Sistemas de localização online de clientes devedores

A inadimplência é um dos grandes vilões na luta pelo crescimento empresarial e, como você sabe, nem sempre é fácil encontrar quem deve. A boa notícia é que já existem soluções interessantes para o problema: são os sistemas online de localização de clientes devedores.

Você já ouviu falar nesse tipo de ferramenta? Se você está com dificuldades para localizar seus clientes inadimplentes e precisa aumentar o índice de dívidas recuperadas, este post pode ajudar. Continue a leitura e aprenda a usar a tecnologia a favor das suas cobranças!

O que é um sistema de localização online de clientes devedores?

Como encontrar um cliente devedor quando se tem apenas o seu número de telefone? Essa pode ser uma tarefa bem complexa e prejudicar os resultados da sua equipe de cobrança.

Não é incomum que o devedor evite atender ao telefone e, nesse caso, você enfrentará um grande desafio. Afinal, se não é possível sequer conversar com o cliente, como negociar e recuperar a dívida?

Os sistemas de localização online são uma boa alternativa. Criados para simplificar a busca por dados confiáveis e atualizados de devedores, eles fazem uma verdadeira pesquisa em bancos de dados e cruzam informações para entregar novas opções de contato.

Por que contratar essa ferramenta?

Sempre que um cliente deixa de saldar uma dívida, podemos identificar um fluxo de informações e acontecimentos. Em outras palavras, há uma “jornada da inadimplência” — e ela precisa ser bem compreendida por quem lida com a cobrança:

  • o cliente realiza uma compra a prazo;
  • o cliente deixa de pagar a parcela;
  • a empresa tenta o primeiro contato;
  • o devedor pode ser encontrado e não paga a dívida ou sequer é encontrado;
  • a equipe de cobranças faz várias tentativas de contato;
  • o fracasso exige o uso de um sistema de localização de devedores.

Perceba que as tentativas sem sucesso de encontrar o cliente e negociar a dívida podem frustrar a negociação. Para que isso não ocorra, é preciso apostar em ferramentas modernas e eficientes de localização.

Na maioria dos casos, a empresa tem apenas o contato telefônico de seus clientes e, ao ligar para o número, descobre que se trata de um telefone fixo. Nesse momento, é possível que você ouça “ele não está em casa” ou “não conheço essa pessoa”.

Esse é apenas um dos desafios da equipe de cobrança — e que exige a adoção de estratégias inteligentes para localizar a pessoa.

Agora responda: não seria ótimo contar com um bom sistema de localização? Com certeza, essa ferramenta pode ser sua grande aliada!

Como funciona o sistema de localização online?

Imagine que você tem uma lista de inadimplentes, mas dispõe apenas dos dados telefônicos dessas pessoas.

Depois de diversas ligações sem sucesso, decide ir atrás de mais informações sobre a localização desses devedores e contrata um sistema.

Essa ferramenta funciona em um modelo exploratório e pode ser usada para atualizar e buscar informações sobre pessoas físicas ou jurídicas.

Funciona assim: você insere uma chave de busca — que pode ser o nome, o CPF ou CNPJ do devedor, por exemplo — e o sistema faz todo o trabalho para localizar a pessoa. Para o sucesso da pesquisa, é necessário que a solução utilizada se apoie em uma base sólida de dados e mantenha um histórico muito bem organizado.

Além disso, ela precisa permitir a localização de pessoas e empresas de forma individualizada e em massa, dando acesso a dados e informações cadastrais de milhares ou milhões de pessoas e empresas de uma única vez.

Por essa razão, no momento em que empresas credoras ou as assessorias de cobrança sentem a necessidade de um sistema para localizar inadimplentes, a Assertiva é a escolha mais adequada, pois ela oferece um leque de sistemas modernos e eficientes.

Quais os benefícios de investir no Localize?

Localize é o sistema de localização online de devedores da Assertiva, uma poderosa ferramenta para empresas que precisam encontrar clientes devedores e recuperar o capital de maneira rápida e eficiente.

Como você sabe, localizar essas pessoas é uma das premissas para melhorar os resultados de qualquer departamento ou assessoria de cobrança.

Afinal, somente depois disso é que a empresa tem a possibilidade de negociar a dívida e fazer receita.

O Localize é o caminho mais rápido e vantajoso para se atingir esse objetivo. Quer saber por que? Confira as suas principais vantagens!

Apresenta diversas opções de busca

Com o Localize, você pode iniciar a busca com diferentes dados cadastrais de seu cliente inadimplente, como:

  • nome;
  • telefone;
  • endereço;
  • e-mail;
  • CPF;
  • CNPJ.

Na prática, isso significa que não é preciso ter todos os dados de alguém — o que é bem difícil de acontecer. Mesmo com poucas informações, a ferramenta executa uma busca inteligente e traz um relatório útil para suas cobranças.

Saiba como organizar um departamento de cobrança; veja o vídeo

Identifica números com WhatsApp

O WhatsApp tem mais de 120 milhões de usuários no Brasil. Um número interessante, não é mesmo? Principalmente quando percebemos que esse aplicativo de mensagens instantâneas pode ser uma excelente estratégia para encontrar clientes devedores.

Diferentemente do que ocorre com telefones fixos, o número do WhatsApp é pessoal e isso garante que o contato seja direto com o inadimplente — esse é um dos grandes diferenciais do Localize!

O sistema da Assertiva tem a capacidade de identificar e informar à equipe de vendas os números que estão ativos nessa rede social.

Permite a busca por meio do e-mail

Você sabia que o Localize consegue encontrar inadimplentes fornecendo apenas o seu e-mail? Essa é mais uma vantagem expressiva de se investir nessa solução.

Lembre-se de que quanto maior for o leque de busca, mais chances de sucesso você tem.

Fornece relatório completo e qualificado

Quando você utiliza a solução da Assertiva, tem em mãos um relatório completo sobre o cliente inadimplente. Com ele, você encontra tudo o que precisa para fazer um contato eficiente e apto a fechar uma negociação importante para a sua empresa.

Dentre os dados rastreados, vale a pena destacar:

  • CPF ou CNPJ;
  • RG;
  • nome;
  • nome da mãe;
  • data de nascimento;
  • telefones — incluindo o WhatsApp;
  • endereços;
  • recebimento de benefícios no INSS;
  • participação em empresas;

Tem um valor justo e coerente

Outro ponto de destaque para o Localize — e demais soluções da Assertiva — é que o valor cobrado leva em consideração as necessidades e o próprio perfil da empresa.

Em outras palavras, a venda do produto é feita de maneira consultiva. É feita uma análise do negócio, do seu fluxo de uso e do número de usuários necessários para que se chegue a um valor justo e adequado a cada um de nossos clientes.

Facilita o controle e monitoramento do gestor de cobranças

Você tem uma ampla equipe de cobranças? Está com dificuldades para monitorar o desempenho e as atividades exercidas por cada um de seus colaboradores?

Sabemos que esse controle é um dos pilares para manter um bom nível de trabalho e conquistar bons resultados.

Por isso, o nosso sistema permite a criação de diversos usuários — cada membro da equipe tem um acesso. Além disso, você poderá acompanhar de perto os serviços que cada membro acessa e, também, controlar o volume de uso individual.

Permite a classificação dos inadimplentes em um ranking

Por último, é importante destacar que, além de todos os diferenciais apresentados, o Localize permite que o gestor utilize uma extensão que classifica seus inadimplentes em um ranking — facilitando a definição da estratégia de abordagem mais efetiva.

Como isso acontece? Simples! A plataforma aceita a inclusão do recurso do Score de Propensão de Pagamento. Trata-se de um modelo estatístico baseado em inteligência artificial — utiliza mais de 42 variáveis — que determina a probabilidade de você conseguir fechar uma negociação no ato da cobrança.

Na prática, os clientes são distribuídos em um ranking que vai de A a J. Aqueles com maior propensão de negociação estarão classificados como “A”, já os que apresentam uma maior tendência a não negociar estarão no grupo “J”.

Esse é um recurso interessante, especialmente para o planejamento da cobrança. Afinal, um cliente que apresenta uma alta tendência de quitar a dívida deve receber propostas diferentes daquele que está em uma classificação oposta.

Cobrar um devedor não é uma missão simples, mas também não é impossível. Na verdade, é preciso entender que uma das regras do profissionalismo é cobrar pelo serviço prestado ou produto vendido. Afinal, os clientes, assim como a empresa, têm um dever a cumprir.

No entanto, a crise econômica e diversos fatores contribuem para que o número de inadimplentes cresçam e é nesse momento que a equipe de cobrança surge como instrumento necessário para recuperar esse capital perdido.

Nem sempre a localização de clientes devedores será tão rápida e fácil. Mas, conforme visto, o uso de um sistema desenvolvido especialmente para essa finalidade pode fazer toda a diferença. Por isso, não perca mais tempo e comece a encontrar aqueles que lhe devem!

Gostou do Localize? Seja qual for o perfil da dívida e a quantidade de clientes inadimplentes, a Assertiva está pronta para ajudar você! Por isso, se você deseja localizar essas pessoas de uma maneira mais rápida e eficiente, clique aqui para acessar o nosso site e entrar em contato conosco!

2 Comentários

  • Sou advogado e gostaria de fazer um teste gratuito do sistema para verificar a eficiencia dele.
    Já fui cliente de outros aplicativos ou programas e não atenderam minha necessidade, pois apenas replicavam o que eu obtinha através do Renajud, Bacenjud e Infojud.

Deixe uma resposta