Existem assuntos que recorrentemente ganham protagonismo em artigos e conteúdos que abordam as tendências para o futuro. Inteligência analítica não é um desses assuntos, uma vez que não se trata de uma tendência, mas sim de uma necessidade para negócios que buscam crescer na atualidade.
Através da inteligência analítica, os dados são utilizados para garantir a tomada das melhores decisões, de modo que o negócio consiga obter os melhores e mais satisfatórios resultados.
Neste artigo, buscaremos te dar uma compreensão mais aprofundada sobre o tema, destacando a importância para as empresas e os principais benefícios para o negócio.
Em seguida, mostraremos de forma prática como aplicar a inteligência analítica no seu cotidiano empresarial.
Vamos nessa? Boa leitura!
O que é inteligência analítica?
Inteligência analítica é a capacidade de interpretar a realidade, resolver problemas e propor soluções a partir de uma análise minuciosa do contexto. A inteligência analítica é uma habilidade e, como tal, pode ser treinada e desenvolvida.
O primeiro pilar desta inteligência é o uso da razão. A razão é a capacidade da nossa consciência de dar forma às coisas e destacá-las das demais. É a razão que, por exemplo, consegue classificar e encontrar o diferencial em algum objeto ou situação.
Além disso, a inteligência analítica envolve lógica, que consiste em conseguir encontrar a ligação causal entre as coisas, chegando a conclusões que respeitem os princípios básicos do correto pensamento.
Com isso, chegamos ao terceiro pilar, a intuição. Quando a inteligência analítica é desenvolvida, a pessoa passará a interpretar as situações e encontrar soluções usando a lógica e a razão, de modo que certos raciocínios, a princípio complexos, serão desenvolvidos com certa naturalidade.
Embora algumas pessoas tenham uma tendência natural para desenvolver a inteligência analítica, esta é uma habilidade, como já mencionamos. Isso significa que não se trata de um dom ou coisa parecida, mas pode ser naturalmente perseguida e aprimorada.
Qual a importância da Inteligência analítica nas empresas?
A importância da inteligência analítica nas empresas está relacionada a mudanças que vêm ocorrendo nas últimas décadas.
Cada vez mais, as empresas estão orientadas a dados, o que implica que as bases para tomadas de decisão estão frequentemente relacionadas com a capacidade de analisar e conectar logicamente as informações.
Isso, hoje, é chamado de inteligência de mercado. Ao destacar a importância da inteligência analítica para as empresas, o primeiro e mais fundamental elemento está relacionado a um aumento da inteligência de mercado e da capacidade de usar dados para melhores tomadas de decisão.
Além disso, o recurso da inteligência analítica consegue identificar melhor a necessidade dos clientes, de modo a permitir um trabalho de marketing dedicado para corresponder melhor às necessidades do público-alvo da empresa.
No que diz respeito aos processos, também é possível gozar de uma série de vantagens, uma vez que a inteligência analítica empodera a pessoa para analisar o estado atual dos processos e no encontro de caminhos de otimização.
Palavra do especialista: “O digital não é mais o futuro, já é a realidade. Quem não tem hoje um processo com ações mais digitalizadas está fora desse mercado.” Eduardo Tambellini – Especialista em Risco com foco em Cobrança e Recuperação de Crédito. Autor dos livros Histórias de Cobrança e O Mercado de Crédito e Recuperação de Crédito. Fonte: Webinar – Cobrar ou recuperar um cliente?
Quais os benefícios do uso da inteligência analítica para os negócios?
O negócio, como um todo, é diretamente beneficiado pela inteligência analítica. Isso porque uma série de benefícios são experimentados, de modo a revolucionar os resultados de gestão. A seguir destacamos alguns desses benefícios:
- resolução de problemas mais eficiente: quando uma empresa conta com pessoas cuja capacidade de análise consegue interpretar melhor a realidade, naturalmente os problemas serão solucionados com mais assertividade também, ou seja, obtém-se maior acurácia;
- potencialização da capacidade de inovação: e se inovação é uma palavra-chave fundamental para as organizações na atualidade, a inteligência analítica garante uma elevada capacidade de encontrar caminhos inéditos na resolução de problemas;
- raciocínio correto: a arte de pensar corretamente sempre foi objeto de estudo da humanidade. A lógica é uma disciplina filosófica dedicada justamente a identificar aqueles pressupostos básicos que permitem um raciocínio correto. A inteligência analítica consegue, com naturalidade, aplicar os complexos princípios do raciocínio lógico na interpretação de situações cotidianas.
Como posso aplicar a inteligência analítica na minha empresa?
A inteligência analítica diz respeito, em primeiro lugar, à capacidade de indivíduos de pensar nos moldes expostos até aqui.
No entanto, é possível falar também de uma inteligência analítica das empresas, que consiste em contar com ferramentas e processos que dão maior poder de uso de dados para encontrar soluções para problemas.
Isso pode ser experimentado na prática com a utilização de ferramentas baseadas em dados. Atualmente, diversas soluções podem representar um auxílio nesse sentido, como no caso de tecnologias fundamentadas em inteligência artificial e internet das coisas.
Além disso, plataformas de automação para as diversas áreas da empresa são ferramentas que permitem construir uma empresa cuja inteligência analítica é corretamente utilizada.
Mas há, ainda, ferramentas que utilizam dados para garantir melhores resultados de performance. Nestes casos a inteligência analítica é aplicada com excelentes reflexos.
A seguir, destacamos outras formas de aplicar a inteligência analítica nas empresas:
Analise o risco de mercado
A inteligência analítica é essencial para conseguir interpretar os dados do mercado e encontrar os melhores caminhos nas tomadas de decisão. Em marketing, por exemplo, isso é expresso na análise de ferramentas e pesquisas que dão insights poderosos sobre o comportamento do público-alvo.
Mas há, também, a possibilidade de utilizar dados e informações no processo de recrutamento e seleção, sobretudo a partir da análise de testes de cultura ou na análise de documentos.
Atualmente, os processos seletivos contam com um volume muito maior de candidatos que, por vezes, são filtrados através da tecnologia.
Otimize a gestão financeira
A gestão financeira de uma empresa também é beneficiada pelo uso da inteligência analítica, uma vez que a realidade financeira de um negócio está direta e totalmente ligada ao uso de dados como auxílio no processo decisório.
Isso se aplica, por exemplo, à análise dos rendimentos da empresa, ou mesmo da identificação daqueles canais que geram melhores resultados na sustentabilidade financeira das organizações.
Faça análise de crédito
Ainda como parte de uma gestão financeira baseada em inteligência analítica, podemos destacar o processo de análise de crédito, que conceitualmente baseia-se em dados para identificar quando vale a pena ou não ceder crédito.
Para isso, contar com o apoio da tecnologia é fundamental, pois é inviável para um humano receber, tratar e analisar centenas de dados e parâmetros creditícios para ter assertividade nesse processo.
Um exemplo de ferramenta para isso é o Assertiva Crédito Mix, que fornece análise de crédito completa em todas as suas consultas.
[forminator_form id=”15299″]
Conclusão
Neste artigo, você pôde conferir todos os detalhes sobre a inteligência analítica aplicada às empresas. Mas se você chegou até aqui, é porque realmente deseja que a inteligência analítica seja útil na busca de uma eficiência operacional da sua operação.
A forma mais prática para alcançar isso é através da centralização da sua operação e controles. Isso é possível quando uma plataforma é utilizada para promover tal centralização direto no seu sistema de gestão, via integração API.
Quer ver isso aplicado na vida real? Confira como a Kalunga conseguiu reduzir em 83% o número de clientes não identificados a partir dessa centralização.