Atualização cadastral é um investimento: saiba por quê!

Quanto mais dados um gestor tem à sua disposição, mais fáceis e seguras tornam-se as tomadas de decisão e a definição de estratégias dentro da empresa. Mas, você já pensou que os bons resultados dependem da atualização cadastral?

Nem sempre o tamanho da base de dados é sinônimo de eficiência operacional. Afinal, uma organização com um grande volume de informações desatualizadas pode enfrentar mais desafios do que uma com um banco de dados menor, porém atualizado e com informações realmente úteis.

Quer entender melhor essa situação? Confira a importância de manter seus cadastros atualizados e veja como alcançar esse objetivo com o apoio da tecnologia!

Por que você deve investir em atualização cadastral?

Não é exagero dizer que as empresas contemporâneas dependem dos dados para manter a continuidade de suas atividades. Afinal, todos os setores precisam de informações confiáveis e precisas para operar — e quem ignora esse fator pode enfrentar problemas.

A área de cobrança tem sob sua responsabilidade grandes desafios. Entrar em contato com o devedor, estabelecer um diálogo produtivo e recuperar a dívida sem afetar o relacionamento com a marca não são tarefas fáceis e podem ser ainda mais complexas quando não há dados atualizados.

A qualidade das informações é o que garante um contato eficiente e em menos tempo. Isso porque os atendentes conseguem planejar a estratégia de abordagem correta, definir as melhores propostas de negociação e escolher o canal de comunicação ideal.

Cobrar torna-se uma tarefa muito difícil quando não se tem números de telefone, endereço e dados pessoais e financeiros atualizados. Mais do que isso, informações desatualizadas são inúteis e prejudicam a produtividade da equipe e da empresa.

Quais as vantagens de um banco de dados atualizado?

Atualizar seus cadastros é um verdadeiro investimento. Quanto mais qualificadas e completas forem as informações sobre clientes, mais fácil será o processo de cobrança.

Ainda não se convenceu disso? Então, confira as vantagens de um banco de dados atualizado!

Comunicação eficiente com o público

A empresa que dispõe de dados atualizados consegue comunicar-se de maneira mais eficiente com seu público. Isso significa que ela estreita o relacionamento e pode enviar lembretes e alertas antes mesmo do vencimento da parcela.

Atendimento ao cliente mais produtivo

O processo de cobrança pode ser mais tranquilo quando a empresa tem as informações certas em mãos.

Chamar o cliente pelo nome, conhecer suas preferências e escolher o canal de acionamento ideal são alguns dos fatores que fazem a diferença para o atendimento.

Controle da inadimplência

Um devedor nem sempre é alguém que não consegue honrar com suas dívidas. Pode parecer confuso, mas é possível que a inadimplência esteja associada ao esquecimento, especialmente em razão de uma rotina intensa e repleta de obrigações.

Por esse motivo, comunicar-se com o cliente da maneira adequada e de forma eficaz pode ajudá-lo a se lembrar de seus compromissos. A régua de cobrança, por exemplo, reduz a inadimplência, mas depende de um cadastro atualizado.

Como atualizar sua base de dados?

Precisou entrar em contato com um cliente inadimplente e descobriu que o telefone registrado não existe mais? Apesar de ser uma situação ruim, muitos negócios passam por isso diariamente.

Além de lidar com os impactos financeiros gerados pelo aumento do número de devedores, a falta de dados atualizados prejudica o trabalho da equipe de cobranças, atrasando e até inviabilizando a recuperação das dívidas.

Para superar esse obstáculo, a melhor estratégia é atualizar as informações dos clientes com frequência. Você sabe como fazer isso? Pode ser mais fácil do que parece. Acompanhe!

Faça da tecnologia sua grande aliada

Sem dúvida, a grande dica para quem precisa manter um banco de dados atualizado é o emprego de tecnologia. A automatização de processos é uma estratégia eficiente e garante informações úteis para sua equipe.

Seja para realizar pesquisas em cadastros externos, seja para a gestão e organização de seus próprios formulários, os recursos tecnológicos simplificam o dia a dia do setor e garantem resultados superiores aos processos manuais.

Faça limpezas periódicas em seus cadastros

Para manter sua base de dados em ordem é preciso pensar em higienização. Afinal, as informações não são eternas e podem mudar ao longo dos meses e anos.

Quem nunca trocou de telefone ou mudou-se para outro endereço, não é mesmo? Por essa razão, o ideal é fazer limpezas periódicas em seus cadastros e garantir que dados antigos e incorretos sejam excluídos.

Mantenha um contato contínuo com o cliente

Outra técnica muito eficiente e vantajosa é manter um contato frequente com seus clientes. Além de ser positivo para a fidelização, isso facilita a rápida identificação de informações desatualizadas e o enriquecimento cadastral.

Como o planejamento dos processos pode ajudar você?

Todo gestor sabe o quanto o planejamento é importante para o sucesso de suas ações e, quando o assunto é atualização cadastral, a premissa não é diferente. Na verdade, ele deve ser sua primeira providência e pode ser decisivo para os resultados da área de cobrança.

Planejar e definir quais recursos e estratégias serão utilizados para que você tenha sempre à disposição referências reais e atuais sobre seus clientes é muito importante, pois reduz o desperdício de tempo e dinheiro.

Sendo assim, pesquise e estude os melhores recursos à disposição no mercado, conheça as vantagens de automatizar a higienização e o enriquecimento da base de dados e defina como e quando seus cadastros serão organizados e atualizados.

Lembre-se de que o tempo gasto na fase de planejamento otimiza os resultados e facilita o seu cotidiano. Por isso, não deixe esse processo em segundo plano.

Como você pôde ver, a atualização cadastral é uma das premissas para o sucesso empresarial. Na era dos dados, não há como operar e trabalhar com informações incorretas ou incompletas. Por isso, não perca mais tempo! Comece a planejar e estudar as melhores estratégias para garantir uma poderosa base de dados.

Atualize seus cadastros com eficiência!

Gestores eficientes sabem que a tecnologia tem muito a contribuir com o cotidiano empresarial. Por isso, conte com a Assertiva para manter seus cadastros sempre atualizados. Clique aqui para entrar em contato e conhecer melhor nossas soluções!

Deixe uma resposta