A discagem power como solução do seu call center

A discagem power como solução do seu call center

A discagem power é uma das modalidades de automação de call centers mais utilizadas atualmente, afinal, suas características ajudam a melhorar o desempenho da empresa.

Equipes de atendimento que operam com equipe reduzida, por exemplo, precisam de ferramentas que poupem o máximo de tempo possível. Nesse aspecto, todo segundo ganho pode fazer diferença. Isso faz do discador power uma das soluções mais indicadas, uma vez que realiza chamadas sempre que há profissionais disponíveis.

Quer saber ele como funciona e de que forma pode melhorar o atendimento no seu negócio? Continue a leitura e conheça algumas das principais vantagens desse tipo de solução.

Quais são as vantagens da discagem power?

Maior produtividade

Uma central de atendimento certamente não cumpriria seus objetivos se não estivesse equipada para fazer ligações no menor tempo possível, não é mesmo? Isso significa que é necessário ter recursos que aumentem a capacidade de fazer ligações — algo que não seria possível manualmente.

Nesse contexto, a discagem power é fundamental para aumentar a produtividade. Afinal, ela automatiza a parte da operação em que mais se perde tempo: a busca pelo contato e a discagem.

Seu mecanismo de funcionamento é simples de entender, pois tudo é feito a partir de um sistema simples. Nele, são cadastrados os contatos que devem ser feitos, conforme os parâmetros determinados. Assim, os operadores ficam livres de tarefas repetitivas e podem se concentrar apenas em desenvolver a negociação. Como é nessa etapa que tudo é decidido, vale a pena automatizar toda tarefa mecânica.

Por outro lado, não basta apenas encontrar o contato e fazer a chamada. É igualmente importante que o operador só seja acionado se o número não estiver ocupado ou a ligação cair na caixa de mensagens. Esse é um ganho de produtividade que a automação da discagem possibilita, já que evita a chamada perdida quando a linha estiver ocupada.

A discagem power tem outras vantagens. Com ela, as chamadas são feitas imediatamente após uma ligação ser encerrada. Dessa forma, assim que o profissional desliga o telefone, a ferramenta faz uma nova chamada, o que é mais uma garantia de que a equipe vai produzir o máximo que pode.

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Retorno mais ágil

Pausas e interrupções quando um cliente entra em contato são um empecilho, especialmente quando a estratégia de cobrança ou de vendas é ativa. Sendo assim, por que não reservar uma parte da equipe apenas para fazer contatos e deixar o atendimento passivo para outros profissionais?

Essa especialização dentro da equipe agiliza o retorno dos contatos realizados, desde que os operadores tenham as ferramentas certas. Esse é mais um motivo que faz da discagem power uma valiosa aliada, ao garantir muito mais agilidade em cada ligação.

Empresas com uma carteira de clientes segmentada têm no discador power um recurso indispensável, já que, com ele, os contatos são certeiros. Para profissionais de cobrança, trata-se de um apoio precioso: afinal, poupa o trabalho de ter de conferir manualmente quem é quem na lista de chamadas a serem feitas.

Ajuste à equipe

Embora possa parecer um verdadeira máquina de ligações, é possível refinar o uso da discagem power. Em outras palavras, as chamadas podem se ajustar às limitações operacionais da companhia.

Nesse caso, é importante destacar que o recurso não é tão indicado para quem precisa cobrir uma carteira extensa de clientes dentro de um período curto de tempo. Isso porque a discagem power faz chamadas sempre que há operadores disponíveis, por meio da parametrização over-dial.

Esse mecanismo faz com que a ferramenta funcione conforme uma taxa definida manualmente, em que é possível determinar a quantidade de ligações que serão feitas. Assim, evita-se que a operação fique ociosa.

Se a central tem 20 operadores disponíveis e a taxa está configurada em 50%, por exemplo, o discador faz 30 chamadas telefônicas. Isso torna a ferramenta dependente da disponibilidade dos profissionais, uma vez que as chamadas só são realizadas quando eles estão on-line.

Para quem a solução é indicada?

As possibilidades da discagem power a tornam uma tentação para empresas que fazem muitas ligações ao longo do dia. Contudo, seu uso não é adequado para todo tipo de central de atendimento. Na prática, esse discador apresenta melhores resultados em centrais menores ou para profissionais que operam a distância.

Isso porque a ferramenta deixa nas mãos do operador no call center a decisão por atender ou não a chamada. Em equipes grandes, pode não ser uma solução tão efetiva, em razão de o controle ser mais complexo.

Se a equipe for composta por muitos profissionais, a discagem automática mais indicada é a preditiva, que só repassa a chamada ao operador quando ela é atendida. Essa característica garante que a central opere em capacidade máxima, ao mesmo tempo em que reduz a demanda por supervisão.

Considere, ainda, outro ponto favorável nos discadores do tipo power. Com eles, a central fica menos sujeita a altas taxas de abandono (aquelas em que o cliente desliga o telefone precocemente). Como os operadores estão sempre em modo ativo de contato, a tendência é que o índice de desistência seja reduzido.

Como saber se a discagem power é para você?

Se você se identificou com a discagem power e concluiu que sua central precisa de uma ferramenta que garanta agilidade, vá em frente. Desde que a equipe não seja demasiadamente grande (ou seja, possa ser controlada com facilidade por apenas uma pessoa), é preferível adotar os recursos de um discador automático poderoso.

Há inúmeras vantagens, indicações e formas de uso para que a discagem power garanta mais produtividade e otimize o uso do tempo. Por outro lado, só é possível confirmar a efetividade quando a solução é testada na prática nas operações da organização.

Quando utilizada em conjunto com outras ferramentas de cobrança — que localizam, atualizam e validam dados cadastrais, por exemplo —, a discagem power permite melhorar ainda mais os resultados da companhia.

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