Uma boa proposta comercial tem o poder de transformar leads em clientes. No entanto, algumas empresas encontram algumas dificuldades na hora de criar esse tipo de documento.
Isso acontece porque elaborar uma proposta não é algo trivial, pelo contrário, é uma atividade que precisa ser construída com muita atenção e pensamento estratégico.
Esse documento não é apenas para apresentar os valores do produto ou serviço oferecido, mas sim persuadir o cliente de que a sua empresa é a ideal para suprir as necessidades dele, ou seja, porque vale a pena contratar a sua solução.
Para te ajudar a entender tudo sobre proposta comercial, reunimos neste artigo as principais informações sobre o assunto, como a sua importância e como gerar uma proposta comercial de sucesso. Confira!
Afinal, o que é uma proposta comercial?
A proposta comercial é um documento por escrito enviado pelo time de vendas a um potencial cliente. O objetivo da proposta é a empresa apresentar seus produtos e serviços juntamente com um orçamento de cada um deles.
O documento deve ser enviado logo que o prospect demonstra interesse em fechar negócio, porém nenhum contrato foi assinado ainda.
Por conta disso, a proposta deve contar com todos os detalhes da transação, como valores, produtos ou serviços inclusos. Além disso, outras informações importantes são o prazo da proposta, dados sobre a empresa, termos de garantia e outras informações importantes sobre a negociação.
De maneira geral, a proposta é uma apresentação formalizada da empresa, buscando garantir que o cliente em potencial escolha o seu produto e não a concorrência.
Esse documento deve ser o mais detalhado possível, e precisa mostrar exatamente o que uma empresa oferece, para que tudo fique claro para o cliente.
Qual a importância de uma boa proposta comercial?
Muito além de um documento, a proposta comercial deve ser o encontro entre o que o cliente precisa juntamente com o que a empresa pode oferecer a ele.
Ela é muito importante pois deve funcionar como uma ligação entre as dores dos clientes e a solução da empresa. Sendo assim, a proposta precisa ser padronizada, comunicar a imagem da empresa e sinalizar os motivos pelos quais a sua solução deve ser a escolhida.
Além disso, a proposta comercial ajuda a gerar valor da empresa para o cliente, que compreende em detalhes se a solução apresentada está de acordo com suas necessidades. Tudo isso permite que as negociações aconteçam com mais facilidade e propriedade.
Do lado das equipes comerciais, a proposta ajuda a concretizar uma negociação e é uma excelente forma de conduzir o cliente até sua tomada de decisão.
De maneira geral, a proposta comercial funciona como o primeiro passo de um novo cliente nas empresas. Por conta disso, deve ser elaborada com muita atenção.
É importante sempre ter em mente que, quando uma proposta é apresentada ao lead, ele já está na etapa final da jornada de compra, pronto para adquirir o produto.
Sendo assim, o documento precisa ser feito com muita atenção e com foco nos detalhes, para que os clientes em potencial tenham a melhor impressão possível acerca da empresa e então, fechem o negócio.
Como fazer uma proposta comercial?
Embora cada empresa tenha suas particularidades, algumas boas práticas são essenciais para construir uma boa proposta comercial.
Para isso, ela precisa ter todos os dados da empresa e outras informações que precisam ser iguais em qualquer documento, independente do cliente para o qual a proposta será enviada.
Essa é uma forma de agilizar a construção do documento e somente personalizar as partes necessárias.
Veja a seguir alguns dos principais passos para criar uma proposta comercial.
- Sumário e introdução
Esses dois pontos precisam estar presentes em todos os documentos de proposta comercial. O que precisa ser feito é personalizar de acordo com o cliente que receberá a proposta.
As informações que devem constar nessa etapa são:
- O vendedor responsável pela proposta;
- Como será realizada a entrega ou desenvolvimento do produto ou serviço, de que forma se dará a implementação da solução proposta, quais os benefícios da solução para o cliente e outras informações relevantes;
- Os motivos pelos quais o time comercial propôs esse serviço, demonstrando os diferenciais da proposta.
- Validade da proposta
Lembre-se: nenhuma proposta dura para sempre. Em diversos momentos, as equipes de venda apresentam determinados valores e descontos através de negociações. No entanto, esse preço não é eterno.
É importante ressaltar que, caso o cliente queira fechar negócio após o prazo de validade da proposta, é preciso criar outro documento com valores atualizados.
Nesse sentido, o ideal é sempre deixar claro que a proposta comercial tem uma validade e que o cliente tem um prazo para fechar negócio com aqueles valores apresentados.
- Apresentação dos produtos ou serviços
Toda proposta comercial precisa demonstrar todas as características dos produtos e serviços que são vendidos.
Essa é uma forma de o cliente compreender tudo que será adquirido e não tenha dúvidas sobre a solução proposta.
- Preços e impostos
Essa etapa é extremamente importante na hora de elaborar a proposta comercial e deve ser feita com muito cuidado e atenção.
Os números devem estar muito organizados e ser de fácil entendimento para o cliente. Ele precisa compreender de maneira clara quais são os custos incluídos para fechar o negócio.
Além disso, os impostos não podem ser deixados de fora. É necessário que o cliente entenda quais os valores exatos estão sendo investidos para adquirir a solução ou produto contratado.
- Cronograma de implantação/entrega
Se for um produto físico ou uma solução online, por exemplo, a proposta comercial deve conter todo o cronograma com as datas especificadas.
Essa também é uma forma de proteger a empresa, caso o cliente queira alguma antecipação de entrega.
Para facilitar o processo, a Ploomes disponibiliza, gratuitamente, 5 modelos de propostas comerciais para você baixar!
O que é automação de propostas?
Para tornar a proposta comercial mais prática, os vendedores podem contar com uma grande aliada: a tecnologia.
A partir de softwares, como ferramentas de gestão de vendas, é possível automatizar a geração de propostas comerciais e focar na parte estratégica do documento.
Dessa forma, o tempo dedicado a envio de e-mails, cadastros e busca de dados e informações sobre o cliente, pode ser usado de forma muito mais otimizada com a automação de propostas.
Eliminando tarefas burocráticas que podem ser programadas através de plataformas de automação, os vendedores têm muito mais tempo para pensar na estratégia de venda que irá compor o documento.
Além disso, os benefícios de automatizar as propostas são muitos. Confira os principais:
- Propostas comerciais padronizadas e com layout atrativo;
- Elimina erros;
- É possível visualizar o histórico de propostas;
- Notifica o vendedor quando o cliente abre o documento;
- Reduz o tempo gasto na criação e no envio da proposta comercial;
- Automatiza o cálculo de preços dos produtos ou serviço.
Conclusão
Agora que você entendeu o que é uma proposta comercial e qual sua importância, chegou a hora de se destacar nas vendas criando um documento único que irá encantar seus clientes em potencial.
Para isso, você precisa contar com um gerador de propostas comerciais. Com essa ferramenta, você reduz tempo, elimina possíveis erros e padroniza todas as suas propostas.
Além disso, automatizar as propostas pode levar a uma maior conversão, pois vendas com propostas atrativas têm mais chances de serem fechadas.
Com o gerador de propostas, também é possível configurar os produtos ou serviços com diversas variáveis como opcionais, descrições e até imagens. Você também consegue criar fórmulas e consultar dados externos, como os do ERP e até planilhas, para calcular impostos, comissões e outros.
Conheça o Gerador de Propostas da Ploomes entre em contato. A Ploomes é especialista em desenvolver softwares que automatizam tarefas burocráticas de vendas e que podem gerar muitos resultados positivos para a sua empresa.
Conteúdo produzido em parceria com a Ploomes.