Como melhorar o sucesso das suas campanhas de SMS

Como melhorar o sucesso das suas campanhas de SMS
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As campanhas de SMS são recursos que permitem o disparo de informações relevantes para o cliente. O canal possibilita a remessa de avisos, promoções, efetua cobranças e dezenas de outras ações em prospecção, relacionamento e vendas. Versatilidade e alta taxa de conversão são dois pontos fortes da ferramenta.

Apesar de ter um custo baixo e boa aceitação perante o público, o envio do SMS marketing ou comercial exige alguns cuidados e estratégias. Ao utilizar bases próprias de clientes e prospects cada campanha deve ser bem planejada, sob medida para obter o máximo de sucesso.

Acompanhe a seguir algumas dicas de como conquistar melhores resultados com o SMS. Comece desde já a enviar mensagens de forte impacto e retorno para o seu público.

Fique atento ao horário dos envios

O envio de campanhas massivas de SMS requer atenção aos horários, de forma que não se tornem invasivas e inconvenientes. O padrão mais adotado pelo mercado é o SMS em horário comercial, mas nada impede o envio de uma mensagem especial até, no máximo, às 19h.

Exceções desse tipo precisam ser muito bem planejadas, adequadas ao tipo de campanha, público alvo ou ao estágio do remetente dentro da jornada de compra. Em outras palavras, receber um SMS noturno com um desconto para o produto desejado é bem diferente de ser notificado sobre uma fatura em atraso no mesmo período.

Lembre-se que a cada disparo é a imagem da marca que está em jogo. O consumidor moderno prioriza as empresas que lhe oferecem uma boa experiência — seja para comprar, efetuar pagamentos ou manter relacionamento —, independentemente do canal de comunicação utilizado.

Conheça o público das suas campanhas de SMS

Quem envia a mensagem certa para a pessoa certa tem boas chances de melhorar seus resultados. Isso vale para qualquer canal de comunicação, inclusive o SMS. Disparos para pessoas aleatórias tornam as campanhas mais caras, com baixas taxas de cliques e retorno.

Se você já conhece muito bem seu tipo de público, hábitos e preferências, fica mais fácil saber o melhor horário para enviar o SMS, qual tipo de abordagem fazer e o retorno estimado em relação a cliques, conversões, vendas etc. 

Desta forma você mantém o cliente ou lead engajado e evita que suas mensagens sejam ignoradas. Dê ao público os conteúdos e os alertas que se alinhem às suas necessidades e interesses.


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O que você vai encontrar neste material:

📲 - Mensagens de venda e prospecção;
📨 - Mensagens de cobrança;
🤝 - Mensagens de relacionamento pós-venda;
📚 - Mensagem de segmentos específicos.

Utilize diferentes segmentações

Além de estudar as questões comportamentais, divida sua base de acordo com a região demográfica, faixa etária, poder aquisitivo, histórico de relacionamento na empresa e quantas características forem pertinentes para o seu objetivo de campanha.

Fazendo essa segmentação é bem capaz que você note diferentes respostas de acordo com a faixa etária. É comum perceber que pessoas mais jovens reagem bem às campanhas de SMS que direcionam para links e ações online. Já os mais velhos, de forma geral, preferem realizar ou receber uma ligação telefônica

Isso faz com que a Call To Action (Chamada para a Ação) seja diferente para cada grupo. Outra estratégia utilizada por alguns dos nossos clientes é dividir os envios conforme dois critérios. Veja:

Texto de mensagem

Divide a campanha em dois ou mais lotes, com mensagens diferentes para cada um. A segmentação dos grupos pode ser aleatória, desde que o disparo seja realizado dentro das mesmas condições de dias e horários. Permite descobrir quais abordagens são mais efetivas.

Horário de envio

Uma segunda forma de segmentação interessante é por horários. Nessa modalidade utiliza-se uma única mensagem e a base é também separada em dois ou mais lotes. 

A diferença é que os envios acontecem em horas diferentes do dia. Testa-se em qual horário o público está mais receptivo para receber uma cobrança ou aproveitar uma oferta digital.

Personalize suas campanhas de SMS

Depois de conhecer o público, segmentar e adaptar a estratégia conforme a campanha, o próximo passo é personalizar as mensagens. A medida gera credibilidade e aproxima o cliente à marca.

Clicar ou interagir com conteúdos suspeitos pode comprometer a segurança do usuário. Logo, se a mensagem não vier identificada ao menos com o nome da empresa, a taxa de abertura do SMS será bem baixa.

Além disso, procure fornecer dados específicos do relacionamento, como valores, número de parcelas ou etapa da negociação. Opte por uma ferramenta — como o SMS da Assertiva — que permita esse nível de personalização.

Envie links e direcione para uma ação

Só não esqueça que o SMS é um serviço de envio de mensagens curtas, portanto, objetividade é fundamental. Transmita a mensagem de maneira mais direta, lembrando de reservar alguns caracteres para direcionar o receptor para um próximo passo na sua campanha.

Uma boa maneira de fazer essa chamada para a ação é acrescentar um link no final da mensagem. Aproveite esse recurso para direcionar o cliente para uma oferta, geração do boleto atualizado, preenchimento de pesquisa ou outras ações de SMS.

Teste tudo

A realização de testes é uma das bases da comunicação com foco nos dados. Saber o que está funcionando e o que precisa ser interrompido é o que vai garantir campanhas de SMS cada vez mais eficientes em seu negócio. 

Você pode verificar quais listas geram melhores resultados ou criar campanhas direcionadas a quem despertou interesse por uma oferta, ou assunto. Isso permite afunilar ainda mais a estratégia. Reduza os custos com disparos ineficazes e crie campanhas cada vez mais objetivas.

Não esqueça das métricas

Testes e indicadores devem ser parceiros em uma boa campanha de SMS. Alguns acompanhamentos essenciais, como da taxa de cliques, de retorno e custo por clique possibilitarão a aplicação de novas estratégias e evolução contínua no aproveitamento da ferramenta.

Realize diversas análises de monitoramento, conforme o objetivo de cada campanha. Quem utiliza a plataforma de SMS da Assertiva, por exemplo, consegue ver onde seus clientes estão e quais regiões garantem maior efetividade de cliques. 

Assim, dá para saber em quais regiões seu produto ou serviço gera interesse e onde você deve concentrar seus investimentos.

Não restrinja a avaliação apenas aos objetivos de vendas e prospecção. Se você utiliza o SMS em diversos pontos da sua régua de cobrança — que é o ideal — experimente medir os momentos em que a ferramenta gera melhor resultado, seja no início, no decorrer ou mesmo antes da dívida se concretizar.

Você pode criar diversas réguas, adequando os disparos e o tom de voz da mensagem para cada perfil de cliente e de dívida.

O uso de campanhas de SMS continua em alta no marketing e na comunicação empresarial. A estratégia gera a oportunidade de aprimorar processos e vender mais, acompanhando toda a jornada do cliente dentro do negócio. 

Se ainda não faz uso desse canal ou precisa otimizá-lo, aproveite os toques deste artigo e inicie hoje mesmo. Conte com a gente ao longo de todo o processo. 

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