Livros sobre compliance: conheça 5 títulos para aprender mais sobre o assunto

Livros sobre compliance- conheça 5 títulos para aprender mais sobre o assunto
Livros sobre compliance- conheça 5 títulos para aprender mais sobre o assunto

Vídeos e podcasts sobre compliance são ótimos para conhecer e até mesmo se aprofundar no assunto. Mas nada como um bom livro para mergulhar na complexidade dos temas do mundo moderno, não é mesmo? Você conhece livros sobre compliance?

Ler diversos autores é muito válido porque nos fornece panoramas e pontos de vista diferentes, e também permite que tenhamos nossas próprias opiniões — e isso vale para qualquer assunto e qualquer campo do conhecimento. Ou seja: livros sobre compliance possuem uma riqueza que vídeos e podcasts não possuem ainda.

Então, que tal se passássemos por uma lista de livros sobre compliance? Você pode salvá-los em sua lista de leitura e também comparar nossas impressões com as que você teve, caso tenha lido alguns deles!

Vamos lá?

Livros sobre compliance: Manual de Compliance

Manual de Compliance

Autores: André Castro Carvalho, Rodrigo de Pinho Bertoccelli, Thiago Cripa Alvim e Otavio Venturini

Este livro traz uma abordagem completa e bastante didática sobre compliance, atravessando a expertise e experiência de seus quatro autores, que são especialistas no assunto.

Organizado em função dos principais temas que permeiam esse universo, Manual do Compliance é a escolha perfeita para quem está entrando ou iniciando nos estudos, pois indica caminhos e abordagens em uma ordem estratégica.

Além disso, as diferentes visões dos autores contidas neste livro contribuem para que mesmo profissionais que já estejam no mercado façam ótimo proveito da leitura.

Livros sobre compliance: Compliance - Como implementar

Compliance: Como implementar

Autor: Marcos Assi

A Lava Jato provocou efeitos permanentes nas instituições brasileiras, e um desses efeitos foi a mobilização por parte das organizações para que pudessem se adequar às melhores práticas de compliance e combate à corrupção. Na esteira dessa tendência, Marcos Assi traz Compliance: Como implementar.

O autor traz uma visão sistêmica do compliance, trazendo à tona não apenas a sua importância nas instituições públicas e privadas, mas também uma abordagem metodológica sobre como implementar um programa desse tipo em qualquer organização.

A cereja do bolo deste livro sobre compliance são as experiências do autor na gestão de projetos de compliance, que se tornam um enorme atrativo para a leitura. Estudantes, entusiastas e profissionais do ramo podem se aproveitar muito desta obra!

Livros sobre compliance: Compliance empresarial — o tom da liderança

Compliance Empresarial: o tom da Liderança

Autor: Edmo Colnaghi Neves

Além de trazer à tona suas experiências enquanto profissional, o autor de Compliance Empresarial destaca o desenvolvimento de lideranças enquanto questão fundamental para a implantação e manutenção de programas de compliance dentro das organizações.

Outro ponto de destaque da obra é a abordagem sobre a legislação nacional e internacional pertinentes às melhores práticas de compliance, bem como as possibilidades de atuação para um bom líder dentro desse contexto.

Vale a leitura por todos esses motivos, e também por fazer o leitor ficar totalmente a par do passo a passo de implantação de programas de compliance — conhecimento que serve para estudantes, profissionais e até mesmo para entusiastas.

Livros sobre compliance: Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais

Compliance e Gestão de Riscos nas Empresas Estatais

Autores: Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Francine Silva Pacheco Gonçalves

Trata-se de uma verdadeira bíblia sobre compliance para empresas estatais, na qual os autores Rodrigo Pironti e Francine Pacheco trazem uma visão da doutrina jurídica acompanhada de informações complementares riquíssimas, na forma de gráficos, tabelas e infográficos.

Para além do didatismo flagrante que podemos encontrar nesta obra, houve a preocupação de avançar alguns degraus nas abordagens clássicas sobre compliance: o livro traz métricas inéditas para o acompanhamento, avaliação e reposicionamento dos programas de compliance.

Quem estuda gestão pública e, mais especificamente, gestão de empresas estatais, se beneficiará muito com a leitura deste livro sobre compliance. Outros públicos também poderão extrair informações e lições valiosas, fatos que tornam Compliance e Gestão de Riscos nas Empresas Estatais um clássico instantâneo.

Livros sobre compliance: Manual do compliance trabalhista

Manual do Compliance Trabalhista: Teoria e Prática

Autores: Fabrício Lima Silva, Iuri Pinheiro e Vólia Bomfim

O livro traz um viés tão importante para o compliance e para a gestão de riscos quanto às questões financeiras: as adequações das relações de trabalho que a organização estabelece com seu corpo de funcionários.

Neste contexto, o objetivo dos autores com a obra foi estabelecer um verdadeiro guia para que o profissional consiga desenvolver, implantar e aprimorar programas de compliance que também previnam contra fraudes de cunho trabalhista e tragam ganhos na área de gestão de pessoas.

O Manual do compliance trabalhista vem acompanhado de ilustrações, gráficos e tabelas que ajudam o leitor a visualizar as ferramentas propostas e a analisar os principais riscos trabalhistas que podem surgir ao longo da vida da organização. Vale a leitura para conhecimento e aplicação prática!

Livros sobre compliance: Exercícios de compliance

Exercícios de compliance: 100 perguntas para pensar (e repensar) valores e atitudes

Autora: Maria Pia Bastos-Tigre Buchheim

Agora que você já sabe quais livros sobre compliance estarão em sua estante, eis um bônus divertido, educativo e muito prático: Exercícios de Compliance, uma caixa-presente com 100 perguntas sobre o tema para você pensar e refletir sobre diversos comportamentos que ocorrem com frequência nas empresas.

A ideia central aqui é a seguinte: se empresas são feitas de pessoas, e empresas precisam seguir regras, então pessoas precisam seguir regras! Trata-se de uma transferência mais do que justa da responsabilidade para as pessoas que compõem a organização.

Além de interessante e divertida, a caixinha é útil para ser utilizada em reuniões como ferramenta para atividades de reflexão, e serve até mesmo como um presente!

Um passo antes dos livros sobre compliance

Uma boa dica antes de começar a ler livros sobre compliance (ou a puxar as cartinhas) é se inteirar do assunto por meio de um artigo especialmente escrito para este fim: Compliance – o que é (e o que a sua empresa ganha com isso)?

Você também pode gostar