Telefone Hot: o que é e como funciona?

telefone hot

Um dos maiores desafios das empresas de cobrança e dos call centers é realizar o contato com a pessoa certa, o chamado CPC. Fazer essa busca manualmente, sem um tratamento de base, pode consumir bastante tempo e gerar custos para a sua operação.

O que é telefone hot e como funciona?

Se você já faz parte do mercado de cobrança e call center, provavelmente já ouviu o termo Hot Phone. Assim como o telefone hot, ele também determina que um telefone possui maior qualidade de atendimento e possibilidade de contato direto com a pessoa certa. Sendo assim, os dois termos determinam o mesmo serviço, que é portanto um excelente aliado para operações que fazem contatos via telefone com seus clientes.

Ter uma ferramenta que faça os contatos de forma massiva é fundamental, porém é necessário que antes de realizar qualquer ação, sua base de dados esteja tratada e devidamente preparada, aumentando a assertividade do sistema contratado.

Por que realizar o tratamento de dados?

O primeiro passo na busca por um CPC é o tratamento da base. O mais indicado para bases antigas é que seja realizada a higienização – que formatará os dados de maneira padronizada – e o enriquecimento – responsável por trazer informações adicionais sobre os dados existentes. Esse processo é importante porque ressalta as indicações mais atuais e evita que números inválidos sejam utilizados pelos operadores.

Sabemos que realizar esses tratamentos de forma manual é impossível, ainda mais quando falamos de mailings com volumes altíssimos de cadastros. Aqui na Assertiva nós fazemos esse processo através da ferramenta Base Certa, que em segundos é capaz de tratar e enriquecer uma base de dados com milhares de contatos.

Mas afinal, quais são as principais vantagens de realizar um tratamento na base de dados? 

1# – Otimização na performance dos operadores

Além de otimizar o tempo de seus operadores, ter uma base tratada aumenta a performance do time quando falamos em desempenho. Situações cotidianas, como o número de chamadas não atendidas ou ligações incorretas, podem afetar o estado emocional de quem está realizando os contatos, prejudicando diretamente a performance do colaborador.

2# – Aumento na assertividade dos contatos

Tempo é dinheiro, e um dos principais desafios de uma equipe de operadores que precisam contatar um cliente ou devedor é justamente conseguir falar com as pessoas certas. Isso porque, o Brasil lidera o ranking dos países de usuários que mais trocam seus números. Segundo uma pesquisa publicada pela Reuters em 2014, os brasileiros trocam de operadora mais vezes do que consumidores de países como Itália, Espanha, Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia, China, Quênia e México. 

3# – Melhora o relacionamento com os clientes

A atualização de dados é muito importante para operações que precisam contatar um cliente, seja para cobrar ou apenas para confirmar dados cadastrais, mas também pode ser um excelente aliado para ações de relacionamento com o cliente. Quem nunca recebeu um email, ligação ou SMS sendo chamado por outro nome? Situações como essas são prejudiciais e passam uma imagem negativa da empresa.

4# – Mantém a base de dados atualizada

Outra vantagem está ligada à manutenção dessa base. Com o tempo as informações dos nossos clientes vão ficando defasadas, prejudicando o contato e as ações de cobranças. Por isso, fazer o tratamento periódico é essencial para garantir o sucesso da sua equipe de operadores. 

Como trabalhar minha base de dados com o Hot Phone?

Após o tratamento de dados, é possível automatizar o processo de validação dos telefones indicados. Isso é feito, de maneira geral, através de uma URA que realiza ligações automáticas questionando a identidade do atendente. Os números atendidos de forma afirmativa são considerados telefones hot.

O termo telefone hot ou hot phone identifica que, após a rodada de ligações automáticas, pode-se concluir que a chance de contato através deste número é mais alta. Além do fator de atendimento pela pessoa certa, é preciso observar no telefone hot o horário em que o sistema registrou um atendimento. Ao utilizar este dado, é possível determinar qual o melhor período para ligações humanas e até mesmo estruturar outras ações paralelas, como um envio de SMS.

Agora que você já sabe a importância de ter uma base de contatos atualizada para encontrar e falar com a pessoa certa, que tal entender como podemos te ajudar? Clique aqui e conheça as nossas soluções!