Entenda o que é e como funciona a discagem progressiva

Assertiva Day Banner Assertiva Day Banner

Você conhece a discagem progressiva? Esse recurso pode ser muito útil para um call center, proporcionando mais produtividade e eficiência para o dia a dia dos atendentes.

Como você sabe, o atendimento ao cliente é uma atividade essencial para o crescimento empresarial. Seja para vender produtos, seja para prestar suporte pós-venda ou realizar cobranças, o uso do telefone tem se mostrado um importante diferencial.

Nesse contexto, a discagem progressiva é uma maneira de ampliar ainda mais os resultados alcançados pelo setor. Continue a leitura para conhecê-la melhor!

O que é discagem progressiva?

A discagem progressiva é um tipo de discagem automática baseada na identificação de um atendente disponível para, em seguida, iniciar a tentativa de contato. Assim que o interlocutor atende, a chamada é encaminhada automaticamente ao colaborador.

Nesse método, a chamada só é realizada quando o sistema identifica um funcionário ocioso. Isso assegura que o atendente vai estar pronto para conversar com o cliente assim que ele atender ao telefone.

Na prática, isso elimina o constrangimento e a espera do cliente na linha. Afinal, muitas pessoas desligam o telefone ao perceberem que não há alguém aguardando a sua resposta.

Quais as vantagens desse modelo de discagem automática?

Sabia que o uso de tecnologia e automatização no atendimento pode aumentar em até 43% as vendas da sua equipe? De fato, os avanços tecnológicos estão revolucionando o cotidiano das empresas, sendo fundamentais nessa nova fase de mercado.

Automatizar o processo de discagem, por si só, já é uma decisão estratégica, visto que transferir tarefas meramente burocráticas para um sistema proporciona mais rapidez e eficiência ao trabalho desempenhado.

Dentro de um call center, o tempo é um dos recursos de maior valor. Isso significa que perder tempo discando números, aguardando que o cliente atenda ao telefone ou refazendo uma chamada não é produtivo. Por outro lado, a discagem progressiva apresenta diversas vantagens. Confira:

Análise de qualidade dos contatos

Os melhores discadores do mercado contam com recursos que facilitam ainda mais o contato entre a empresa e a pessoa certa. Em resumo, apenas as ligações reais são transferidas ao atendente.

É feita uma seleção e qualificação dos contatos, de maneira que os números que caem na caixa postal ou estão ocupados, por exemplo, não são encaminhados ao colaborador, o que garante um melhor aproveitamento das chamadas.

Diminuição do tempo das ligações

Ficar horas e horas ao telefone com um cliente não é produtivo. Além de elevar os gastos com telefonia, isso atrasa o trabalho e reduz a produtividade do setor.

Entretanto, é possível observar que o uso de recursos como a discagem progressiva reduz o tempo das ligações. Isso acontece devido ao fato de que o atendente está 100% focado em seu trabalho. Por isso, ele consegue conversar e repassar as informações ao cliente com mais eficiência.

Menor desgaste do atendente

Ao transferir a tarefa de discar o número para um sistema automatizado, você está investindo no bem-estar da sua equipe de call center. Os seus colaboradores não precisam se preocupar com tarefas burocráticas e podem se dedicar ao que realmente importa.

Esse benefício reduz o estresse e o desgaste físico e emocional a que esses profissionais são expostos diariamente, o que gera reflexos positivos em sua produtividade e satisfação, reduzindo o turnover nesses ambientes.

Organização de campanhas

Empresas que atuam com um número exclusivo de contatos ou que designam alguns clientes para cada atendente conseguem organizar melhor as suas campanhas por meio da discagem progressiva.

Por ser prático e eficiente, o atendente não perde ligações e mantém um contato saudável com a sua carteira. Em resumo, o recurso traz mais assertividade às chamadas, pois se ajusta às campanhas sem a interferência humana.

Melhoria da interação entre o call center e os consumidores

O call center nem sempre é visto com bons olhos pelo consumidor. Afinal, não é nada agradável atender ao telefone e perceber que não existem ninguém do outro lado da linha. No entanto, é interessante destacar que a discagem progressiva melhora a interação do call center com os consumidores da empresa.

Em resumo, independentemente do motivo da ligação, os resultados são mais satisfatórios quando o atendente está 100% disponível e pronto para falar com o cliente assim que ele atende ao telefone.

Redução de custos com telefonia

Ao investir na implementação de um sistema de discagem progressiva, a sua empresa reduz significativamente os gastos com telefonia. Com o apoio da tecnologia, o índice de contatos efetivados aumenta e o de ociosidade é reduzido. Assim, é possível conquistar um call center mais produtivo e econômico.

CTA para baixar e-book: Como estabelecer prioridades de cobrança

Quando utilizar a discagem progressiva na empresa?

Gostou da ideia e está pensando em investir nessa ferramenta? Conforme visto, os negócios que apostam nesse recurso desfrutam de grandes benefícios, mas é bom destacar que ele é melhor aproveitado em alguns casos.

Em outras palavras, o uso da discagem progressiva não é indicado para todos os portes e tipos de empresas. Isso depende da quantidade de atendentes disponíveis e do tamanho da sua carteira de clientes.

O ideal é que ele seja destinado para mailing menores, ou seja, empresas que contam com um banco de dados com menos de mil números. Nesses casos, é comum que os contatos sejam considerados exclusivos ou que cada atendente fique responsável por seus clientes.

Além disso, se você tem uma equipe de call center pequena, poderá aproveitar bem essa ferramenta, já que o número de chamadas perdidas será bem menor. Assim, mesmo com um time reduzido, é possível conquistar resultados expressivos.

A discagem progressiva é mais um recurso à disposição das empresas contemporâneas. A tecnologia tem dado uma contribuição importante para o call center e ignorar essas ferramentas é colocar seu negócio em desvantagem e deixar de desfrutar de benefícios importantes, como o aumento da produtividade e redução do estresse dos atendentes.

Por isso, caso o seu negócio se encaixe no perfil apresentado, é interessante pesquisar e estudar a possibilidade de implementar a discagem progressiva ao seu cotidiano. Pode ter certeza de que o investimento trará um ótimo retorno.

Conheça os tipos de discadores para call center!

Gostou deste post e quer aprender ainda mais? Clique aqui e conheça os principais tipos de discadores para call center e cobrança!

Deixe uma resposta