Trabalhar com cobrança não é uma tarefa fácil. Você precisa ter uma estratégia muito bem definida de como abordar, por qual canal e qual é a periodicidade que esse contato será feito.

Uma forma bastante utilizada e que vem trazendo grandes resultados para as assessorias de cobrança é a cobrança por e-mail. Por se tratar de uma comunicação que não permite interação com o usuário em tempo real, acertar na mensagem é a chave para o sucesso. Para te ajudar a entender melhor como realizar esse tipo de cobrança, separamos a seguir algumas dicas essenciais e modelos para e-mail de cobrança. Confira!

Como cobrar o seu cliente por e-mail?

Gerencie o relacionamento

Tenha certeza de que o seu profissional conhece a empresa o suficiente para saber fazer esta abordagem da forma mais correta.

Tome decisões

Conheça o seu cliente, saiba do perfil dele e sempre procure entender o motivo pelo qual ele está inadimplente. Essa informação é valiosa para que você trace uma estratégia de comunicação via e-mail para cobranças.

Tenha respaldo jurídico

Enquanto o ato da cobrança parece ser apenas mais um trabalho normal, saiba que existe uma regulamentação bem série que envolve as abordagens que serão feitas. Você pode entender melhor sobre este assunto nesse artigo aqui.

Modelo de e-mail para cobrança

Agora que você já viu um pouco sobre como o universo da cobrança funciona e viu algumas dicas que vão fazer o seu trabalho ficar cada vez mais ágil, chegou a hora de você entender um pouco mais sobre os modelos de e-mail para cobrança. Quando uma estratégia de cobrança é traçada e nela inclui um etapa em que será enviado uma série de e-mails para um determinado perfil de devedores, você deve ter em mente que este método foi escolhido por um motivo específico.

Quando uma empresa adota este método é porque ela precisa reduzir custo e aumentar produtividade, então disparos de e-mail e SMS em massa acabam sendo a solução que mais se encaixa neste momento. Abaixo você consegue visualizar alguns modelos de e-mail para cobrança e entender um pouco mais sobre como é feita essa comunicação.

Modelo de e-mail para cobrança #1

São Paulo, 20 de fevereiro de 2010

Prezado,

Em nosso sistema consta que, em sua conta, há prestação vencida há mais de 10 dias, motivo pelo qual pedimos sua imediata regularização.

Tendo em vista que a emissão deste aviso é automática, caso o pagamento já tenha sido efetuado, desconsidere a mensagem.

Atenciosamente,

Seu nome,
Seu cargo.

Modelo de e-mail para cobrança #2

Prezado(a) ,

Não identificamos em nosso sistema o pagamento dos seguintes valores – até então em aberto:

Inserir aqui os títulos em aberto

Como não recebemos nenhuma comunicação sobre os motivos do atraso, solicitamos que entre em contato o quanto antes para regularização dessa pendência.

Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso.

Atenciosamente,

Nome da Empresa
Departamento de Cobrança
xxxxxxxx@xxxx.com.br
(xx) xxxx-xxxx

Modelo de e-mail para cobrança #3

Prezado Sr.(a),

Analisando em nosso sistema, constatamos que o título (inserir o número do título), no valor de R# (inserir o valor), continua em aberto e vencido à mais de 60 (sessenta) dias. Pedimos que entre em contato conosco o mais rápido possível para que possamos resolver esta situação e evite à inclusão do seu nome em serviços de proteção ao crédito.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Caso o pagamento já tenha sido efetuado, por favor desconsidere este aviso.

Atenciosamente,

Nome da Empresa
Departamento de Cobrança
xxxxxxxx@xxxx.com.br
(xx) xxxx-xxxx

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