4 formas de encontrar inquilinos inadimplentes

3 formas de encontrar inquilinos inadimplentes

A inadimplência compromete o andamento e as finanças de diversos setores, incluindo o imobiliário. O problema se concentra na administração dos aluguéis e dificuldade de encontrar os inquilinos inadimplentes, além de retardar a recuperação das dívidas e tomar tempo do corretor ou equipe de cobrança.

De fato, o foco de uma imobiliária deve ser a prospecção de novos clientes, não os aluguéis em atraso.

Por se tratar de moradia, direito previsto por lei, o processo de cobrança pode ser ainda mais complexo.

É fundamental, investir em meios para encontrar e negociar com o inquilino com a maior brevidade possível.

Atender aos interesses de todas as partes sem ferir a Lei do Inquilinato ou a LGPD são apenas alguns desafios.

Pensando nisso, listamos a seguir 4 formas de localizar inquilinos inadimplentes e reduzir os seus complicadores!

1. Busque mais informações sobre o inquilino

Existem uma série de regras que protegem os inquilinos, assegurando que não sejam despejados de maneira arbitrária.

Também regulamentam de que modo o proprietário pode solicitar a devolução imediata do imóvel. 

Antes de locar um bem próprio ou de um cliente, é preciso conhecer o futuro locatário o máximo possível.

No momento do cadastro e elaboração do contrato muitos dados são recolhidos, desde referências financeiras até os documentos pessoais do inquilino. 

Essas informações costumam ser relevantes durante alguns meses, mas com o passar do tempo existe a possibilidade do inquilino alterar esses dados de contato e o cadastro já não ser mais efetivo quando surgir a necessidade de cobrá-lo.

O primeiro passo quando surgir a dificuldade de encontrar inquilinos inadimplentes é realizar uma atualização nos dados desses clientes.

É possível buscar novos dados manualmente, entrando em contato com o local de trabalho ou com referências pessoais do inquilino. Porém, esse processo pode ser demorado e depende da cooperação de outras pessoas.

Outra solução — mais prática e funcional — é investir em ferramentas de localização especializadas.

O uso é indicado em operações de diferentes tamanhos e permite buscas de baixo ou alto volume. 

Dois exemplos de soluções para esse fim são o Base Certa, que faz uma varredura verificando e atualizando o banco cadastral inteiro e o Localize, que realiza consultas individuais.

Você pode utilizar o Localize para encontrar inquilinos inadimplentes
Veja como o Localize te ajuda a encontrar inquilinos inadimplentes

2. Crie diferentes pontos de contato

O telefone é a forma de contato mais conhecida da cobrança, mas não pode ser a única.

A ação gera altos custos para a imobiliária, assim como o envio dos avisos impressos. A diversificação dos pontos de contato é importante na hora de minimizar esses gastos.

Deixando as ligações para o fim da régua de cobrança e recuperação de dívidas mais antigas, tudo fica mais ágil, econômico e eficiente.

Trabalhar com mais canais aumenta as chances de ter algum deles ativo quando surgir a necessidade de encontrar o inquilino inadimplente.

E-mail, WhatsApp e SMS são alguns exemplos de canais de baixo custo. No caso deste último especificamente, a taxa de entrega chega a quase 100%. O SMS tem uma das melhores aceitações do mercado, gerando resultado em diferentes faixas etárias e tipo de público.

O meio pode ser configurado para direcionar os inadimplentes para o link do boleto atualizado — hospedado na nuvem — ou conter instruções para entrar em contato e negociar a dívida com maior facilidade.

Ainda que alguns não tenham intenção de resolver a dívida, com o SMS a imobiliária ou corretor efetua a conversão dos mais propensos a um acordo.

Sem contar que o canal permite o envio de cobranças para milhares de pessoas de uma só vez, deixando o processo ainda mais rápido.

A comunicação, entretanto, deve ser ajustada de acordo com a estratégia e até mesmo com o perfil do imóvel alugado.

É preciso ter cautela e construir uma mensagem amigável, que não gere problemas futuros.

3. Jogue com o cadastro a seu favor

Mesmo que as informações cadastrais de um inquilino inadimplente estejam desatualizadas, ainda é possível usá-las para tentar localizá-lo.

Dados pessoais como número de documentos e endereços comerciais podem ser úteis para colher informações mais atualizadas da pessoa.

Com o CPF é possível consultar, por exemplo, a existência de algum veículo registrado no nome do inadimplente e qual o endereço utilizado no cadastro do licenciamento.

Essa informação será muito útil na localização do telefone do local e para envio de cartas de cobrança. 

Assim como é possível buscar informações no Detran estadual, existe outra série de órgãos e meios para garimpar informações e encontrar inquilinos inadimplentes.

Mais uma vez, o Localize favorece a tarefa, pois a plataforma busca em diferentes fontes de informação e permite a localização por meio de diferentes chaves de busca.

Isso sem contar que o sistema está adequado às diretrizes da LGPD, garantindo que as consultas estejam todas enquadradas nos critérios de segurança da informação.

4. Previna o problema com a consulta e análise de crédito

O papel da imobiliária é equilibrar os interesses. O desafio, no entanto, é conciliar a necessidade de todos de maneira humana e ainda assim atender aos interesses comerciais do locador e da imobiliária.

A análise de crédito é uma das ferramentas fundamentais no processo de locação. O ideal é ajustá-la de acordo com o perfil do cliente, tipo de imóvel e as condições do público que ele atrai.

Dessa união deve surgir um contrato mais seguro e que gere ganhos para todos.

No caso da locação, a avaliação de crédito precisa unir a personalização de interesses às ferramentas e critérios técnicos certos que evitem o surgimento da inadimplência lá no futuro, reduzindo os riscos do proprietário e protegendo a imobiliária.

Nessa etapa é importante validar os documentos e a veracidade das informações apresentadas pelo locatário, verificar sua capacidade de pagamento, consultar referências e avaliar a necessidade de um fiador dentro da negociação. 

Mais uma vez a Assertiva entra em cena para facilitar a aprovação do locatário. Neste caso a solução é o Crédito Mix, nossa plataforma de consulta de crédito.

Para você entender melhor como funciona nosso sistema e o processo de análise de crédito voltado para as imobiliárias, confira também o webinar:

Mesmo existindo formas bastante eficazes de encontrar inquilinos inadimplentes, é ainda melhor prevenir e diminuir as incidências.

A inadimplência é um problema recorrente, por isso, utilize um plano de combate duplo, adotando processos sólidos na aprovação dos contratos de aluguéis e os melhores meios para localizar e abordar esses devedores.

[Bônus] Conte com o apoio da Assertiva para encontrar inquilinos inadimplentes

Somos um time apaixonado pelo grande movimentador da economia: o crédito. Em razão disso, estamos sempre pensando em soluções para descomplicar suas etapas, da prospecção à cobrança. Algumas delas você conferiu neste artigo.

O Localize é uma das principais e agiliza a localização com ótimo custo-benefício. Clique aqui e descubra como o Localize pode ajudar você nessa jornada por melhores resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar