Com o avanço da tecnologia e o crescimento do número de pessoas que compram online, é cada vez mais importante que os lojistas busquem formas de melhorar o desempenho do e-commerce.
Dentre as diversas ações que podem ser tomadas para alcançar esse objetivo, destacamos a importância de se ter um site bem estruturado, com layout limpo e fácil de navegar, um checkout eficiente e uma boa categorização dos produtos.
Além disso, é fundamental disponibilizar informações precisas sobre os itens à venda, como descrição, tamanho, cor, etc.
Se você é um lojista e quer aumentar suas vendas, precisa saber como melhorar o desempenho do seu e-commerce!
Leia o artigo até o fim e descubra as 6 melhores dicas de como melhorar o desempenho da sua loja virtual.
Evolução do e-commerce
Conforme a pesquisa Global Payments Report feita pela empresa Worldpay From FIS e divulgada em março, estamos passando por um crescimento considerável do e-commerce por todo o mundo.
Resultado da pandemia e dos novos hábitos de consumo, o comércio virtual por todo mundo irá expandir-se cerca de 55,3% nos próximos 3 anos, de acordo com o relatório citado.
Nosso país é considerado a maior economia da América Latina e segue apresentando um crescimento contínuo relacionado ao mercado digital. Até o momento, o e-commerce brasileiro já atingiu um aumento de 16% quando comparado ao ano anterior (2021).
Como melhorar o desempenho da sua loja virtual
1- Atente-se ao tempo de carregamento do seu e-commerce
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, a velocidade de carregamento das páginas é um dos fatores que mais influencia na decisão de compra do consumidor.
Em outras palavras, se as páginas do seu e-commerce demoram para carregar, o possível consumidor pode acabar desistindo. Isso porque, além de causar transtorno, essa demora também afeta diretamente o SEO da loja virtual.
Ou seja, os resultados no buscador serão prejudicados caso a lentidão permaneça.
Por isso, é fundamental que você invista em soluções para tornar o carregamento das páginas mais rápido.
Com isso, você garantirá não só a satisfação do consumidor, mas também melhores resultados para a sua loja virtual.
2- Crie anúncios de produtos completos
Segundo pesquisas, é cada vez maior o número de consumidores que compram produtos pela internet.
Diante deste cenário, é essencial que os lojistas invistam em estratégias para aumentar o desempenho de seus e-commerce. Uma das principais recomendações é priorizar os anúncios da sua loja virtual.
Isso significa que a página do produto deve estar completa e bem convincente, visto que, em uma loja virtual não existe vendedor para auxiliar o cliente durante sua compra.
Aqui entra em cena a importância de ter boas fotos, tiradas de diferentes ângulos e que exibam o produto como se o cliente tivesse ele em mãos.
Com isso, você garante que o consumidor tenha uma ideia clara do produto antes mesmo de adicioná-lo ao carrinho de compras. Além disso, esta estratégia diminui as chances dele abandonar o site na etapa final da compra.
3- Trabalhe seu ranqueamento orgânico
Um e-commerce que não aparece nos resultados dos mecanismos de buscas, sem dúvidas terá suas vendas afetadas.
Por esse motivo, é fundamental investir na otimização do site com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para motores de busca.
O tráfego gerado de maneira orgânica, em geral, é qualificado, pois os usuários chegam até você depois de fazer uma pesquisa no Google sobre um produto ou serviço semelhante ao seu.
Portanto, invista em uma boa estratégia de SEO e veja suas vendas crescerem!
4- Verifique a responsividade do seu e-commerce
Com o crescimento do número de pessoas que utilizam dispositivos móveis para navegar na internet, é cada vez mais importante adequar sua loja virtual ao modelo de navegação responsivo.
Isso significa projetar um layout que favoreça a navegação por esses dispositivos, considerando que os consumidores que compram online por meio deles estão em busca da mesma facilidade e eficiência de seu e-commerce no computador.
É fundamental ter em mente esse detalhe na hora de construir seu site, pois os dados mostram que esse tipo de navegação está crescendo cada dia mais!
Aproveite essa tendência crescente e invista nos ajustes necessários para tornar a sua loja virtual competitiva no mercado!
5- Crie promoções atraentes
Os clientes estão cada vez mais exigentes e, por isso, é necessário oferecer condições especiais para atraí-los e fidelizá-los.
Uma das opções mais chamativas para os consumidores é o frete grátis, que se tornou um diferencial competitivo importante.
Outro ponto a ser levado em consideração é o desconto para quem recomendar sua loja virtual para amigos que fecharem negócio.
Além disso, outra estratégia bastante interessante é conceder descontos para o cliente que realizar uma compra acima de determinado valor.
Essas ações são fundamentais para impulsionar as vendas do e-commerce e garantir um bom resultado durante o ano todo.
6- Aprimore a jornada de compra do cliente
Quanto menos informações o consumidor precisar preencher, melhor!
É por isso que é fundamental que você tenha um cadastro completo de seus clientes, com dados de entrega e cobrança já registrados.
Assim, você pode auxiliá-los na realização de novas compras, completando previamente os dados de entrega e cobrança recorrendo ao cadastro deles.
Partindo do ponto de vista do cliente, isso representa uma experiência simples, rápida e sem dores de cabeça.
Também não podemos nos esquecer do One Page Checkout!
Trata-se de um modelo de pagamento e de finalização de compra que está se tornando cada vez mais popular.
Isso acontece, principalmente, porque esse formato ajuda a evitar o abandono de carrinhos e, consequentemente, melhora a experiência de compra.
Ou seja, em vez de cinco páginas, o cliente finaliza sua compra em uma única etapa. Esse recurso é ideal para quem busca taxas de conversão mais altas e vendas mais elevadas.
Podemos concluir que existem diversas formas simples e práticas de melhorar o desempenho da sua loja virtual!
Conteúdo produzido em parceria com a iSET.