6 motivos para utilizar a tecnologia de cobrança em sua equipe

Cobrar com eficiência. É provável que este seja um dos seus principais objetivos como gestor. Você já pensou em como a tecnologia de cobrança pode ajudar com essa tarefa?

O tempo dos processos manuais e ineficientes está ficando para trás. Atualmente, o setor de cobranças pode contar com o auxílio de recursos que otimizam o dia a dia da equipe e garantem excelentes resultados.

Ainda tem dúvidas de que esse é um bom investimento para sua empresa? Veja os motivos para apostar na automatização!

Big Data e Business Intelligence: entenda as tecnologias à sua disposição

Acompanhar o desenvolvimento da tecnologia pode ser um grande desafio. O mercado está evoluindo em uma velocidade impressionante e a todo momento novos recursos entram em cena.

Dentre as diversas opções, o Big Data e o Business Intelligence merecem destaque. Afinal, eles proporcionam mais eficiência e assertividade ao setor de cobranças.

O Big Data é a tecnologia que cuida do grande volume de dados gerados a todo instante em um negócio. Seu diferencial é cruzar informações provenientes de diversas fontes e transformá-las em insights rápidos.

O Business Intelligence, também conhecido como inteligência de negócios, é o processo de coleta, análise e monitoramento das informações que ajudam o negócio a operar de maneira estratégica. Seu papel é transformar dados brutos em referências essenciais para uma boa gestão.

Conheça os 6 motivos para investir em tecnologia de cobrança

Deu para perceber que Big Data e Business Intelligence são tecnologias que se complementam, não é mesmo? Por isso, apostar em ferramentas que se baseiam nesses ideais pode ser muito vantajoso para sua empresa.

Como um bom gestor deve sempre estudar e avaliar seus investimentos, reunimos 6 motivos que confirmam a importância de automatizar e confiar no poder dos dados no setor de cobranças. Confira!

1. Aumenta os êxitos na cobrança

A inadimplência é um problema para as empresas. Quando um cliente não honra com seus compromissos, o funcionamento do negócio é comprometido e o desequilíbrio no fluxo de caixa começa a afetar suas finanças.

A boa notícia é que esse desafio pode ser superado com o auxílio da tecnologia. Com informações atualizadas em mãos, sua equipe consegue tomar as decisões corretas e recuperar mais dívidas.

Não é por acaso que a frase “os dados são o novo petróleo” é tão repetida no universo empresarial. Porém, em uma análise mais profunda, podemos afirmar que não basta tê-los, é preciso fazer um bom uso deles — daí a importância do Business Intelligence.

2. Facilita a localização de pessoas

Quem nunca enfrentou problemas para encontrar um cliente inadimplente, não é mesmo? Esse gargalo tem diferentes causas, mas frequentemente está associado à desatualização da base de dados da empresa.

As pessoas mudam de endereço, telefone e e-mail o tempo todo. Então como garantir que seu negócio tenha sempre a informação correta em mãos?

Mais uma vez, a tecnologia é sua maior aliada. Algumas plataformas fazem uma varredura em diferentes fontes, cruzando informações e selecionando aquelas que serão mais úteis para sua equipe.

Dessa maneira, você não perderá tempo com tentativas frustradas de contato sempre que precisar falar com o devedor.

3. Reduz custos no setor

A gestão de cobranças vive uma época sem precedentes. Atualmente, é possível otimizar tarefas e garantir que a equipe e seus gestores se dediquem a atividades mais estratégicas.

O uso de boas ferramentas traz mais efetividade, reduz o retrabalho e permite o uso de métricas de desempenho. Tudo isso, é claro, reduz custos e amplia os resultados obtidos.

A cobrança digital, entendida como o uso de canais e dispositivos digitais para envio de boletos, notificações e alertas é um bom exemplo. O uso de SMS, WhatsApp e e-mail é uma alternativa mais barata do que o telefone e pode ser encaixado na régua de cobrança.

4. Aumenta a receita empresarial

Quanto mais eficiente é o setor de cobranças, maior é a receita empresarial. Os recursos recuperados são de grande importância para o equilíbrio financeiro do negócio e ajudam a mantê-lo em operação.

Como você sabe, para que um empreendimento cresça e se destaque no mercado, é preciso que suas receitas superem as despesas. Quando a inadimplência sobe de maneira desordenada, essa meta é comprometida e, em pouco tempo, os problemas começam a surgir.

Dessa forma, podemos concluir que a tecnologia de cobrança contribui para a elevação das receitas, pois facilita a recuperação de dívidas.

5. Melhora a comunicação com o cliente

Muito se discute sobre a importância do relacionamento com o cliente. Porém, é preciso destacar que essa é uma necessidade de todas as áreas, o que inclui o setor de cobranças.

Conseguir desenvolver um diálogo eficiente e assertivo com o devedor é uma premissa para o alcance das metas estabelecidas e evita que o relacionamento seja rompido. Afinal, a cobrança não pode interromper um ciclo de confiança e parceria.

Nesse caso, as tecnologias disponíveis são úteis em diversas fases do processo. A localização, o contato, a escolha do canal de acionamento e até o envio de segunda via podem ser mais simples e eficientes com apoio tecnológico.

Esses fatores, em conjunto, permitem que a cobrança seja mais amigável e tranquila. O colaborar tem o que precisa em mãos e, assim, consegue se planejar melhor para a abordagem e a negociação.

6. Permite decisões mais assertivas

Por fim, como consequência de todos os benefícios citados, o uso de tecnologia no setor de cobranças leva a decisões mais assertivas.

Em síntese, o acesso às informações e a análise de dados mais qualificada são fatores que contribuem para que o time de cobranças faça boas escolhas e consiga recuperar mais dívidas para a empresa.

Gerir o setor com base em “achismos” e pura intuição não é a melhor opção e representa muitos riscos. O ideal é se abastecer de referências e aproveitar todo o potencial dos recursos à sua disposição.

Viu só como a tecnologia de cobrança pode contribuir para o sucesso de seu setor? Nós sabemos que cobrar é uma missão complexa, por isso toda ajuda é bem-vinda. O investimento em boas ferramentas é uma decisão inteligente e melhora seus resultados. Portanto, você não pode deixar de apostar nessa estratégia, não é mesmo?

Entenda melhor a relação entre cobrança e dados!

As empresas estão cada vez mais conscientes sobre o valor dos dados e estão incorporando-os a todas as áreas. Mas você sabe por que cobrança e dados formam uma combinação perfeita? Veja aqui o nosso artigo sobre essa dupla e descubra!

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