Higienização e enriquecimento de dados para vender mais crédito consignado

Em qualquer setor de mercado, muito se fala em encontrar a fórmula certa para vender mais. Porém, às vezes, não é necessário realizar mágica para alcançar melhores resultados. E quando falamos da venda de crédito consignado a premissa é a mesma. Quer um exemplo? A higienização e enriquecimento de dados são possibilidades para ir muito mais além na prospecção de clientes. 

Quer saber sobre como o cuidado com a atualização da sua base pode ajudar a vender mais e melhor nesse segmento tão específico? Confira a seguir! 

Definindo conceitos: o que é higienização e enriquecimento de dados?

Antes de falar sobre as vantagens de uma base de dados rica e detalhada, é importante deixar claro porque a sua higienização e enriquecimento interferem diretamente nos resultados.

Higienização da base de dados

A higienização da base tem como objetivo limpar toda e qualquer informação duplicada, assim como organizar o mailing e, por isso, é fundamental para tornar os dados mais confiáveis e contar com uma fonte mais genuína. 

Na prática, ela acontece da seguinte maneira: se o arquivo com nome, telefone, endereço e outras informações estiver sem um padrão cadastral, assim como incompleto, a higienização realiza consultas em bancos de dados para completar ou limpar toda disparidade de conteúdo. 

É possível ainda selecionar o campo que deseja realizar a higienização de dados, endereços, opções de contato, telefones ou outros. 

Dentre as etapas desse procedimento estão:

  • Análise e eliminação de dados que estão duplicados;
  • Separação das informações por categorias para facilitar a filtragem;
  • Validação de números de telefone para confirmar que estão registrados na quantidade correta de caracteres;
  • E correção de palavras incompletas ou com erros de digitação.

Higienização para o segmento de crédito consignado

Quando se fala em crédito consignado é importante entender que se trata de um nicho diferenciado e muito específico. Além da modalidade de pagamento, que é descontado diretamente do benefício de aposentadoria ou pensão, ou então do salário de servidores públicos, é necessário entender quem é exatamente o público-alvo, para interagir da melhor maneira na hora de oferecer o crédito. 

Recentemente o Ministério do Trabalho divulgou algo muito importante para trabalhadores CLT que desejam adquirir crédito consignado: ele poderá ser feito para a categoria, desde que tenham saldo no Fundo de Garantia (FGTS). 

Portanto, ter os dados corretos e atualizados permite fazer uma prospecção de forma mais assertiva. Afinal, quanto mais rica sua base, mais conteúdo estará disponível para interação com o possível cliente. 

Além disso, ter uma base de dados completa também auxilia na localização em casos de inadimplência. De nada vale uma quantidade grande de informações se elas estão desatualizadas. Portanto, o cuidado periódico é essencial para otimizar seus resultados. 

Enriquecimento do banco de dados

Se a higienização promove a limpeza da base, o enriquecimento vem para complementar o trabalho e torná-lo ainda mais vantajoso no momento de realizar a prospecção para a venda de crédito consignado. Ele é o responsável por atualizar informações, trazer os complementos de dados que estão incompletos ou desatualizados, assim como incorretos. 

Portanto, a higienização e o enriquecimento de dados são ações que se complementam, permitindo que se tenha uma base mais confiável, completa e atualizada. 

Cuidados essenciais para alcançar bons resultados 

Agora que você já sabe como é importante ter uma base de dados atualizada, higienizada e enriquecida, veja outros fatores que podem contribuir ainda mais para o sucesso da sua empresa e do seu time de vendas. 

  1. Foque em potenciais clientes: se na hora de realizar a oferta o cliente não estiver preparado para ouvir a proposta ou precisar pensar sobre a possibilidade de crédito consignado, dê a ele esse espaço. Além de perder tempo, você pode gerar desconforto e irritação em quem está do outro lado da linha.
  2. Tenha colaboradores preparados: uma boa base de dados só é eficaz quando a equipe sabe como agir e interagir com cada contato. Portanto, ofereça capacitação para que saibam utilizar a base de dados da melhor maneira e conquistando bons resultados. 
  3. Use a tecnologia a seu favor: existem serviços e ferramentas disponíveis para otimizar resultados. Entre as opções está o Base Certa, que além de melhorar a base cadastral, enriquecendo e higienizando, também oferece serviços de SMS, que te ajuda a se comunicar com seus contatos de forma eficaz. 
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