Cobrança e recuperação de dívidas: entenda os conceitos e encontre empresas para te ajudar

Veja os conceitos de cobrança e recuperação de dívidas
Veja os conceitos de cobrança e recuperação de dívidas

Cobrança e recuperação de dívidas são mecanismos utilizados para buscar a satisfação do crédito em face do devedor e podem ser realizadas por uma empresa especializada no ramo, com o potencial de aumentar as chances de sucesso.

Buscar entender o processo de recuperação de dívida e como ele pode ajudar a sua empresa é importante para a manutenção da saúde financeira do seu negócio, então siga na leitura deste artigo para ficar por dentro do assunto.

O que é recuperação de dívidas

A recuperação de dívidas, também conhecida como recuperação de crédito, é utilizada para ajudar o cliente inadimplente (que já possui seu nome negativado) a realizar o pagamento do débito e a retomar o seu status de bom pagador junto a instituições financeiras, permitindo, novamente, o seu acesso a crediários.

Aumento da inadimplência no Brasil

A necessidade de se realizar processos de cobrança e recuperação de dívidas tem crescido exponencialmente, uma vez que acompanha o aumento no número de inadimplentes no país. 

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentados em junho deste ano, expõem um número alarmante: 69,7% das famílias brasileiras estão ou estavam endividadas no 1º semestre deste ano, atingindo o maior nível em 11 anos.

Como funciona a negativação do cliente?

A negativação é, basicamente, um sistema de segurança que pode ser utilizado em ocasiões de existência de dívidas de clientes inadimplentes e faz parte do processo de cobrança e recuperação de crédito. 

Basicamente, a negativação promove a inserção do nome do devedor em um banco de dados de empresas que gerenciam o processo de negativação.

Com dívida vinculada ao seu CPF ou CNPJ, o devedor não consegue ter mais acesso a financiamentos, a empréstimos e a pedido de cartões, por exemplo. 

Normalmente, as restrições permanecem até que ocorra o pagamento da dívida ou a decorrência do prazo de cinco anos — de acordo com determinação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) —, estimulando a quitação.

Em geral, os dados básicos para a negativação do cliente são nome completo, RG, CPF, endereço e telefone, além das informações do produto ou do serviço, a data, o valor e o vencimento. É necessário, também, guardar os boletos e carnês gerados na compra.

No processo de negativação, a empresa responsável entrará em contato com o devedor, pelo envio de uma carta ao seu endereço, na qual constará um prazo para pagamento antes que o seu nome seja efetivamente negativado. Com o pagamento, o nome volta a “ficar limpo” em até dois dias úteis.

Como é feita a recuperação de dívidas?

O processo realizado para recuperar as dívidas, normalmente, é realizado de modo extrajudicial e pode ser efetuado diretamente pela própria empresa credora ou pela contratação de empresas especializadas.

No último caso, pode haver a adoção de softwares que auxiliam na localização de devedores, com a utilização, também, de bancos de dados públicos e privados, além do uso de técnicas de negociação, fundamentais para o sucesso na recuperação.

Uma vez que são negociados os termos do acordo, o cliente inadimplente assume o compromisso de pagar as parcelas — geralmente com condições facilitadas —, sendo que após o primeiro pagamento o seu nome é excluído do banco de devedores.

Além disso, o credor pode “vender” o seu crédito para uma instituição ou um escritório de advocacia especializado, o qual passará a realizar a cobrança em nome próprio.

Quais as vantagens da recuperação de dívidas?

Por ser um processo comumente realizado extrajudicialmente, a principal vantagem é o seu baixo custo, uma vez que não há gastos com taxas judiciais e honorários advocatícios, além de se evitar a morosidade do sistema judiciário.

A abordagem de modo amigável também evitará constrangimentos ao cliente, reduzindo, assim, o desgaste na relação e evitando o risco de perdê-lo, e, uma vez efetivada a recuperação, haverá um reforço significativo no caixa da empresa.

Para além disso, a realização de um procedimento de recuperação de crédito responsável e profissional ajudará a sua empresa a recuperar clientes inadimplentes, o que pode ser essencial para a sua empresa, tendo em vista que o custo para conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes maior do que reter um consumidor atual.

Qual a diferença da recuperação de dívidas e da cobrança?

A cobrança é realizada por meio da abordagem de clientes que constam com pagamentos recentes em atraso e ainda não tiveram os seus nomes negativados ou enviados a protesto. 

Nesses casos, as chances de recebimento são maiores, pois a dívida é recente e a cobrança é realizada de forma a oferecer ao cliente a oportunidade de regularizar a sua situação pelo pagamento.

A estratégia adotada exige a utilização de linguagem específica e a adoção de estratégia mais complexa, de forma a demonstrar ao cliente a oportunidade de pagar a sua dívida e de evitar a negativação de seu nome.

Por sua vez, na recuperação de dívidas o nome do cliente já foi negativado, e, normalmente, as dívidas são mais antigas, podendo, até mesmo, estarem prescritas.

Nessa situação, o objetivo principal é o recebimento do valor em aberto, o que implica em sua renegociação ou no pagamento do valor principal de forma imediata, devendo o inadimplente ser informado sobre os benefícios do restabelecimento do seu crédito e do não envio da dívida a um escritório de advocacia, que acarreta em gastos extras com taxas e honorários, por exemplo.

Como encontrar empresas de recuperação de dívidas

A realização de um procedimento de cobrança e recuperação de dívidas com técnicas avançadas de negociação fica cada vez mais necessária, sobretudo diante do cenário de forte inadimplência que vive o país.

Através do Conecta, um marketplace que liga empresas a assessorias de cobrança, você encontrará negócios que disponibilizam esses serviços especializados. Portanto, não deixe de conferir as propostas e de procurar por aquela que mais se enquadre às suas necessidades!

Você também pode gostar