Em tempos de busca por agilidade cada vez maior por parte de equipes e setores, sistemas de cobrança automatizada aparecem como uma solução que pode revolucionar a maneira com que o financeiro das organizações trabalham.
Aliás, podemos já confirmar aqui que qualquer empresa, independente de seu tamanho ou segmento de atuação, pode se beneficiar da utilização de uma ferramenta que automatiza cobranças.
Continue conosco para entender o que é cobrança automatizada, como funciona este processo/sistema e quais são os seus benefícios! Vamos lá?
O que é a cobrança automatizada de clientes?
Engana-se quem acha que a operação de uma empresa comercial se resume a ter um produto ou serviço, cobrar e receber. Muitas coisas acontecem no meio desse caminho!
E uma dessas coisas é a inadimplência, que é quando um cliente não paga pelo produto ou atrasa seu pagamento. Quando isso acontece, entra em cena uma outra fase do processo: a cobrança.
Realizar cobrança geralmente implica em mobilizar força de trabalho humana em uma cadeia de processos: identificação do inadimplente, contato, negociação, etc. É aqui que entra a cobrança automatizada.
Automatizar a cobrança significa delegar todas essas atividades a um sistema inteligente que realiza todos esses passos sozinho — e ainda retorna uma quantidade grande e valiosa de informação.
O que é uma régua de cobrança?
Quando falamos em procedimentos de cobrança realizados por uma empresa, fatalmente somos remetidos ao conceito de régua de cobrança.
Uma régua de cobrança é uma ferramenta estratégica que determina quando e como uma cobrança é realizada. Geralmente, para essa decisão são levados em consideração dados de métodos de pagamento e formas de cobrança utilizadas, além do perfil do cliente.
Em outras palavras, uma régua de cobrança é o fluxo de mensagens que um cliente inadimplente recebe, cada uma delas devendo ser ativada por um critério específico, como período de inadimplência, canal de comunicação, etc.
Mas o que tudo isso tem a ver com cobrança automatizada? Tudo! Afinal, todos os procedimentos descritos em uma régua são também colocados em prática em um sistema de cobrança automatizado — só que, neste caso, tudo é feito pela própria plataforma.
Quais são os benefícios da cobrança automatizada de clientes?
Já sabemos um pouco sobre sistemas de cobrança e sobre o conceito de régua; agora, que tal partimos para a “vida real” e conferirmos alguns dos principais benefícios da utilização de um sistema de cobrança automatizado?
Obtenção de dados sobre os clientes inadimplentes
Toda informação sobre seus clientes é importante, valiosa e estratégica — até mesmo daqueles que não pagam em dia!
Um sistema de cobrança automatizada permite saber quem são os inadimplentes recorrentes, os de “primeira viagem”, e muitos outros tipos de dados.
Maior eficiência do setor financeiro de uma empresa
Um sistema de cobranças tem uma capacidade computacional bastante avantajada e pode realizar procedimentos de cobrança com milhares de clientes por minuto.
Isso desafoga um provavelmente já comprometido setor financeiro, deixando-os livres para atividades menos mecânicas e mais estratégicas.
Economia de recursos com pessoal
Você não precisará se preocupar em contratar novos colaboradores (e nem realocar de outros setores) para o setor financeiro, e isso é uma ótima notícia, não é mesmo?
Isso porque o sistema de cobranças automatizado já vai estar fazendo o trabalho que uma ou mais pessoas fariam, em muito menos tempo, sem comprometer o trabalho do setor.
Melhora no relacionamento com o cliente
Identificar inadimplentes não serve apenas para realizar cobranças, mas também para conhecer melhor o seu cliente, suas necessidades, particularidades e limitações.
Ter em mãos esses dados, e munido desse tipo de estratégia, fatalmente direcionará sua empresa para uma melhora significativa no entendimento e na relação com seu cliente.
Aumento na competitividade da empresa
O mercado gosta de sinais positivos e responde bem quando uma empresa se mostra adaptada às novas realidades e adere a tecnologias inovadoras.
Quando sua empresa adota um sistema de cobrança automatizado, é exatamente isso que está querendo dizer ao mercado, o que leva a um patamar confortável de competitividade perante outros players.
Redução de erro humano nas operações
Todo mundo erra — mas, quando o problema é no financeiro, o prejuízo pode ser muito grande, principalmente quando tratamos de informações de terceiros.
Por isso, um sistema de automatização de cobranças como parte de um sistema financeiro maior pode ajudar muito nessa questão, por também automatizar outros processos, como emissão de notas e cálculos sobre impostos.
Como é o funcionamento de um sistema de cobrança automatizado?
Um sistema de cobrança automatizado funciona a partir das mesmas premissas de qualquer outro sistema informatizado e conectado que trabalhe por meio de rotinas e gatilhos pré-programados.
Partindo de um banco de dados dos clientes e de todas as suas informações financeiras e de transações com a empresa (compra de produtos ou serviços, por exemplo), o sistema faz uma varredura completa e detalhada de todas as informações.
O sistema então seleciona quais são os pagamentos que estão vencidos, localiza quem são os clientes responsáveis e parte para a cobrança.
Tendo como base as premissas definidas na régua de cobrança, o sistema começa a enviar comunicações, como SMS, e-mail e mensagens de Whatsapp para os clientes inadimplentes.
Esses contatos podem ser configurados de diversas maneiras — como, por exemplo, para que seja enviado um novo boleto; ou que já seja feita uma proposta de renegociação.
Tudo isso acontece em questão de microssegundos, sendo o sistema capaz de realizar milhares de cobranças e geração de boletos em pouquíssimo tempo.
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