Um dos desafios a serem superados por uma empresa é a inadimplência. Para evitar esse problema, o melhor remédio é a prevenção. Seu negócio realiza a consulta de negativação antes de conceder um crédito? Caso isso não seja um hábito, é hora de mudar!

Sempre que uma venda a prazo é realizada ou o contrato de aluguel de um imóvel é assinado, há a concessão de crédito a uma pessoa ou empresa. Esse processo é importante para as vendas e para o relacionamento com o cliente, mas precisa ser feito com cautela e atenção.

Continue a leitura deste post, descubra por que a consulta de negativação é uma medida preventiva importante e como ela ajuda a manter as suas finanças equilibradas.

O que é consulta de negativação

A consulta sobre negativações, também conhecida como consulta de crédito, é o processo no qual uma empresa acessa um banco de dados repleto de informações sobre o comportamento financeiro de uma pessoa física ou jurídica no mercado.

Quando essa pesquisa é feita da maneira correta, por meio de ferramentas automatizadas, os dados são apresentados instantaneamente, revelando se o cliente tem dívidas em aberto e apresentando um histórico sobre seu comportamento de crédito e pagamentos nos últimos cinco anos.

análise do score de crédito é uma das medidas mais eficazes para a prevenção da inadimplência, já que demonstra em números como é a vida financeira do cliente — servindo de indicador e embasamento para uma tomada de decisão acertada.

As respostas obtidas com a consulta sobre negativações

Gerir uma empresa pode ser uma tarefa e tanto. Todos os dias é preciso encarar uma série de desafios e tomar decisões que podem mudar os rumos do negócio — aliás, pequenas escolhas têm o potencial de gerar um grande impacto na sua estabilidade financeira.

Conceder crédito sem qualquer análise prévia é um erro fatal, mas simples de se resolver. Com a consulta de negativações é possível proteger o negócio e ter acesso a informações relevantes sobre o cliente, como:

  • títulos protestados;
  • pendências financeiras não públicas;
  • ações cíveis em execução;
  • cheques sem fundos;
  • score de crédito;
  • endereços e telefones;
  • outras informações para análise de crédito.

Os benefícios experimentados por quem consulta negativação

Ainda tem dúvidas de que a consulta de negativação é uma atitude capaz de manter seu negócio protegido da inadimplência e com as finanças organizadas? Então é importante que você conheça alguns benefícios experimentados por quem já realiza esse procedimento.

Vale a pena destacar que não há espaço para “achismos” dentro do universo empresarial. Os dados são um recurso essencial para o crescimento e a consolidação de uma marca, e um gestor responsável não pode contar com a sorte ao conceder crédito aos seus clientes.

Até 2020, a quantidade de dados gerados no mundo será de 44 zettabytes (44 trilhões de gigabytes) e essas informações podem ser úteis para as empresas de diversas maneiras, especialmente durante a análise de crédito. Continue a leitura e veja como:

Redução da inadimplência

Um dos benefícios mais expressivos conquistados por quem consulta negativação é a redução da inadimplência. Ao fazer uma análise de crédito mais atenta e cuidadosa, com base em informações atualizadas, a organização se protege. Algumas batalhas podem ser vencidas antes mesmo de serem iniciadas, concorda?

Melhor organização do fluxo de caixa

Quanto menor for o índice de inadimplência de uma empresa, mais organizado é o seu fluxo de caixa. Afinal, com as entradas e saídas equilibradas, as receitas passam a ser suficientes para arcar com os compromissos assumidos.

Em outras palavras, para que uma organização se mantenha no mercado, as vendas realizadas precisam se transformar em lucro. Quando o cliente não paga, não há capital suficiente para arcar com salários, investimentos e custos operacionais, o que desencadeia uma desorganização nas suas finanças.

Mais controle financeiro do negócio

Um dos erros que conduzem à falência é a falta de controle financeiro. A boa notícia é que isso pode ser evitado por meio do simples ato de consultar a existência de negativações em nome dos seus clientes antes de conceder o crédito.

Um gestor de sucesso é aquele que entende a importância de manter o fluxo de caixa equilibrado e as contas em dia. No entanto, para que isso aconteça é preciso controlar a inadimplência e organizar seus balanços contábeis e financeiros.

Melhores condições para alcançar as metas empresariais

Seja qual for sua área de atuação ou o porte da sua empresa, é certo que existem metas a serem alcançadas. O planejamento estratégico de um negócio elenca objetivos no curto, médio e longo prazos, mas é necessário ter capital para conquistá-los.

Sem recursos em caixa dificilmente uma empresa alcança suas metas e cresce. Na verdade, essa situação causa diversos problemas e pode contribuir para o encerramento das atividades. Por outro lado, com uma boa análise de crédito e consulta de inadimplência, as finanças são protegidas e o capital chega na hora certa.

Melhor relacionamento com o cliente

Muitos gestores têm receio de negar crédito por acreditarem que isso afeta a relação com o cliente. Entretanto, é preciso avaliar a situação por um outro ângulo.

Quando se concede crédito para um cliente negativado, as chances de não receber a dívida são grandes. Com isso, é necessário iniciar um processo de cobrança que, caso não seja executado da maneira correta, pode abalar o relacionamento com a marca e encerrar um ciclo de fidelização.

Redução de gastos com cobrança

Com a consulta de negativação, a análise de crédito se torna mais minuciosa e o índice de devedores é menor. Essas vantagens desencadeiam uma economia considerável com o processo de cobrança.

Como você sabe, cobrar não é uma tarefa simples e exige treinamentos, empatia, ferramentas adequadas e tempo dos colaboradores. Por isso, quanto menor for o número de devedores, menos gastos a empresa terá.

O momento certo para consultar negativações dos seus clientes

As vantagens apresentadas são bem interessantes, não é mesmo? No geral, elas contribuem para que o negócio opere de maneira organizada e planejada, se mantendo estável e competitivo no mercado.

Você sabe quando essa consulta deve ser feita? Muitos gestores acreditam que o procedimento deve ser realizado apenas durante a primeira venda, o que é um grande erro.

É preciso entender que a consulta sobre negativações traz informações momentâneas, ou seja, o resultado obtido diz respeito ao momento da pesquisa. No entanto, essa é uma situação que pode mudar em pouco tempo.

É possível que o cliente não apresente dívidas em aberto no ato da primeira compra, mas depois de alguns meses se endivide e não consiga honrar seus compromissos com outras empresas. Por isso, o momento certo de fazer essa consulta é antes de qualquer venda a prazo, seja para novos ou para antigos clientes.

A maneira mais segura de fazer essa pesquisa

Depois de todas as informações apresentadas, é hora de aprender como consultar a inadimplência dos seus clientes.

Em primeiro lugar, é interessante reforçar que a análise de dados é uma estratégia essencial para o crescimento empresarial. No entanto, isso não significa que todo e qualquer dado é útil para a sua organização.

Por esse motivo, sua empresa precisa contar com uma plataforma de pesquisa eficiente e que entregue informações realmente úteis para a tomada de decisões. Desse modo, é importante que o recurso utilizado seja personalizável de acordo com as suas necessidades.

Perceba que a consulta manual não é uma opção vantajosa. Além de demandar tempo e dedicação do vendedor, ela pode causar a perda do cliente e expor seu negócio a diversos riscos.

Outro ponto de destaque é a própria base de dados. Ela deve ser ampla e atualizada, pois a pesquisa deve apresentar resultados próximos à realidade e favorecer uma concessão de crédito mais segura — um relatório desatualizado tem o mesmo efeito de deixar de realizar a pesquisa.

Lembre-se: quem consulta negativação mantém o negócio protegido da inadimplência e consegue operar de maneira mais planejada e organizada. Quanto menor for a sua lista de devedores, melhores serão os resultados obtidos. Por isso, prevenção nunca é demais!

Que tal começar agora mesmo?

Quer reduzir a inadimplência na sua empresa e consultar a negativação dos seus clientes de maneira rápida, segura e eficiente? Clique aqui para entrar em contato com a Assertiva!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar