Você sabia que cobrança por WhatsApp é possível?

Você sabia que cobrança por WhatsApp é possível? Entenda!
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Já imaginou fazer uma cobrança por WhatsApp? Segundo a empresa, o aplicativo de mensagens instantâneas tem mais de 180 milhões de usuários ativos em todo o mundo e a tendência é que o número cresça ainda mais nos próximos anos.

Atentas a isso, muitas companhias já apostam nesse recurso para comunicar-se com seus clientes. Seja para realizar vendas, seja para tirar dúvidas ou contratar serviços, essa é uma maneira rápida, simples e barata de manter o contato com o público e alcançar melhores resultados.

A dúvida é: como é possível utilizar o WhatsApp para fazer cobranças? Continue a leitura para descobrir!

O que diz a lei sobre a cobrança por WhatsApp?

O processo de cobrança é muito importante para a empresa e precisa ser feito de acordo com a lei. Existem diversas regras sobre a abordagem e os canais utilizados para essa finalidade, e quem quiser evitar problemas deve conhecê-las muito bem.

A boa notícia é que não há nenhum impedimento legal para realizar cobranças por WhatsApp. Na verdade, desde 2013, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) autoriza o procedimento por meio de redes sociais — grupo no qual está inserido o app.

A limitação fica por conta da maneira com que o contato é realizado. Assim como nos demais canais, a cobrança não pode expor e constranger o devedor. Afinal, não são permitidas condutas abusivas, ameaçadoras e desrespeitosas.

Como o consumidor vê esse meio de comunicação com a empresa?

Além de ser uma estratégia autorizada pela lei, é importante salientar que o consumidor brasileiro aprova o uso do WhatsApp na comunicação com as empresas. Essa é a conclusão de uma pesquisa desenvolvida pelo portal Mobile Time e pela Opinion Box.

Segundo os dados, 96% dos internautas utilizam o WhatsApp, sendo que 93% desse público faz uso dele todos os dias. Além disso, 80% dos pequenos negócios apostam no aplicativo para negociar e se conectar com seus clientes.

As estatísticas são interessantes, mas o que mais chama a atenção é que 71% dos usuários aprovam a troca de mensagens com a empresa para ter acesso a informações, tirar dúvidas e receber promoções. Por isso, não há motivos para não utilizar essa poderosa ferramenta na hora de cobrar clientes inadimplentes!

Como fazer cobrança por WhatsApp?

Cobrar por WhatsApp pode ser uma grande oportunidade para conseguir o contato com a pessoa certa e finalizar uma boa negociação para as duas partes. Além de ser uma estratégia simples e de alto alcance, trata-se de um dos meios mais econômicos — o que é essencial para o setor de cobranças.

Confira, agora, dicas certeiras para conseguir recuperar dívidas com esse aplicativo!

Verifique os dados do cliente

O número do WhatsApp é vinculado a um telefone celular, o que torna comum sua troca com o passar do tempo. Essa situação exige que a empresa faça uma conferência para confirmar se o dado que ela tem está correto e atualizado.

Mandar uma mensagem de cobrança para uma pessoa errada é um dos piores erros que se pode cometer, pois, além de constranger o consumidor, isso gera um reflexo negativo na imagem do negócio.

Uma boa estratégia para superar o problema é a utilização de sistemas que fazem uma pesquisa e validação das informações disponíveis na base de dados da empresa. Assim, você não perde tempo e garante uma cobrança assertiva.

Utilize o aplicativo em diversas fases do processo

A cobrança feita por meio desse aplicativo tem as mesmas características de uma cobrança escrita. Por isso, com planejamento e um bom cronograma, ela pode ser utilizada em diversas fases do processo, como:

  • cobrança preventiva;
  • aviso de atraso de pagamento;
  • cobrança da dívida em atraso;
  • negociação de dívidas;
  • acompanhamento de um acordo de cobrança.

Apresente-se de maneira clara

Tenha em mente que a cobrança por WhatsApp deve seguir todas as boas práticas para o procedimento. Dessa maneira, é essencial que exista uma apresentação clara e cordial da empresa — essa deve ser a primeira mensagem enviada.

Um exemplo interessante seria: “Bom dia, Sr. João! Tudo bem? Aqui é a Ana, da empresa X, e estamos entrando em contato para fazer a negociação de um débito que o senhor tem com a empresa”.

Não seja muito formal durante o contato

A linguagem utilizada deve estar entre o formal e o informal. Não é prudente utilizar termos complexos e de difícil entendimento, porém não se pode deixar de lado o profissionalismo e a seriedade do processo de cobrança.

Aproveite a informalidade do canal escolhido para ter uma conversa mais aberta com o cliente, mas não utilize gírias e expressões ofensivas. Isso faz toda a diferença para os resultados alcançados.

Seja objetivo

Você está entrando em contato com o cliente para realizar uma cobrança, não é mesmo? Por isso, não fique divagando e direcionando a conversa para outros assuntos que não sejam pertinentes.

O ideal é ser claro e objetivo, informando o motivo do contato, o valor da dívida e se colocando à disposição para enviar um boleto de quitação ou oferecer e aceitar uma proposta de negociação, por exemplo.

Fale sobre os avisos de vencimento

A régua de cobrança é uma das técnicas mais eficientes para combater a inadimplência e prevê o envio de lembretes sobre o vencimento de uma parcela.

Você pode utilizar o WhatsApp com essa finalidade, mas é interessante comunicar ao cliente que isso será feito, evitando que o procedimento se torne inconveniente e invasivo. Lembre-se de que a ideia é estreitar o contato com o público e não incomodá-lo.

Conforme visto, é possível fazer cobrança por WhatsApp e essa é uma excelente oportunidade para entrar em contato com o cliente de maneira cordial, amigável e produtiva. Com um número atualizado em mãos e seguindo as dicas apresentadas, tenha certeza de que os resultados alcançados pela sua equipe serão ainda mais expressivos.

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