Como ter uma gestão de cobrança mais eficiente?

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Não é novidade para ninguém que nós enfrentamos – e continuamos a enfrentar – uma crise econômica que afetou o poder aquisitivo de boa parte da população brasileira. Com o dinheiro mais curto e os produtos e serviços mais caro, isso contribui ativamente para que à taxa de inadimplência comece a subir de forma significativa. Mais clientes com dívida ativa é uma oportunidade para empresas que trabalham no mercado de cobrança de ter o seu negócio alavancado.

Mesmo que à crise continue atingindo diversas camadas da sociedade, podemos dizer que há um certo movimento em que os consumidores estão tendo mais consciência da sua saúde financeira e fazendo de tudo para que ela esteja em dia. No caso das empresas da cobrança, para que você ofereça um bom serviço e entregue os melhores resultados há alguns pontos que você tem que entender.

Quando trabalhamos com cobrança, trabalhamos com uma parte muito delicada. Estamos falando de pessoas que estão em situações desfavoráveis financeiramente e precisam de ajuda para que isso seja resolvido. Para que você faça uma abordagem efetiva e deixe o seu cliente confortável para sanar o débito, você deve ter uma gestão de cobrança com diversas estratégias alinhadas. Esse tipo de metodologia fará com que a sua empresa alcance os objetivos e entregue, cada vez mais, resultados positivos.

4 dicas para construir uma gestão de cobrança mais eficiente

Monte um plano e trace os seus objetivos

A partir de agora você já está começando a montar uma estratégia para abordar seus clientes, então é bom ter um plano em mãos e executá-lo muito bem. Alinhe as formas de pagamento, como você irá oferecer os descontos e como poderá negociar, além de definir as margens de ganho.

O próximo passo é definir de qual forma você irá abordar o seu cliente, qual será o tom de voz utilizado e qual a periodicidade do contato. Aproveite este momento para lançar mão de soluções tecnológicas, pois diversas empresas oferecem soluções que otimizam o seu tempo, reduzem o gasto e entregam muito mais eficiência e resultado.

Saiba até onde você pode ir

Saber em qual situação a sua empresa se encontra é fundamental para que você consiga traçar as suas metas de crescimento, além de ter a noção do quanto de investimento financeiro você pode provisionar. Atualmente, o que gera mais custo para uma assessoria de cobrança são os recursos humanos fazendo ligação diariamente, de forma mecânica.

Neste momento, é importante que os gestores tenham um senso de autocrítica bem aguçado, além de serem bem realistas com a situação em que vivem. Há alguns pontos que podem beneficiar à sua empresa e reduzir os gastos que, no momento, soam desnecessários. Terceirizar o serviço da cobrança pode ser uma saída para triar os clientes que não vão ser potenciais devedores que irão sanar sua dívida.

Preste atenção no Código de Defesa do Consumidor

Como já falamos em conteúdos anteriores, o processo de cobrança requer um nível à mais de dedicação e delicadeza na hora de colocar as mãos na área prática. Temos que ter muita atenção no nosso trabalho e na nossa abordagem, pois o Código de Defesa do Consumidor tem diversas regras que protegem a integridade do consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor prevê em seu manual de boa-conduta que o devedor, em hipótese alguma, pode se sentir coagido, constrangido e ser exposto ao ridículo. Assim como se sentir ameaçado por alguma má-conduta da empresa.

Monte o seu gerenciamento

Agora que você já sabe quais são as dicas fundamentais que você precisa seguir para montar o seu gerenciamento de cobrança, entenda que você precisa deixar tudo bem explicado e alinhado para que todas as partes interessadas falem a mesma língua. Sempre avalie cada decisão e veja se ela é a mais viável para o seu negócio.

Tendo um gerenciamento bem alinhado com objetivos pré-estabelecidos, linha de comunicação definida e metas desenhadas, fica tudo mais fácil. Além de conseguir ter um atendimento mais eficaz e um retorno com mais resultados positivos.

Quer melhorar os resultados de sua cobrança?

Se você já construiu sua gestão de cobrança e quer saber como melhorar seus resultados, confira aqui um artigo completo sobre esse tema 😀

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