Saber como localizar devedores é um desafio que as assessorias de cobrança e os departamentos de cobrança das empresas dos demais segmentos enfrentam todos os dias.

Hoje a localização de pessoas e empresas inadimplentes exige, em geral, diversas estratégias para localizar a pessoa e se comunicar com ela. Os problemas começam já na hora de encontrar a melhor forma de contato.

Muitas das dívidas que as empresas buscam cobrar são antigas e, por isso mesmo, os dados de contato que elas têm dessas pessoas, como telefone, e-mail ou mesmo endereços, já estão desatualizados.

Localização de devedores

Hoje temos basicamente duas formas de localização de dados de pessoas devedoras. A primeira forma é a higienização ou o enriquecimento em massa dos dados cadastrais dos devedores.

Com o uso dessa estratégia, é possível encontrar de uma única vez os dados de contato de centenas, milhares e milhões de pessoas. Para a higienização ou enriquecimento de dados utiliza-se uma ferramenta especializada, como o Assertiva Base Certa.

Localizar devedor pelo CPF e outras chaves

A outra forma é a localização um a um – através de chaves de busca como CPF, CNPJ, Telefone ou Endereço – em uma ferramenta especializada, como o Assertiva Localize.

Uma vez que tenha-se em mãos os dados do devedor, como telefones fixo, celulares, e-mails e endereços, o próximo passo é se comunicar com a pessoa inadimplente.

A comunicação também exige estratégia e certa experiência. É preciso saber se para a carteira em mãos é melhor sair ligando ou primeiro enviar um SMS. Quando o perfil do devedor aponta menor probabilidade de negociação, o ideal pode ser enviar um SMS ou e-mail para tentar negociações voluntárias e investir tempo ligando diretamente para os que apresentam melhor probabilidade de pagar.

Seja qual for o perfil de dívida, a Assertiva tem sempre uma solução para oferecer. Quer saber mais sobre localização de pessoas, localização de devedores, empresas e comunicação via SMS para Cobrança, Venda ou Relacionamento.

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Conheça os Tipos de Devedores

O número de inadimplentes no Brasil já representa mais de um quarto da população. O total de brasileiros com dívidas chegou a 63,4 milhões de endividados, em julho de 2018.

A instabilidade econômica no país fez com que muitos brasileiros perdessem o emprego nos últimos meses, e isto acabou provocando este aumento de inadimplentes.

Diante deste cenário, as empresas de cobrança precisam entender quais os perfis de devedores para criarem estratégias adequadas para cada um deles.

Para ajudar você a desenhar os principais casos em sua empresa, separamos alguns tipos de devedores que toda empresa de cobrança precisa conhecer. Confira!

  • Devedor ocasional

Esse é um consumidor que se preocupa muito em manter as contas em dia, mas por algum motivo acabou atrasando o pagamento. A perda do emprego ainda é um dos principais motivos para esta baixa. Para esses devedores, o departamento de cobrança precisa ser bem cuidadoso, pois eles não se consideram inadimplentes e ficam irritados quando são cobrados.

  • O mau pagador

Esse, talvez, seja o devedor mais complicado de negociar. O mau pagador tem plena consciência da dívida, mas mesmo assim desconversa sobre o assunto quando é cobrado. Neste caso, a negociação precisa ir até as últimas consequências legais.

  • Devedor negligente

É um tipo de devedor que não tem a vida financeira organizada, e por isso poderá deixar de pagar as contas muito facilmente. Os operadores das assessorias de cobrança precisam alertar constantemente sobre prazos de pagamentos.

Como se comunicar com Devedores

Não existe uma fórmula mágica de atendimento para inadimplentes, mas é necessário seguir boas práticas;

Prepare-se: a preparação antes do contato com o cliente é fundamental, pois ter em mãos as informações básicas vai ajudar o funcionário da assessoria encontrar justificativas para possíveis indagações do devedor. Mas quais são essas informações? Valores, data de vencimento, termos da venda, produtos ou serviços adquiridos.

Respeite o devedor: ter uma relação amigável e de muito respeito desde o primeiro contato com o consumidor endividado é uma obrigação por parte dos funcionários de cobrança. É um dever manter esta boa relação até para os clientes mais complicados.

Mostre as alternativas de pagamento: Parcelamento do valor devido em muitos casos resolve a dívida. Por isso, conceder alternativas para quitação da dívida tem que estar em pauta nas assessorias de cobrança.

Conheça a Assertiva

A Assertiva é uma empresa que desenvolve e integra tecnologias para fomentar e impulsionar negócios através do uso inteligente de dados e também informações.

Para o setor de cobrança, a Assertiva possui uma ferramenta poderosa para localizar pessoas de todos os segmentos: conheça o Localize!

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