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Boleto Não Registrado

Boleto não registrado: entenda o que é e como funciona

Juliana Piccoli por Juliana Piccoli
05/12/2024
in Cobrança

A cobrança bancária é uma das formas mais comuns e eficazes de empresas realizarem pagamentos e receberem valores. No entanto, existem muitas dúvidas sobre as diferenças entre boletos registrados e não registrados, seus riscos, benefícios e o impacto que isso pode ter na gestão financeira da empresa. 

Por isso, neste artigo esclarecemos o que é um boleto não registrado, como ele funciona e por que sua empresa deve adotar práticas mais modernas e seguras. Acompanhe todas as dicas e boa leitura!

  • O que é boleto não registrado?
  • Quais as diferenças entre boleto registrado e não registrado?
    • Boleto não registrado
  • Quais são os riscos de usar boleto não registrado?
    • Por que os bancos deixaram de aceitar boletos não registrados?
  • Quais os benefícios do boleto registrado?
  • Como a tecnologia pode ajudar a minha empresa a emitir e controlar o recebimento de boletos? 

O que é boleto não registrado?

O boleto não registrado é uma modalidade de cobrança bancária que, até 2018, permitia às empresas emitir boletos sem a necessidade de registrar as informações da cobrança no banco. Através deste formato, o banco apenas tinha a função de processar o pagamento quando o cliente efetuava a quitação, sem o controle prévio dos dados do boleto, como valor, data de vencimento, devedor e credor.

Além disso, com o boleto não registrado, o procedimento de protesto não era possível, tendo em vista a ausência de comprovação de que aquela cobrança pertencia realmente a um devedor determinado. 

Contudo, embora tenha sido comumente usado, esta maneira de emissão de boletos apresentava diversos problemas relacionados à segurança e à eficiência na gestão de cobranças, o que levou os bancos a interromper essa modalidade.

Quais as diferenças entre boleto registrado e não registrado?

Os dois tipos de emissão de boletos possuem características distintas e para entender as diferenças, é necessário estar atento a estes detalhes:

Boleto não registrado

  • Ausência de registro de cobranças prévio no banco: não há cadastro das informações de cobrança no sistema bancário;
  • Custo baixo para emissão: não existiam taxas para registro, o que inclinava muitas empresas a optarem por este tipo de emissão, mesmo apresentando riscos financeiros; 
  • Dificuldade no controle de pagamentos: por esta modalidade, era desafiador rastrear ou acompanhar pagamentos e inadimplências.

Boleto registrado

  • Registro obrigatório no banco: todos os dados do boleto (como valor, vencimento e pagador) são inseridos no sistema bancário antes da emissão da remessa de boletos;
  • Segurança para a operação: reduz o risco de fraudes e duplicidade de cobranças;
  • Controle eficiente: possibilidade de monitorar os pagamentos e receber notificações de quitação ou inadimplência.
  • Modalidade obrigatória desde 2018.

A emissão de boletos não registrados parecia ser a solução mais econômica, mas sem dúvida o boleto registrado se destaca como a opção mais completa, segura e alinhada à evolução do mercado financeiro.

Quais são os riscos de usar boleto não registrado?

Até mesmo antes de sua extinção, o boleto não registrado já era um modelo altamente desafiador e que apresentava muitos riscos para empresas e clientes. Os seus maiores problemas incluíam:

  • Propensão à fraude: sem registro de cobrança prévio, era mais fácil para golpistas criarem boletos falsos e prejudicarem tanto o emissor quanto o pagador;
  • Problemas para cobrança dos inadimplentes: erros na emissão de boletos não registrados dificultavam o rastreamento e a gestão de inadimplentes;
  • Impossibilidade de negociação dos valores: sem as informações armazenadas no banco, não era possível renegociar valores ou prazos diretamente na instituição financeira.
  • Impacto na imagem e segurança da organização: empresas que utilizaram boletos não registrados transmitiam uma imagem de pouca segurança e organização.

Por que os bancos deixaram de aceitar boletos não registrados?

A razão principal pela qual os bancos extinguiram o boleto não registrado foi a busca por mais segurança, padronização e controle. As novas exigências desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central foram um divisor de águas na modernização e controle do sistema de cobrança bancária no Brasil. 

Quais os benefícios do boleto registrado?

A modificação do sistema de emissão de boletos para modalidade registrada trouxe uma série de vantagens para o mercado. Os benefícios incluíram:

  • Combate às fraudes no sistema bancário;
  • Garantia de mais transparência entre os credores e devedores;
  • Otimização da reconciliação financeira e o rastreamento de cobranças;
  • Padronização de processos com regras claras que garantem confiabilidade;
  • Redução dos custos operacionais associados a problemas de pagamento.

Com isso, o boleto registrado passou a ser obrigatório, beneficiando empresas e consumidores com um sistema financeiro mais eficiente e seguro.

>> Está com dificuldades na emissão de boletos na sua operação? Confira nosso artigo sobre Como gerar um boleto de cobrança de forma rápida e eficiente e resolva hoje este problema! 

Como a tecnologia pode ajudar a minha empresa a emitir e controlar o recebimento de boletos? 

A tecnologia é uma das principais aliadas para que as empresas se adaptem às exigências do mercado e mantenham uma gestão eficiente de cobranças. O Assertiva Recupere é um dos melhores exemplos disso, pois através com essa solução é possível:

    • Emissão boletos: cadastre os dados da cobrança e gere boletos rapidamente, sem necessidade de muitas ações humanas ou burocracias que desaceleram a produtividade da sua equipe. 
    • Controle financeiro: acompanhe os pagamentos e inadimplências em tempo real e saiba por onde começar o seu processo de recuperação de crédito com inteligência de dados que trará mais eficiência ao recebimento de valores considerados perdidos;
    • Redução de erros: minimize problemas causados ​​por boletos emitidos manualmente;
    • Comunicação integrada: automatize a comunicação com os devedores, enviando notificações da cobrança em massa.

Adotar uma solução como o Assertiva Recupere significa transformar a maneira como sua empresa lida com cobranças, trazendo mais segurança, agilidade e eficiência.

Ter ao lado tecnologias que facilitem o processo de emissão de boletos, de controle e identificação dos números da sua empresa é essencial para garantir não apenas a saúde financeira e a certeza de que os objetivos de crescimento serão alcançados, mas também que ela estará preparada para emitir boletos registrados com praticidade, respeitando a legislação atualmente vigente, além de controlar suas cobranças de forma eficaz. 

Acesse o site do Assertiva Recupere e descubra como simplificar sua gestão de cobranças.

Juliana Piccoli

Juliana Piccoli

Juliana Piccoli é uma advogada especialista em proteção e privacidade de dados pessoais, com formação pela PUC Campinas. Ela também é pós-graduada em direito digital, LGPD e compliance pela Escola Superior da Advocacia Nacional. Juliana é membro nomeada da comissão de proteção de dados pessoais e compliance da subseção OAB-Campinas. Atua como Analista Jurídico na Assertiva desde 2019.

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