Modelos de mensagens de prospecção de clientes para imobiliárias e corretor de imóveis

Modelo de mensagem para prospecção de clientes no mercado imobiliário
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O mercado de imóveis é ditado por oscilações econômicas e forte competição. A diversidade de imóveis, preços e as exigências do público demandam ainda mais sagacidade por parte de quem atua no segmento. Neste cenário, como tornar a prospecção de clientes no mercado imobiliário mais assertiva e eficiente?

A abordagem visando novos negócios pode acontecer por meio de diferentes canais de comunicação, do tradicional telefonema ao SMS. A escolha entre cada um deles vai variar de acordo com o público e a estratégia que você escolher. 

Canal escolhido e contato localizado. Agora, como enviar a mensagem certeira, aquela que vai prender a atenção do futuro cliente e potencializar o fechamento? 

É sobre isso que falaremos neste artigo. Conheça também nossos 10 exemplos de mensagem e acerte em cheio com a prospecção de clientes do mercado imobiliário.

Quais os principais canais de prospecção de clientes no mercado imobiliário?

Nosso intuito é apontar as sugestões de mensagem que geram maior retorno e menor custo para sua operação. Portanto, abordaremos os canais que oferecem melhor custo-benefício no momento: e-mail, WhatsApp e SMS

Você pode ainda agregar outros meios de contato para enriquecer sua estratégia — telefone, malas diretas etc — e com isso atender diferentes necessidades e situações na hora de prospectar clientes. 

SMS Marketing

O envio de SMS é uma das formas de comunicação que apresentam melhor eficiência na atualidade. Com ele é possível realizar o envio massivo, sem perdas na entrega e com ótima taxa de abertura. Juntando tudo isso, o custo por envio acaba sendo muito baixo. 

A grande questão do formato é sua limitação a 160 caracteres, que pode ser mais uma vantagem do que um complicador propriamente dito. 

O texto deve ser bem direto, claro e objetivo, o que facilita a vida do usuário e garante que ele leia sua mensagem sem perder tempo.

Sua taxa de entrega gira em torno dos 98%. É enviado direto ao celular, ferramenta que se tornou parte da rotina da maioria dos brasileiros. Dependendo da ferramenta de disparo escolhida, você consegue inclusive avaliar as métricas de conversão de cada envio, direcionar que clicou no link para outra etapa da campanha, entre outras facilidades.

Entretanto, o SMS possui alguns pontos que devem ser evitados ao longo de cada mensagem. São eles:

E-mail marketing

A comunicação por e-mail é bastante eficaz, mas exige alguns conhecimentos em marketing digital, bem como o manuseio de uma boa ferramenta de e-mail marketing. Esses mecanismos permitem o disparo de campanhas compostas por diversos e-mails, segmentadas por tipo de público ou etapa do funil de vendas. 

Ou seja, você pode tanto enviar uma abordagem mais genérica no primeiro contato e ir estreitando sua relação conforme a demonstração de interesse do prospectado, como também fazer uma aproximação mais direta com aquele cliente que está a um passo de fechar a transação.

Como medir esse interesse? A partir de métricas como taxa de abertura e taxa de cliques em cada e-mail. Para tal, além de um sistema com bom percentual de entrega dos envios, é importante realizar os disparos para os e-mails corretos. O contrário pode prejudicar o resultado da campanha inteira.

Visto esses pontos centrais, chegou a hora pensar na mensagem. Comece observando o que seu e-mail não deve ter, a menos que você queira que ele caia diretamente na caixa de spam:

WhatsApp

O WhatsApp é o serviço de mensagem instantânea que mais se popularizou no Brasil. Seu uso para fins comerciais ganhou ainda mais força quando o Facebook adquiriu a plataforma e lançou no ano de 2018 a função business.

Sua utilização é ainda discutida entre profissionais de marketing e do ramo imobiliário. Enquanto uns consideram o melhor meio para encontrar o cliente, outros acreditam ser invasivo e gerar resistência em quem recebe uma apresentação de corretor de imóveis pelo canal.

Tomando os devidos cuidados e utilizando um texto para imobiliárias que seja bem estruturado, esse canal pode fortalecer o relacionamento, oferecer uma comunicação rápida com o cliente e, por que não, gerar novos negócios.

Uma das vantagens do WhatsApp é a possibilidade de utilizar diversos formatos — imagens, vídeos, envios de links — para complementar sua informação em texto. 

O serviço é gratuito e tem boas taxas de visualização, uma vez que o usuário é notificado a cada mensagem recebida e geralmente não resiste à curiosidade de clicar para saber o motivo da mensagem.

Assim como nos outros dois meios, o aplicativo permite a criação de campanhas, embora exista a restrição de envio para até 256 contatos. A análise de métricas é manual e o máximo que dá para fazer é utilizar tags UTM para rastrear o tráfego gerado. 

E para complementar, confira alguns pontos de alerta para evitar os bloqueios e rejeição por parte dos seus clientes:

Quais as vantagens para a imobiliária que utiliza esses canais?

O boca a boca e a panfletagem ainda geram resultados dentro do setor, mas nem sempre na rapidez e volume que o corretor e a imobiliária necessitam. A tecnologia uniu essas duas variáveis, tornando a prospecção de clientes no mercado imobiliário mais acessível e escalável.

Se você já utiliza um dos meios citados neste artigo suas chances de encontrar imóveis e interessados são positivas. Agora, utilizando todos os três canais dentro da estratégia de abordagem, seu alcance e capacidade se ampliam exponencialmente.

O mercado imobiliário abrange todo tipo de público, afinal, moradia é uma necessidade básica e um ótimo investimento. Mesmo que você atue de forma bem nichada, com um tipo de imóvel específico, sempre haverão compradores e vendedores, locadores e locatários.

Cada uma dessas pessoas têm preferências e realidades de vida distintas. Há quem passe horas no celular, mas não tenha paciência para abrir um e-mail sequer. Tem aquele cuja rotina é extremamente puxada e mal sobra tempo para abrir o WhatsApp, mas sabe que a notificação de um SMS pode representar algo importante.

O que queremos dizer com isso? Simples. Ainda que você não invista muito em marketing, delimitação ou pesquisa de público, a diversificação dos canais de comunicação diluirá seus custos com prospecção, fazendo sua oferta ser ouvida pela maior parte dos prospectados, seja em um ou em outro meio.


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Quais o 10 melhores modelos de mensagem para prospectar clientes do mercado imobiliário?

E-mail, SMS e WhatsApp possuem formatos e extensões bem distintos. Explicamos anteriormente essas características e como não cair nos principais erros de abordagem em cada um.

É chegado o momento de descobrir como acertar na prospecção de clientes no mercado imobiliário em cada uma destas categorias. Acompanhe!

1. SMS para lançamentos imobiliários

2. SMS para venda ou locação

3. SMS para despertar o interesse

4. SMS como resposta de um contato inicial

5. E-mail com apresentação para novos empreendimentos

6. E-mail para anúncio de imóveis em geral

7. E-mail de apresentação do corretor de imóveis com mensagem de valor

8. Texto de WhatsApp para corretor de imóveis

9. Mensagem WhatsApp de corretor para cliente cadastrado

10. WhatsApp com base no tráfego do site

Efetuar uma boa prospecção de clientes no mercado imobiliário tem muito a ver com o uso da mensagem ideal para cada tipo de canal escolhido. Agora que você conheceu alguns dos melhores exemplos para conversão, escolha as ferramentas que mais combinam com a sua estratégia e parta para a conquista de melhores números.

Quer dar um gás na sua prospecção de clientes dentro do mercado imobiliário?

Se você é corretor imobiliário e quer alcançar mais pessoas com suas ofertas e soluções, o SMS é uma alternativa que oferece inúmeras possibilidades! 

Primeiramente, o SMS é um canal de comunicação direto e eficaz, com altas taxas de abertura e leitura. Além disso, é uma forma rápida e acessível de alcançar um grande número de pessoas simultaneamente.

SMS também é uma opção de baixo custo em comparação a outros meios de comunicação, sendo uma ótima escolha para empresas que desejam otimizar seus recursos.

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