Collection score: entenda como funciona e conheça as vantagens para o seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar no collection score? Como você sabe, um dos maiores desafios das empresas contemporâneas é a análise de risco durante as cobranças. Afinal, saber se o cliente responderá positivamente às suas tentativas de negociação nem sempre é fácil, não é mesmo?

Inúmeras situações levam alguém a se tornar inadimplente e há uma série de fatores que fazem com que ele permaneça nessa situação. Para recuperar esse crédito, a empresa precisa ser estratégica.

Neste post falaremos um pouco mais sobre o collection score. Continue a leitura para saber o que é, como funciona e suas vantagens!

O que é collection score?

O collection score, também conhecido como score de propensão de pagamentos, nada mais é que um método de análise de risco de o inadimplente pagar a dívida. Para isso, ele baseia-se em estatísticas e cálculos.

Vale a pena destacar que o resultado apresentado não afirma que o cliente pagará a dívida. Na verdade, ele apenas classifica essa pessoa em grupos, informando que determinado cliente tem uma probabilidade maior do que outro de aceitar a proposta de negociação ou quitar seu débito.

Como funciona esse método?

Uma empresa que usa o collection score para fundamentar suas negociações de dívidas tem em mãos um resultado estatístico que é construído com base em um histórico de negociações de cobrança já realizadas com o inadimplente.

Portanto, o sistema fará pesquisas e análises e informará qual a probabilidade de ele pagar. Não é uma afirmação, mas apenas a identificação de uma tendência.

Dependendo do perfil informado, o responsável pela cobrança pode planejar melhor sua abordagem e iniciar um contato mais personalizado, com o foco em recuperar esse capital de maneira rápida, respeitosa e amigável.

Quais as vantagens de utilizar a cobrança baseada em risco?

Depois de todas as informações apresentadas, é interessante que você visualize os benefícios de usar esse método durante as cobranças realizadas por sua empresa.

Em um cenário de crescimento do número de inadimplentes no país, apostar em estratégias que ajudam a recuperar a dívida e o capital para os cofres da empresa pode ser vital — tanto para o negócio, quanto para os seus clientes.

A seguir, saiba o que sua empresa tem a ganhar com essa prática!

Otimização da produtividade

A produtividade é uma das metas perseguidas por qualquer negócio. Quanto mais produtiva é uma empresa e seus setores, melhores são seus resultados no mercado.

A equipe responsável pelas cobranças exerce um papel muito estratégico dentro de uma organização. Afinal, sem ela, todas aquelas dívidas não seriam recuperadas e o fluxo de caixa ficaria comprometido.

O que se observa é que a utilização da análise de risco durante a cobrança torna esse processo mais produtivo. Isso ocorre porque o funcionário, antes mesmo de iniciar o contato, já sabe qual a probabilidade daquele cliente aceitar sua proposta e, assim, se planeja melhor para convencê-lo.

Todo esse processo é mais rápido e preciso, já que não é necessário realizar análises individuais e a tendência pelo pagamento (ou não) já é informada.

Maior retorno dos processos de cobrança

Ao saber a probabilidade de um cliente quitar seu débito, o funcionário pode pensar na maneira mais adequada de conversar com ele e, também, na proposta mais interessante.

Um cliente com um maior risco de não pagar, por exemplo, pode ser alvo de negociações mais flexíveis. Nesse caso, a oferta de opções de parcelamento mais extensas e com parcelas mais baixas pode ajudar. Por outro lado, ao cliente com uma grande probabilidade de pagar a dívida, pode ser oferecido um desconto para quitação à vista.

A ideia é personalizar essa cobrança de acordo com a estatística apresentada, o que acaba aumentando as taxas de retorno e sucesso.

Melhoria no atendimento ao cliente

A cobrança pode ser apontada como uma situação crítica. Muitas empresas enfrentam dificuldades para abordarem seus clientes inadimplentes e, em muitos casos, cometem sérias gafes, como o desrespeito ao consumidor.

É preciso ter muito cuidado durante o processo, pois o devedor jamais pode ser ridicularizado ou tratado de maneira constrangedora. Lembre-se de que o respeito durante o atendimento ao cliente mostra o quanto a empresa é séria e se preocupa em ajudá-lo a superar essa má fase.

Por isso, mais uma vez, o uso do collection score pode ser seu diferencial. Conforme mencionado, ele dá embasamento ao processo, evita que situações constrangedoras ocorram e, ainda, favorece o fluxo de atendimento, tornando-o tranquilo e prazeroso.

Redução de gastos

O processo da cobrança parte da premissa de que alguém deixou de honrar um compromisso firmado com a empresa. Portanto, já existe um prejuízo instalado, o que demonstra a necessidade de que esse processo não seja caro e demande muitos investimentos.

A utilização da análise de risco nessa etapa é uma opção interessante, uma vez que a empresa pode se concentrar e priorizar os inadimplentes com maior probabilidade de quitar a dívida.

Na prática, é possível criar grupos de intervenção de acordo com a classificação apresentada. Dessa maneira, os clientes com alto risco podem ser abordados de maneira mais estratégica e otimizada, evitando que tragam ainda mais prejuízos ao negócio.

Como a Assertiva pode ajudá-lo?

Os dados são o novo petróleo. Você já ouviu essa frase? Ela resume bem a questão do score de propensão de pagamentos da Assertiva, já que todo o sistema tem sua base em um poderoso banco de dados, repleto de informações atualizadas sobre seus clientes.

Trata-se de um modelo de análise de risco muito útil para o gestor de cobrança, pois apresenta uma classificação mais precisa, inclusive para dívidas maiores e com maior tempo de atraso.

Na prática, a solução apresentada pela Assertiva contribui para um cotidiano mais estratégico e produtivo. A equipe tem em mãos dados importantes e atualizados sobre o consumidor e, assim, consegue planejar melhor seu método de abordagem.

Conseguiu sanar suas dúvidas sobre o collection score? Essa análise estatística sobre o risco de um cliente inadimplente quitar (ou não) sua dívida é importante para a empresa e ajuda a tornar o processo mais rápido, eficiente e produtivo.

Sempre que falamos em cobrança, pensamos em uma situação constrangedora. No entanto, com as ferramentas adequadas o processo pode se tornar mais tranquilo e proveitoso. Ainda que o contato não seja para algo tão bom, a empresa pode conquistar a confiança e o respeito do devedor e, assim, recuperar o crédito e a sua fidelidade.

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