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6 dicas de como melhorar o desempenho da sua loja virtual

6 dicas de como melhorar o desempenho da sua loja virtual

Autor Convidado por Autor Convidado
30/09/2022
in Vendas

Com o avanço da tecnologia e o crescimento do número de pessoas que compram online, é cada vez mais importante que os lojistas busquem formas de melhorar o desempenho do e-commerce. 

Dentre as diversas ações que podem ser tomadas para alcançar esse objetivo, destacamos a importância de se ter um site bem estruturado, com layout limpo e fácil de navegar, um checkout eficiente e uma boa categorização dos produtos. 

Além disso, é fundamental disponibilizar informações precisas sobre os itens à venda, como descrição, tamanho, cor, etc. 

Se você é um lojista e quer aumentar suas vendas, precisa saber como melhorar o desempenho do seu e-commerce!

Leia o artigo até o fim e descubra as 6 melhores dicas de como melhorar o desempenho da sua loja virtual.

  • Evolução do e-commerce
  • Como melhorar o desempenho da sua loja virtual
    • 1- Atente-se ao tempo de carregamento do seu e-commerce
    • 2- Crie anúncios de produtos completos
    • 3- Trabalhe seu ranqueamento orgânico
    • 4- Verifique a responsividade do seu e-commerce
    • 5- Crie promoções atraentes
    • 6- Aprimore a jornada de compra do cliente

Evolução do e-commerce

Conforme a pesquisa Global Payments Report feita pela empresa Worldpay From FIS e divulgada em março, estamos passando por um crescimento considerável do e-commerce por todo o mundo.

Resultado da pandemia e dos novos hábitos de consumo, o comércio virtual por todo mundo irá expandir-se cerca de 55,3% nos próximos 3 anos, de acordo com o relatório citado.      

Nosso país é considerado a maior economia da América Latina e segue apresentando um crescimento contínuo relacionado ao mercado digital. Até o momento, o e-commerce brasileiro já atingiu um aumento de 16% quando comparado ao ano anterior (2021). 

Como melhorar o desempenho da sua loja virtual

1- Atente-se ao tempo de carregamento do seu e-commerce

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, a velocidade de carregamento das páginas é um dos fatores que mais influencia na decisão de compra do consumidor. 

Em outras palavras, se as páginas do seu e-commerce demoram para carregar, o possível consumidor pode acabar desistindo. Isso porque, além de causar transtorno, essa demora também afeta diretamente o SEO da loja virtual. 

Ou seja, os resultados no buscador serão prejudicados caso a lentidão permaneça. 

Por isso, é fundamental que você invista em soluções para tornar o carregamento das páginas mais rápido. 

Com isso, você garantirá não só a satisfação do consumidor, mas também melhores resultados para a sua loja virtual.

2- Crie anúncios de produtos completos

Segundo pesquisas, é cada vez maior o número de consumidores que compram produtos pela internet. 

Diante deste cenário, é essencial que os lojistas invistam em estratégias para aumentar o desempenho de seus e-commerce. Uma das principais recomendações é priorizar os anúncios da sua loja virtual. 

Isso significa que a página do produto deve estar completa e bem convincente, visto que, em uma loja virtual não existe vendedor para auxiliar o cliente durante sua compra. 

Aqui entra em cena a importância de ter boas fotos, tiradas de diferentes ângulos e que exibam o produto como se o cliente tivesse ele em mãos. 

Com isso, você garante que o consumidor tenha uma ideia clara do produto antes mesmo de adicioná-lo ao carrinho de compras. Além disso, esta estratégia diminui as chances dele abandonar o site na etapa final da compra. 

3- Trabalhe seu ranqueamento orgânico

Um e-commerce que não aparece nos resultados dos mecanismos de buscas, sem dúvidas terá suas vendas afetadas. 

Por esse motivo, é fundamental investir na otimização do site com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para motores de busca. 

O tráfego gerado de maneira orgânica, em geral, é qualificado, pois os usuários chegam até você depois de fazer uma pesquisa no Google sobre um produto ou serviço semelhante ao seu. 

Portanto, invista em uma boa estratégia de SEO e veja suas vendas crescerem!

4- Verifique a responsividade do seu e-commerce

Com o crescimento do número de pessoas que utilizam dispositivos móveis para navegar na internet, é cada vez mais importante adequar sua loja virtual ao modelo de navegação responsivo. 

Isso significa projetar um layout que favoreça a navegação por esses dispositivos, considerando que os consumidores que compram online por meio deles estão em busca da mesma facilidade e eficiência de seu e-commerce no computador. 

É fundamental ter em mente esse detalhe na hora de construir seu site, pois os dados mostram que esse tipo de navegação está crescendo cada dia mais!

Aproveite essa tendência crescente e invista nos ajustes necessários para tornar a sua loja virtual competitiva no mercado!

5- Crie promoções atraentes

Os clientes estão cada vez mais exigentes e, por isso, é necessário oferecer condições especiais para atraí-los e fidelizá-los. 

Uma das opções mais chamativas para os consumidores é o frete grátis, que se tornou um diferencial competitivo importante. 

Outro ponto a ser levado em consideração é o desconto para quem recomendar sua loja virtual para amigos que fecharem negócio. 

Além disso, outra estratégia bastante interessante é conceder descontos para o cliente que realizar uma compra acima de determinado valor. 

Essas ações são fundamentais para impulsionar as vendas do e-commerce e garantir um bom resultado durante o ano todo.

6- Aprimore a jornada de compra do cliente

Quanto menos informações o consumidor precisar preencher, melhor! 

É por isso que é fundamental que você tenha um cadastro completo de seus clientes, com dados de entrega e cobrança já registrados. 

Assim, você pode auxiliá-los na realização de novas compras, completando previamente os dados de entrega e cobrança recorrendo ao cadastro deles. 

Partindo do ponto de vista do cliente, isso representa uma experiência simples, rápida e sem dores de cabeça.

Também não podemos nos esquecer do One Page Checkout!

Trata-se de um modelo de pagamento e de finalização de compra que está se tornando cada vez mais popular. 

Isso acontece, principalmente, porque esse formato ajuda a evitar o abandono de carrinhos e, consequentemente, melhora a experiência de compra. 

Ou seja, em vez de cinco páginas, o cliente finaliza sua compra em uma única etapa. Esse recurso é ideal para quem busca taxas de conversão mais altas e vendas mais elevadas.

Podemos concluir que existem diversas formas simples e práticas de melhorar o desempenho da sua loja virtual! 

Conteúdo produzido em parceria com a iSET.

Autor Convidado

Autor Convidado

Este conteúdo foi produzido em parceria com autores convidados que são especialista do mercado de crédito e cobrança e pesquisadores dedicados às áreas de gestão de negócios, finanças, antifraude, análise cadastral, tecnologia e áreas relacionadas.

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