Recupere clientes inadimplentes e fature mais!

Saber lidar com clientes inadimplentes é um problema para muitas empresas. Ao mesmo tempo em que se torna desagradável não receber o que foi combinado na negociação, é preciso compreender qual foi motivo que pode ter levado a essa quebra de confiança.

O momento delicado no qual a economia do Brasil se encontra nos últimos anos e o grande número de desempregados são apontados como dois dos principais motivos para o não pagamento de dívidas. Atraso nos salários, falta de planejamento e até mesmo o empréstimo do nome para terceiros são outros fatores que também devem ser considerados.

Entender a maneira certa de agir nessas situações é essencial para conseguir reaver o valor sem perder a confiança do seu consumidor. Mas para que isso aconteça é importante ter em mente que a recuperação de crédito e a retenção de clientes estão relacionadas entre si, e que este último é de extrema importância para qualquer empresa.

Continue lendo este conteúdo e saiba como o seu negócio pode recuperar clientes inadimplentes e faturar ainda mais!

Por que investir na recuperação de clientes inadimplentes?

Nem sempre quem deixou de pagar uma dívida agiu de má fé. Não é porque o cliente ficou devendo que ele deve ser esquecido ou pior, tratado como inimigo da empresa. Pelo contrário: os consumidores inadimplentes devem ser abordados de forma diferenciada.

Assim, a recuperação de crédito é mais do que receber um valor que não foi pago. Significa manter o cliente ativo no mercado e, quando o contato e a negociação são feitos da maneira correta, fidelizado à empresa.

Conquistar a confiança de um consumidor não é tarefa fácil. Por isso, não desperdice essa oportunidade. Muitos estudos de marketing mostram que reter o cliente que já optou por comprar o seu produto é bem mais fácil do que conquistar um novo.

Para saber mais sobre isso, confira o nosso vídeo sobre Régua de Relacionamento e entenda como aplicá-la no seu negócio:

Quais são as vantagens da retenção de clientes?

São muitas as áreas da empresa que são beneficiadas com a retenção de clientes. Prospecção, vendas, financeiro e marketing são alguns exemplos. Enquanto o novo consumidor precisa absorver toda a carga de convencimento do zero, o que foi retido já conhece a sua marca, o seu produto e o seu modo de trabalho.

Abaixo, selecionamos algumas das principais vantagens da fidelização de clientes em uma empresa:

Menores custos e otimização das vendas

Gastos com a divulgação da marca e dos produtos estão entre os mais caros para uma empresa. Por isso, tentar impactar e conquistar um novo cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que reter alguém que já consumiu o seu produto ou serviço anteriormente.

Uma vez que a empresa já possui os dados cadastrais desse cliente em seu banco, como nome, telefone e e-mail, um relacionamento já foi construído e será muito mais fácil voltar a impactar e vender para ele.

Além disso, clientes fidelizados gastam menos tempo para realizar uma compra. Isso otimiza o trabalho do time de vendas, garantindo mais assertividade no processo e mais motivação por parte dos colaboradores.

Sugestões de melhoria para a empresa

Clientes que já estão fidelizados tendem a contribuir mais com sugestões de melhoria. Isso porque desejam ter um atendimento e uma oferta de serviços cada vez melhor, não só para eles, mas também para outros consumidores.

Ter um canal de comunicação direto para receber as opiniões dos seus clientes é uma ótima alternativa para receber esse feedback e demonstra que a empresa se importa com o que eles têm a dizer.

Propaganda do boca a boca

Consumidores satisfeitos são os melhores embaixadores que uma marca pode ter. Elogiar a qualidade dos produtos e do atendimento é um prazer para quem teve sua necessidade atendida com sucesso, além de ser uma ótima maneira de passar uma impressão positiva e de conquistar novos clientes.

Adesão a novos produtos

Outra vantagem de ter clientes fiéis à sua empresa é que eles estão sempre dispostos a conhecer e experimentar as novidades. Assim, promoções ou condições especiais para quem já comprou de você são boas maneiras de agradar o consumidor. Esse também é um ponto positivo caso você esteja interessado em expandir o seu negócio com o lançamento de um novo produto.

Dicas para cobrar e recuperar clientes inadimplentes

Abordar o cliente inadimplente da maneira correta é o segredo para não perder a sua confiança e ainda recuperar o saldo devedor. Confira 4 dicas de como o seu time de cobrança pode fazer isso da melhor maneira:

Infográfico - Dicas para recuperar clientes inadimplentes

Saiba como reduzir a inadimplência na sua empresa!

Tão importante quanto saber como recuperar clientes inadimplentes é evitar que os mesmos deixem de pagar suas dívidas. Clique aqui, confira o nosso artigo e saiba como evitar que os seus consumidores atrasem o pagamento!

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