Sistema de envio de SMS em massa: o que é e como funciona?

Sistema de envio de SMS em massa - O que é e como funciona?
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O envio de SMS em massa é atualmente uma das mais eficazes, rápidas e econômicas formas de se comunicar com as pessoas para realizar cobranças, vendas, relacionamentos, pesquisas, divulgações etc.

Apesar de abordagens com o uso de WhatsApp e redes sociais já serem uma realidade, o uso de SMS continua forte devido à sua flexibilidade e abrangência.

Nem todos os celulares usam WhatsApp e, mesmo quando usam, a comunicação entre empresas e pessoas nesse modelo ainda não está solidificada, principalmente quando a comunicação precisa ser massiva.

O que é envio de SMS em massa

O envio de SMS em massa ocorre quando você envia uma mesma mensagem, ou mensagens variadas, para um grande número de telefones celulares de uma única vez.

Esse tipo de disparo de SMS é geralmente usado quando a empresa precisa divulgar uma mensagem de forma rápida e atingindo muitas pessoas de uma única vez, ou quando é necessário diminuir drasticamente os custos com abordagens de cobrança ou relacionamento com os clientes.

A estratégia de envio de SMS para cobrar uma carteira de inadimplentes é utilizada por praticamente todas as assessorias de cobrança do Brasil.

Disparos massivos de SMS para venda de produtos ou serviços são utilizados também por diversos outros segmentos.

Como disparar SMS em massa

O disparo de SMS em massa pode ser feito de três formas principais:

A escolha de como o processo será feito depende de quantas mensagens você precisa enviar, de quantas pessoas serão responsáveis por esse envio e de quais tecnologias e processos a sua empresa dispõe.

Geralmente, em assessorias de cobrança, esse processo é feito com o uso de arquivos.

Quando estamos falando de um departamento interno de cobrança, a combinação de localização cadastral com disparo de SMS individual pode ser o mais indicado.

Já quando você tem uma operação de cobrança extremamente integrada ou faz uso de CRMs ou outras ferramentas que podem se valer de uma boa integração, o uso de um web service pode ser extremamente vantajoso.

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Independente de qual seja o seu segmento de atuação ou modelo de disparo, utilizar um sistema para envio de sms em massa faz uma grande diferença na hora de se comunicar, cobrar, se relacionar, vender e reduzir custos de diversas operações.

A ferramenta de disparo de SMS em massa, atualmente, é uma das soluções mais eficazes, rápidas e econômicas para empresas que trabalham com recuperação de crédito, prospecção de clientes e estratégias de marketing.


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Quais são os tipos de SMS em massa que podem ser usados?

Apesar de já existirem outras formas de abordagens, como WhatsApp e as próprias redes sociais, o uso de SMS continua sendo uma ferramenta forte devido à sua flexibilidade e abrangência: você pode alcançar milhares de clientes em poucos minutos.

O disparo de SMS em massa conta com cinco tipos de mensagem: o curto normal (short code), o longo normal (long code), o flash, o carta curto e o carta longo. Cada um tem uma funcionalidade diferente e um foco específico, conforme explicaremos a seguir.

Short code

O short code, mais conhecido por curto, é um meio de envio que usa como remetente apenas 5 números e a entrega é imediata, segura e de qualidade.

Nesse tipo de SMS existe uma conexão direta com a operadora, por isso a entrega ao cliente é garantida. Além disso, ela costuma passar maior credibilidade para os destinatários. A mensagem pode ser respondida pelo cliente e o texto enviado conta com até 160 caracteres.

Long code

O long code, conhecido como longo, possui 11 dígitos. Essa forma de disparo também pode ser respondida e conta com mensagens de até 160 caracteres. O tempo de entrega é variável e não acontece de forma instantânea, pois não existe o contato direto com a operadora.

Além disso, esse modelo pode gerar certa desconfiança no destinatário que recebeu a mensagem, uma vez que tem número semelhante a um celular comum.

Flash

O SMS Flash é uma modalidade que segue a mesma rota do short code, ou seja, existe uma conexão direta com a operadora e a entrega é instantânea. O diferencial é que, não importa qual seja a atividade do celular no momento da entrega, a mensagem aparecerá como um pop-up na tela.

Para que a mensagem saia da tela, o cliente precisa apertar “ok” ou “cancelar”, mas ele não poderá respondê-la. O remetente também conta com cinco números e as mensagens podem ter 160 caracteres.

Carta Curto

A carta é um tipo de disparo que permite que o remetente utilize até 1024 caracteres, possibilitando o envio de mensagens mais completas. Essa é uma ótima alternativa para enviar comunicados complexos ou que tenham muitas informações.

Quando utilizada na modalidade short, segue os mesmos padrões de 5 dígitos, de entrega imediata e garantida, e conexão com a operadora.

Carta Longo

A carta longo, por sua vez, segue o tamanho de 1024 caracteres com a extensão do número de 11 dígitos, como um celular normal. Assim, pode ser usado para comunicados mais completos, porém não conta com a entrega instantânea e o contato com a operadora. Sem falar da credibilidade da sua mensagem, que também pode ser abalada.

Como o SMS em massa pode ajudar a empresa?

Hoje em dia, empresas que trabalham com recuperação de crédito, pesquisas de mercado e relacionamento com o cliente recorrem a ferramentas de comunicação para atingir seus objetivos estratégicos.

Independentemente de qual o seu objetivo, o disparo de SMS em massa é uma forma assertiva, efetiva e de baixo custo para se comunicar com os clientes — atuais e futuros. Além da comunicação direta, você pode utilizar esse tipo de ferramenta como uma alternativa mais barata para manter contato com a sua base.

Como essa é uma ferramenta bastante flexível, ela pode ajudar a empresa em diversos aspectos, adaptando o seu uso conforme os seus objetivos.

Essa estratégia não substitui ligações e/ou contatos presenciais, mas ela pode ser uma grande aliada quando você está procurando mais resultados com as ações que têm maior prioridade — como a recuperação de crédito com as cobranças.

O envio de SMS em massa também é uma ótima ferramenta para a divulgação de promoções e vantagens que a empresa oferece. Você pode fazer um levantamento de dados sobre os clientes para determinar o perfil de cada um e, com base nisso, direcionar campanhas específicas para cada um deles, falando sobre os produtos e serviços.

Enfim, você conta com diversas alternativas para aplicar o envio de SMS em massa na empresa: se aproximar do cliente, investir no marketing, encontrar novas oportunidades de negócio e implementar ações de cobrança.

Quais as vantagens que essa ferramenta oferece?

Adotar o envio de SMS em massa para o público traz diversos benefícios para a empresa, além de permitir a execução de diferentes tipos de estratégia e formas de envio das mensagens. Acompanhe, a seguir, as principais vantagens que essa ferramenta proporciona.

Maior acessibilidade

Praticamente todas as pessoas têm um telefone celular, mesmo dos modelos mais antigos, que não são smartphones. Por isso, apesar do crescimento no uso das redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp ser evidente, é preciso pensar em meios de alcançar o público que não usa essas ferramentas.

O SMS em massa é uma ótima alternativa para garantir que a sua empresa mantenha o contato com todos os públicos, pois até quem usa as tecnologias mais modernas continua recebendo essas mensagens em seus aparelhos normalmente.

Redução de custos

O SMS tem um baixo custo, por isso ele se torna um ótimo meio de comunicação com os clientes. Com poucos cliques, a empresa consegue atingir milhares de pessoas, investindo um valor baixo por mensagem.

Se comparado a outros meios de comunicação, o custo-benefício fica ainda mais evidente. Por exemplo, enviar cartas tem custos com impressão, envelopes e taxa de entrega. As ligações demandam custos com telefonia e mais tempo despendido pelos atendentes para conseguir efetivar a ligação e conversar com o cliente — que pode não atender a chamada.

O envio de SMS em massa garante que a mensagem seja recebida, com um menor custo e sem exigir muito tempo dos colaboradores, permitindo que eles foquem em outras atividades importantes para a empresa.

Eficiência e agilidade na cobrança

A utilização dos SMS em massa como ferramenta de cobrança é uma alternativa ágil e eficiente. A empresa envia um comunicado sobre a pendência financeira para que o cliente tome ciência e possa buscar uma solução.

O cliente pode responder a mensagem para receber os dados de pagamento ou esclarecer dúvidas sobre como negociar a pendência, dando a oportunidade para que ele busque uma solução.

Melhor impressão ao cliente

O contato telefônico também é uma ferramenta importante, mas alguns clientes oferecem bastante resistência nesses casos, principalmente quando é preciso interromper atividades para atender a ligação ou quando os contatos se tornaram recorrentes.

Ao enviar o SMS, o contato receberá a informação que você quer repassar, sem que isso se torne invasivo. Caso tenha interesse, ele poderá entrar em contato, retornando a mensagem ou ligando para a empresa. Nos demais casos, a empresa ficará sem resposta, mas também não terá causado incômodos.

Dessa forma, adotar essa estratégia causa uma impressão melhor ao cliente. Além disso, quando o contato trata de pendências financeiras, com a mensagem de texto o cliente fica menos constrangido durante a ação de cobrança implementada pela sua empresa, facilitando a manutenção de um bom relacionamento após a regularização da dívida.

Praticidade e garantia de entrega

Mesmo adotando um SMS que não tenha entrega imediata, ela é garantida: basta que o número do destinatário seja válido e, em algum momento, ele tenha sinal no seu celular. Por isso não há obstáculos em relação à entrega, como a impossibilidade de atender um telefonema ou a falta de conexão com a internet para abrir um e-mail e acessar outros canais online.

Outro ponto importante é que as mensagens de texto no celular têm uma ótima taxa de abertura e, dependendo do aparelho, na própria notificação de entrega o destinatário já terá acesso ao seu conteúdo. Ou seja, esse meio de comunicação aumenta as chances de que o comunicado enviado seja lido.

Com todas essas vantagens, ao adotar essa ferramenta para aplicar as suas estratégias, a empresa consegue otimizar o seu tempo e aumentar a produtividade, trazendo melhores resultados com um custo reduzido.

Pronto, agora você já sabe como funciona o envio de SMS em massa e como essa estratégia pode auxiliar a sua empresa a conseguir melhores resultados em diversos setores.

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