Lidar com a inadimplência e com as restrições financeiras de clientes é um dos aspectos mais importantes e desafiadores para uma empresa, já que este é um ponto crucial para a saúde financeira dos negócios e um medidor importante de possibilidades para novos negócios e compromissos financeiros.
A consulta de negativação para verificação de restrições financeiras surge como uma ferramenta que auxilia e permite que as empresas explorem os registros de inadimplência, o histórico de pagamentos e de crédito em geral de seus clientes, tomando decisões mais conscientes e reduzindo riscos de estabelecer relação comercial com quem pode não arcar com as suas obrigações financeiras.
Neste post explicaremos mais detalhadamente sobre o que é a consulta de negativação e como realizá-la, ressaltando a sua importância e como traçar estratégias eficazes de análise de crédito e mitigação dos riscos de inadimplência para o seu negócio.
O que é uma consulta de negativação de clientes
A consulta de negativação é basicamente um procedimento adotado pelas empresas para verificar o histórico financeiro de seus clientes e certificar-se que ele não possui pendências financeiras que possam impactar os pagamentos combinados e aumentar a chance de inadimplência.
Essas pendências financeiras podem ser ocasionadas por dívidas não pagas, contas atrasadas, cheques devolvidos ou outras situações que geraram a inadimplência e em seguida, a negativação.
Esta negativação é sempre registrada em um ou mais órgãos de proteção ao crédito do Brasil pelo credor da dívida vencida e que não foi paga, visando deixar pública a situação financeira do devedor que pode representar riscos para a concessão de crédito a outras pessoas ou empresas.
Como é o processo de registro de inadimplência/negativação?
O processo de registro da negativação nos principais bureaus de crédito do país, significa informar a estes órgãos que determinada pessoa ou empresa deixou de honrar o compromisso de pagamento de uma dívida, para que o bureau de crédito faça a notificação do devedor, informando-o que está negativação ficará pública para quem quiser consultar o CPF ou de CNPJ para verificação das dívidas negativadas.
Estas informações são registradas pelo próprio credor da dívida, que paga para o órgão de proteção ao crédito imputá-las e podem ser feitas logo após o vencimento e não pagamento da dívida, devendo ser retiradas até 5 dias após a quitação dos valores pelo devedor ou decorrido o prazo de prescrição desta dívida.
Para o devedor, além reduzir as chances de conseguir crédito no mercado, já que a maioria das empresas adotam o procedimento de análise de crédito antes de firmar compromissos com o cliente, o score de crédito do devedor ficará altamente comprometido por algum tempo, mesmo com a quitação da dívida, tendo em vista que o score de crédito reflete o histórico de pagamento de vários anos.
Você percebeu o quão relevante é a consulta de histórico de crédito para os credores e devedores, não é mesmo? Agora você descobrirá como e onde consultar estas informações para adotar este procedimento tão importante para a saúde financeira do seu negócio.
Como consultar as negativações de clientes
Com os altos índices de inadimplência no Brasil, a análise de crédito do CPF e CNPJ de um cliente se tornou imprescindível para fechar acordos possíveis de serem cumpridos e saudáveis para o credor e para o devedor.
Assim, para consultar a negativação de clientes, você precisa ter em mãos o CPF ou o CNPJ do seu cliente, pois esta será a informação chave para obter informações precisas sobre históricos de pagamentos deles.
Com esta informação em mãos, você precisará ter acesso aos dados disponíveis nos órgãos de proteção ao crédito e para este assunto, o Assertiva Crédito Mix será o seu melhor amigo nesta jornada, já que ele reúne as negativações registradas nos principais bureaus de crédito do Brasil.
Desta forma, você terá em uma única consulta, o registro de negativação de diversos bancos de dados, o que otimizará ainda mais o seu processo de análise de crédito.
Importância da análise de restrições financeiras e do score de crédito
A análise de negativação é um procedimento fundamental para garantir o recebimento dos valores dos clientes e a redução dos riscos de inadimplência das organizações, já que oferecer crédito para quem possui uma alta probabilidade de não arcar com os pagamentos é uma decisão arriscada.
Assim, além de consultar as dívidas negativadas do CPF ou CNPJ que está contratando com a sua empresa, o score de crédito é também uma ferramenta bastante útil para uma análise de crédito mais completa e eficaz.
O score de crédito é um indicador que reúne o histórico financeiro (pagamentos, dívidas, protestos, negativações, salário ou faturamento) de um longo período daquela pessoa ou empresa e reflete uma pontuação com a propensão de pagamento de dívida.
Com isso, o score de crédito analisa muito além da atual situação daquele CPF ou CNPJ que naquele momento pode ser positiva, mas sim o histórico da frequência de pagamentos de um longo período e que podem trazer surpresas à quem está concedendo o crédito.
Quer saber mais sobre as variáveis que o score de crédito reúne e como ela poderá ser utilizada em sua operação de crédito? Conheça a solução Score PF e PJ da Assertiva e tenha em suas mãos todas as informações necessárias e relevantes para tomar decisões mais seguras.
Estratégias para análise de crédito e redução de riscos.
Adotar estratégias eficazes e que realmente sejam importantes para a análise de crédito de seus clientes é crucial para garantir a redução dos riscos de inadimplência e o comprometimento do seu fluxo de caixa.
Veja critérios que você poderá adotar para criar este procedimento da maneira mais eficiente possível:
- Estabeleça regras claras e padronizadas: definir um procedimento padrão exigirá um esforço adicional no início, mas além de otimizar o dia a dia da operação, trará muito mais segurança de que as regras definidas estão sendo aplicadas de maneira igualitária para todos os clientes, reduzindo os riscos de concessão de crédito para quem não terá condições de pagar.
- Use ferramentas de análise de negativações e score de crédito: ter ferramentas seguras para análise de crédito, que possuem diferentes fontes de dados, facilitam o processo e proporcionam uma análise mais abrangente do perfil e histórico de pagamentos do seu cliente.
- Monitore a situação financeira constantemente: adotar procedimentos de monitoramento constante é altamente recomendável, tendo em vista que a situação poderá mudar ao longo do tempo. Assim, acompanhar os sinais de alerta, como atrasos frequentes ou alteração na pontuação de score de crédito poderá ser importante para novas decisões de negócio com este cliente.
- Negocie com clientes inadimplentes: mesmo com estes controles, imprevistos podem acontecer e por isso, ter um bom relacionamento com o cliente pode ser decisivo para que ele negocie e quite os débitos que ele possui com você. Use softwares, como o Assertiva Recupere, que auxiliem neste relacionamento, no acompanhamento de recebimento dos clientes inadimplentes e na gestão da sua carteira de cobrança.
A consulta de negativação é altamente estratégica para as empresas que priorizam minimizar riscos de ter altos índices de inadimplência associados à concessão de crédito aos seus clientes.
Por isso, ter ao seu lado sistemas adequados para análise de CPF e de CNPJ, com pontuações de score de crédito, como o Assertiva Crédito Mix, são importantes para tomadas de decisões mais assertivas e seguras, além, é claro, de adotar procedimentos operacionais que fortaleçam e padronizem a gestão de concessão e recuperação de crédito para um fluxo financeiro cada vez mais saudável.