Cobrança via SMS: como cobrar o seu cliente usando SMS?

Cobrança via SMS - Como cobrar o seu cliente usando SMS?
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SMS é a abreviação da expressão em inglês Short Message Service, que significa Serviço de Mensagens Curtas.

De forma simplificada, é uma mensagem de texto que pode ser enviada ou recebida por um aparelho celular, de forma rápida e muito eficiente.

Cobrança via SMS

Realizar a cobrança via SMS é, sem dúvida um dos grandes trunfos para departamentos e assessorias de cobrança.

A cobrança via telefone é custosa devido a necessidade de contato humano continuo e de infraestrutura, mas no caso do envio de SMS, essa ação pode ser executada em massa.

Quer ficar bem informado sobre SMS? Clique aqui e confira material completo.

SMS para cobrança funciona?

A cobrança via SMS é muito utilizada principalmente por dois fatores: redução de custos e velocidade de abordagem. Mas, é importante ter em mente quais são os seus objetivos e mais do que isso,  como o sucesso será medido.

A cobrança via SMS funciona quando bem executada e mensurada.

O SMS é apenas um dos passos no processo de cobrança, que envolve a carteira de devedores, os operadores e diversas estratégias previamente construídas pela equipe de planejamento estratégico ou pelo responsável pela cobrança.

Exemplos do que deve ser medido:

Medir essas variáveis vai ajudar a determinar qual é o impacto e o sucesso do uso do SMS como estratégia de abordagem.

Além disso é preciso tomar alguns cuidados como:

Mensagem de cobrança

Existem diversos modelos de mensagem de cobrança que você pode usar, mas o texto de cobrança usando em cada mensagem depende do tipo de resposta que a sua empresa precisa receber.

Mas, atenção! Não adianta enviar um SMS para cobrar um determinado inadimplente e não deixar claro na mensagem qual é o próximo passo para que a negociação seja realizada.

A pessoa do outro lado precisa, no momento exato em que ler a mensagem, entender qual é o próximo passo. Veja alguns exemplos de mensagens de cobrança.

EmpresaX informa: Sr. Carlos, favor entrar em contato no telefone 0800 XXX XXX. Assunto do seu interesse.

Sr. Roberto, consta em aberto, desde o dia 10/07, débito no valor de R$ 1.350 referente ao financiamento veicular. Para negociar, ligue 0800 XXXX XXXX. EmpresaX.

Carlos, temos uma ótima proposta para você referente ao seu débito imobiliário. Resposta SIM para entramos em contato. EmpresaY.

Quer saber mais sobre o planejamento estratégico de cobrança?

O SMS é apenas uma das estratégias possíveis para realizar uma cobrança de sucesso.

Para entender melhor cada etapa do planejamento e como SMS pode ser encaixado, leia aqui o resumo de nosso Workshop de Planejamento Estratégico de Cobrança.

Além disso, assista ao vídeo abaixo e saiba mais como fazer cobrança usando SMS.

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