mantém o operador no controle da situação.

Por isso, um discador revela-se ainda mais importante. É a ferramenta que vai dar a cada profissional de cobrança o suporte necessário para vencer objeções e concluir as chamadas com aproveitamento e no menor tempo possível.

Vale ressaltar também que o discador pode evitar a ligação perdida, repassando para o profissional de atendimento apenas as que forem recebidas por um ser humano real. É o que fazem os discadores que utilizam a tecnologia de discagem progressiva.

Reduz o custo em chamadas telefônicas

Ligações telefônicas podem se tornar muito caras, caso não venham a ser atendidas ou resultem em negociações infrutíferas.

Esse é mais um benefício que as ferramentas de automação de discagem podem gerar para a sua empresa. Com os já destacados discadores progressivos, seus operadores só dão prosseguimento às ligações recebidas por pessoas. Assim, você evita manter um profissional aguardando na linha, o que, ao final, representaria mais custos em ligações.

Permite abordagens mistas de atendimento

Enquanto as negociações que tratam de dívidas tendem a ter mais sucesso com o atendimento feito por robôs, em outras modalidades, o panorama é diferente.

Novamente, as pesquisas de mercado ajudam a entender por que o relacionamento com o cliente deve focar soluções automatizadas, sem descuidar da interface humana. Um estudo da empresa de CRM Genesys mostrou que cerca de 70% das pessoas cortam relações com as empresas em função de uma má experiência ao serem atendidas.

Portanto, sua empresa deverá adotar estratégias que façam uso inteligente das ferramentas de automação em discagem. Ao mesmo tempo, não poderá descuidar do relacionamento, certo?

Assim, uma abordagem mista é a resposta mais adequada. Você pode adotar essa estratégia utilizando discadores do tipo agentless. Com eles, uma mensagem automática é tocada imediatamente após a ligação ser completada. Isso garante que seus operadores vão conseguir falar com seus clientes, o que aumenta as chances de respostas positivas e menos tempo perdido.

Use o discador automático criteriosamente e tenha, nessa ferramenta valiosa, o seu maior aliado. Seus profissionais e clientes certamente ficarão mais satisfeitos!

Aumente a produtividade do seu time!

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