Como a cobrança por SMS pode ajudar o crescimento da sua empresa?

Pensando nas empresas que têm muitos clientes na carteira de inadimplentes, decidimos dar aquela ajuda que vai ter grande importância no dia a dia. Antes de tudo, queremos dizer que cobrar um cliente com alguma dívida ativa não é sinônimo de brigar e nem desrespeitá-lo. Já falamos aqui sobre estratégias para um gerenciamento de cobrança que envolvia envio de cartas de cobrança e contatos telefônicos, porém vamos te mostrar um novo panorama de como resgatar uma dívida ativa.

Fazer com que a sua empresa reduza a taxa de inadimplência pode ser considerada uma arte que envolve muita inteligência, encantamento e escolha da forma de abordagem. Apresentaremos a seguir uma das soluções mais efetivas para relacionamento com devedores: o SMS.

Já ouviu falar sobre SMS para cobrança?

O envio de SMS em massa tornou a vida de muitas empresas mais fácil, além de trazer lucro e rentabilidade. Seja na prospecção de novos clientes, campanhas de marketing ou divulgação de novos produtos, este serviço está sendo utilizado para campanhas de cobrança e os indicativos nos mostram resultados positivos. Pensando nos índices e como este serviço tem sido eficaz, nós consideramos o disparo de SMS um método excelente para reduzir os gastos operacionais, além de otimizar o tempo das equipes financeiras.

Quando falamos de reduzir gastos operacionais, estamos falando sobre como essa estratégia pode ser mais eficiente, financeiramente falando, em comparação com o envio de cartas de cobrança. Ao adotar a estratégia de envio das cartas, você assume gastos como impressão e envio, além de contar com os riscos do documento não chegar a tempo da casa do consumidor com a dívida ativa.

Menor custo e maior entrega

O disparo de SMS em massa é um dos serviços que tem a maior taxa de entrega, ou seja, mais de 90% da sua lista de clientes inadimplentes irão receber o conteúdo pelo celular. Aliás também oferecemos dois modelos que podem ser adotados em momentos diferentes da implantação da sua estratégia. Um deles é o modelo tradicional, em que o cliente recebe na sua caixa de entrada do celular onde você pode colocar um link e a pessoa já ser redirecionada para um portal onde ele entra em contato com a empresa para realizar a negociação.

Outro método bastante utilizado é o flash, que funciona como se fosse um pop-up na tela do seu celular e impacta o consumidor de forma mais expositiva, pois ele bloqueia a tela e mostra a mensagem. Este tipo de disparo não permite que o consumidor acesse novamente o conteúdo após cancelar, porém ele é mais incisivo e permite que o cliente já se sinta pronto para fazer a negociação.

Como abordar devedores através do SMS?

Caso você ainda tenha algumas dúvidas sobre como abordar o cliente inadimplente, em um artigo publicado aqui há algum tempo atrás falamos sobre o tom de voz que devemos usar na hora de enviar a mensagem da cobrança. Caso queira conferir clique aqui e seja redirecionado para o artigo.

Quando falamos de clientes inadimplentes, falamos de pagamentos atrasados e de como isso prejudica a segurança financeira de uma empresa. O ato da cobrança por SMS, quando adotado, é algo que gera tanto o bem estar para o cliente quanto para o andamento da empresa, portanto o contato deve ser feito com cautela e de forma amigável.

Lembre-se: você tem apenas 160 caracteres para fazer a cobrança da dívida ativa. Fique atento ao horário e datas, evitando o contato muito cedo ou muito tarde, como em um momento de descanso do cliente. Domingos e feriados estão fora de cogitação. A boa abordagem é crucial para uma boa reputação da empresa, então seja simples, direto e assertivo.

Modelos de mensagens para cobrança

Entendemos que produzir um conteúdo para essa finalidade ocasione um bloqueio criativo. Por isso, abaixo você pode encontrar alguns modelos de SMS que você pode usar para abordar os seus clientes com dívida ativa. Veja:

Cliente XXXXXXXXXX, efetue agora o pagamento de XXXX vencido desde XXXXX. Acesse XXXXX

XXXXXXXXXX, não foi possível autorizar seu pagamento. Acesse XXXXXXX e regularize sua assinatura XXXXXXXXX.

XXXXX, aproveite a proposta p/ pgto do seu débito com o XX, venc XX/XX, cod: 0011223344. Ligue 0800-XXX-XXXX.

XXXX, IMPERDÍVEL! Negocie o seu débito referente ao XXXXX com o XX. Ligue 0800-XXX-XXXX.

Quer saber mais sobre o uso do SMS para cobrança?

Agora que você já sabe como utilizar o SMS para potencializar os resultados da sua cobrança, chegou a hora de conhecer os serviços de disparo da Assertiva. Veja aqui todas as opções disponíveis e consulte as melhores condições para a sua demanda 😉

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