Se você é da área da saúde e ainda acha que não tem nada a ver com marketing, este é seu último dia com esse pensamento. Nossa missão neste texto é te mostrar, na prática, como você pode usar nossos modelos de mensagem para clínicas, consultórios e convênios de maneira inteligente.
A ideia principal dessas mensagens é fortalecer o relacionamento que existe entre seu paciente e o seu negócio. Vamos te ajudar a fazer isso em diversas situações do dia a dia aí do seu consultório. E o melhor é que você terá só que colocar em prática e testar!
Preparamos frases para consultório médico, mensagem de boas-vindas para clínicas, exemplos de mensagem de confirmação e muito mais. Tudo pronto para você enviar pelo WhatsApp ou por SMS.
Se é isso o que você estava procurando, veio ao lugar certo. Confira agora!
Modelos de frases para pacientes ajudam a fortalecer o relacionamento com o cliente
É importante entendermos que seu paciente é também um cliente. Por isso, identificar quais são as melhores frases para pacientes é vital para fornecer a melhor experiência possível, desde o primeiro contato com a marca até realmente receber o produto prometido.
Pensando no contexto da Saúde, sabemos que o paciente precisa ser bem atendido na consulta com o especialista. Afinal, é realmente necessário que ele seja diagnosticado e tratado. Esse é o produto que lhe é prometido.
“Tudo se inicia na estratégia que está por trás dos seus processos, no treinamento da equipe e em como as ferramentas são utilizadas, o SMS é sim uma ferramenta de trabalho“
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Mas você já pensou que fazer um pouquinho a mais por aquele paciente pode mudar a experiência dele como um todo?
É claro que você ou os especialistas da sua clínica precisam continuar atendendo bem. Mas usar modelos de mensagem para clínicas no contexto certo pode ir além. E é esse “ir além” que fará seu paciente voltar.
Imaginemos que um paciente vai a uma policlínica e não se sentiu à vontade com o oftalmologista. Mas, ao precisar de um neurologista, em outro momento, ainda assim ele volta ao estabelecimento.
Isso já aconteceu com você? Provavelmente você voltou porque se sentiu bem tratado por todos da equipe de atendimento. Ou então porque se sentiu lembrado em meio a tantos pacientes.
Uma pesquisa conduzida pela Press Ganey mostrou que 15,7% dos pacientes entrevistados não indicariam os serviços médicos que utilizam. Entre os motivos determinantes estão a confiança no médico, a atenção mostrada pela equipe por dúvidas e preocupações e a cortesia dos profissionais.
Então aqui estão alguns pontos que os modelos de mensagem para clínicas, convênios e planos de saúde podem ajudar:
- Facilitar e agilizar a rotina do paciente
- Ultrapassar expectativas de atendimento
- Valorizar a opinião do paciente
- Entregar informação de qualidade
- Humanizar o contato clínica-paciente
No próximo tópico, já vamos entrar em ação com os exemplos de mensagem. Antes, deixamos aqui uma sugestão de leitura se você quiser conhecer outras maneiras de melhorar o relacionamento com seus clientes.
Como usar os modelos de mensagem para clínicas, consultórios e convênios
Antes de copiar e colar os modelos de mensagem para clínicas e consultórios para seus clientes, leve em consideração dois pontos importantes: a ferramenta utilizada e o contexto/ motivo da mensagem.
Isso porque cada ferramenta tem suas características específicas e cada momento do atendimento ao cliente tem uma intenção. Veja só:
O contato via WhatsApp pode ser utilizado em vários contextos na área da saúde. Por exemplo, para chamar o paciente para retorno ou uma mensagem de confirmação de horário da consulta.
Isso facilita a rotina do paciente e otimiza o atendimento, dando aquela sensação de cuidado e atenção.
Uma boa dica é usar essa ferramenta como um canal de informação segura e de qualidade. Produzir conteúdos curtos de saúde pode crescer essa ideia de que sua clínica se preocupa com o bem-estar dos pacientes.
O melhor caminho para começar a enviar nossos modelos de mensagem é ter uma conta comercial do WhatsApp, o que é bem simples.
E atenção: apesar de caber relativamente bastante texto em uma única mensagem, não é indicado o envio de mensagens muito longas. A ideia é levar informação de forma rápida, prática e com credibilidade.
Saiba ainda que essa é uma rede de mensagens instantâneas. Ou seja, o paciente do outro lado da tela está acostumado com um tempo mais curto de resposta. Então, sua equipe precisa estar preparada para responder com atenção e empatia.
Afinal, de nada adianta mostrar ao paciente que ele é importante e depois parar de responder, não é mesmo?
SMS
Os modelos de mensagem para clínicas também podem ser enviados por SMS em massa.
O que você precisa saber aqui é que estes textos serão mais curtinhos, apenas com 160 caracteres. Isso dá uma média de 25 a 28 palavras por mensagem, ok? Então é preciso ser objetivo.
Essa ferramenta funciona bastante como notificação, então pode ser útil para uma mensagem de confirmação de horário da consulta, por exemplo.
Uma outra opção é usar o SMS para encantar o paciente, fazendo sempre um pouco a mais do esperado. São os detalhes que fidelizam o cliente ao seu serviço.
Vamos entender melhor com os exemplos de mensagem de confirmação, de chamada para retorno e de datas comemorativas.
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Modelos de mensagem para consultórios e clínicas
Entrando em ação, vamos aos exemplos de mensagem para clínicas e consultórios. Separamos todos eles por objetivo e por ferramenta para que fique mais fácil sua visualização.
Olha só!
Levando informação de qualidade ao paciente
Informe aos seus pacientes que eles receberão dicas semanais de saúde, como uma pequena “série” de conteúdo. Esses podem ser bons modelos de mensagem para planos de saúde.
Lembre-se: todos os conteúdos devem ser embasados em dados científicos e verdadeiros. Além disso, cheque também as normas do Conselho Federal de Medicina sobre a publicidade médica.
1) “Olá, Marina!
A dica do #CuidandoBem de hoje é sobre a atenção com a fala das crianças. Alguns fatores podem causar o atraso desse desenvolvimento, veja:
- Perda da audição
- Falta de estímulos (pouco tempo conversando com adultos)
- Autismo
- Traumas cerebrais ou psicológicos
*Fonte: (exemplo: um centro de psicologia e desenvolvimento infantil)
Reparou em algum tipo de atraso? Sem nervosismo, nós aqui da (nome da clínica) estamos sempre perto da sua família.
Você pode marcar uma consulta com o fonoaudiólogo Dr. X por aqui mesmo, ou se preferir, pelo telefone: XXXXXX.
Espero que esse conteúdo tenha ajudado!
Até mais,
(nome do médico ou do/a atendente)”
2) “Oi, Sérgio!
O inverno chegou e um ou outro resfriado sempre aparecem. Mas você sabia que alguns alimentos podem fortalecer seu sistema imunológico? Anote aí:
- Vegetais escuros (brócolis, couve, espinafre)
- Frutas cítricas (laranja, acerola, kiwi)
- Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)
*Fonte: Nutricionista Dra. (nome completo), CRM (número)
Não custa nada prevenir, não é mesmo?
Boa semana,
(nome da clínica)”
Outro modelo de mensagem com conteúdo para clínicas pode ser um resumo de alguma matéria no site da empresa:
3) “Carla,
As últimas semanas estão muito quentes, você tem se cuidado?
Veja 4 dicas práticas para se manter hidratada durante todo o dia: (link do blog da empresa)
Até mais,
(nome atendente, Clínica X)”
Encantando e fidelizando
4) “Amanda,
Agradecemos sua escolha pela Clínica X! Esperamos que tenha gostado de nossos serviços.
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só nos enviar sua mensagem por aqui mesmo.
Atenciosamente,
(nome da clínica)”
5) “Daniel,
Hoje foi sua consulta com o nutricionista Dr. X.
Você poderia responder 3 perguntas para nossa equipe de melhorias sobre sua experiência em nossa clínica? (colocar link da pesquisa).
Obrigada pela atenção,
(nome do atendente)”
Cuidando da saúde dos pacientes
6) “Olá, Márcia!
Sua última consulta com a cardiologista Dra. X já faz um ano. A senhora teria interesse em marcar um horário para o check-up anual?
Podemos agendar por mensagem mesmo.
Estou à disposição!
(nome do atendente, da Clínica Y)
7) “Bom dia, Carlos!
Como você está se adaptando ao seu novo plano alimentar?
Qualquer dúvida ou alteração, você pode mandar uma mensagem para este número, ok?
À disposição,
(nome do atendente, nome da clínica)”
SMS
Dando boas-vindas
Esse tipo de modelo de mensagem para clínicas também pode ser usado com a ideia de encantar e fidelizar seu paciente. Lembre-se sempre de se identificar antes de começar o texto do SMS.
Veja:
8) “[CLÍNICA OLIVEIRA] Márcio, amanhã é sua primeira consulta em nossa clínica. Estamos na Rua Antônio Lapa, 36, Cambuí. Até lá!
9) “[CONSULTÓRIO] Olá, Ana! Estamos prontos para te receber às 14h! Qualquer imprevisto, ligue para XXXX-XXXX. Até breve!”
Lembrando da consulta
Uma mensagem de confirmação de horário da consulta pode fazer com que seu cliente se organize melhor. E, consequentemente, evite janelas na agenda da sua clínica ou consultório.
10) “[CONSULTÓRIO] Olá, Angelo! Sua consulta com o Dr. Paulo é amanhã 13/07, às 11h. Podemos confirmar? Responda 1 p/ SIM e 2 p/ NÃO.”
11) “[CONVÊNIO] Julia, não se esqueça: seu acompanhamento com a Dra. Camila está agendado para 13/07, às 15h. Até lá!”
12) “[CLÍNICA] Nicole, sua consulta com a Dra. Sandra foi confirmada para amanhã, às 15h. Qualquer dúvida, ligue: XXXXX-XXXX.”
Lembrando do retorno
Aproveitando esses modelos de mensagem para convênios, você pode ser bastante útil ao seu paciente.
13) “[CONVÊNIO] Mônica, você tem retorno marcado com sua fisioterapeuta no dia 13/07, às 18h, no Hospital Santa Luzia. Boa semana!”
14) “[CONSULTÓRIO/ CONVÊNIO] Caio, não se esqueça de marcar o retorno com seu dentista para tirar os pontos da extração. Entre em contato: XXXX-XXX”
Mostrando preocupação com a saúde do paciente
15) “[CONVÊNIO] Eduardo, recebemos o resultado do seu exame de sangue. Deseja marcar uma nova consulta? Ligue: XXXX-XXX. Um abraço, equipe X”
16) “[CONVÊNIO] Maria, você já fez o check-up este ano? Saúde não se deixa para depois! Acesse nosso site e agende seus exames: (link encurtado do site)”
17) “[CLÍNICA] Mamãe, já está quase chegando a hora! Não deixe as malas da maternidade para última hora. Dúvidas? Fale conosco: (telefone)”
Lembrando do paciente em datas comemorativas
18) “[CONSULTÓRIO] Feliz Aniversário, Ana! Desejamos um dia cheio de sorrisos e muitas alegrias pra você. Com amor, equipe do Consultório X.”
19) “[CLÍNICA] Feliz dia dos Pais, Rafael! Que nunca te falte aquele abraço cheio de energia que só um filho pode dar. Com carinho, Clínica Y.”
20) “[CONVÊNIO] Mamãe, hoje o dia é seu! Além de muita saúde pra você, desejamos amor e proteção de quem você mais ama. Carinhosamente, Convênio X.”
Conclusão
Como vimos, o primeiro passo do profissional de saúde no marketing é entender que pacientes são, também, clientes. Ou seja, a experiência deles como um todo importa muito.
Os modelos de mensagem para clínicas entram como uma estratégia de aproximação entre clínica-paciente. É preciso demonstrar cuidado e preocupação com essa relação, mesmo que o paciente não esteja em consulta.
Demos diversos exemplos sobre como chamar o paciente para o retorno e mensagens de boas-vindas para clínicas. Também aprendemos a ir além, com mensagens de conteúdo informativo e em datas especiais.
Quanto mais humanizado e personalizado for seu atendimento, mais forte será sua relação com o paciente. E pacientes fiéis são sua melhor propaganda!
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