Como melhorar o relacionamento da sua empresa com o consumidor?

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Manter um bom relacionamento com o consumidor é um dos grandes segredos para o sucesso de qualquer negócio, principalmente quando falamos do setor do varejo. Foi-se o tempo em que o processo de compra e venda se resumia ao simples fato do cliente entrar na loja já sabendo o que precisa levar, ser atendido pelo vendedor e finalizar a compra.

Hoje, a internet, as mídias sociais e as novas tecnologias colocam, a todo momento, muitas opções à disposição do consumidor. Nesse sentido, com apenas um clique, abandonar o carrinho de compras e migrar para a concorrência se torna algo bem comum.

Muitos gestores mantém como foco de suas estratégias apenas o aumento do volume de vendas. Apesar de importante, só isso pode não ser o suficiente. Promover um vínculo e uma relação mais próximo com o seu cliente, além de passar segurança e confiabilidade para ele, acaba aumentando também as chances de fidelização. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Quer saber como você pode melhorar o relacionamento com o seu consumidor e, assim, vender ainda mais? Continue a sua leitura e confira todas as nossas dicas!

Por que investir nessa aproximação?

Como já dissemos, é muito importante que as empresas invistam no relacionamento com o cliente. Mas você sabe o porquê disso?

Mais do que a fidelização, que garante que o cliente confie na sua empresa e prefira fechar um negócio novamente com você, existem alguns outros benefícios de se investir nessa aproximação. Veja alguns deles:

  • Ter promotores voluntários da sua marca

Quanto mais um cliente confia na sua empresa, maior é a chance dele te indicar para algum conhecido, amigo ou parente. Esse tipo de propaganda voluntária e feita pelo boca a boca pode ser extremamente efetiva, uma vez que ter referências e recomendações gera automaticamente um sentimento de segurança em quem está buscando por algum produto ou serviço.

  • Mais credibilidade perante o mercado

A confiança que uma empresa transmite aos seus consumidores reflete diretamente no mercado de atuação. Com a propaganda voluntária que falamos no tópico anterior, além de conquistar novos consumidores, há ainda a chance de se tornar uma referência no seu segmento. Boa imagem, credibilidade e autoridade são fatores importantes e fundamentais para as empresas de sucesso.

  • Maior facilidade para identificar problemas e soluções

A partir do momento em que você conhece as necessidades e os desejos do seu cliente, é mais fácil identificar os problemas e as soluções mais adequadas, o que o deixa mais seguro para solicitar ajuda quando for preciso. Também é importante que você se mostre aberto às sugestões e disposto a ouvir o que o consumidor tem a dizer.

5 Estratégias para melhorar o relacionamento com o consumidor

Agora que você já conhece as vantagens que o bom relacionamento com o cliente traz para a sua empresa, está na hora de saber quais são as estratégias que podem te ajudar com isso. Veja nossas dicas:

#01: Conte com o auxílio da tecnologia

Ter a tecnologia como aliada na hora de se aproximar dos consumidores é uma dica extremamente eficaz. Softwares de gestão, redes sociais e boas ferramentas de comunicação viabilizam o contato de maneira mais rápida e assertiva.

Por exemplo, você pode utilizar o e-mail ou o SMS para encaminhar lembretes, avisos ou simplesmente mensagens com a intenção de estreitar a relação.

#02: Aposte na Régua de Relacionamento

A Régua de Relacionamento é formada por diversas ações que devem estar distribuídas ao longo do funil de vendas, tornado o contato com o cliente mais frequente e criando valor para que ele evolua ao longo dessa linha do tempo.

Existem alguns tipos, mas quando falamos mais especificamente da Régua de Acompanhamento, podemos pensar nela como um termômetro para medir como anda o relacionamento da empresa com o cliente. Fazer perguntas que gerem um feedback é sempre construtivo e pode guiar os seus próximos passos a partir de então.

>>>>> Para saber mais sobre os tipos de Régua de Relacionamento, clique aqui e confira o nosso artigo sobre o tema!

#03: Ouça os feedbacks e implemente as melhorias necessárias

Receba os feedbacks e as sugestões de melhoria de braços abertos. Eles te ajudam a identificar os pontos fortes e os pontos fracos da sua empresa e não devem ser levados pelo lado negativo. Sempre há o que melhorar e o cliente é uma peça fundamental para montar esse quebra-cabeça.

Além disso, os feedbacks positivos também podem aparecer e mostrar que você está caminhando para o lado certo.

#04: Invista no bom atendimento

Investir na capacidade das equipes e no aprimoramento dos processos é fundamental. O atendimento é a porta de entrada para definir se a experiência do consumidor será boa ou ruim. Clientes bem atendidos têm muito mais possibilidades de voltar a fechar um negócio com você.

Por outro lado, se algo for desagradável, além de não retornar, existe a chance dele falar mal da sua empresa para outras pessoas.

#05: Independente do momento da compra, esteja próximo ao seu consumidor

Em datas pontuais, como Natal e aniversário, oferecer algum tipo de promoção ou benefício para o cliente é uma boa estratégia. Isso faz com que os clientes que já compraram com você se sintam especiais, e ainda traz novas pessoas interessadas no seu negócio.

Dependendo do segmento que você atende, existem outras datas comemorativas importantes que podem te ajudar a impulsionar ainda mais as suas vendas.

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