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Aprenda como fazer cobrança de prestação de serviço

Aprenda como fazer cobrança de prestação de serviço

Saiba como fazer cobrança de prestação de serviço

Juliana Torquato por Juliana Torquato
23/03/2023
in Cobrança

Em 2021 o setor de serviços cresceu 10,9% no Brasil. É um número histórico e que espelha os muitos desafios que os prestadores e tomadores de serviços têm enfrentado nos últimos tempos. Dentre eles, não há como não mencionar a cobrança de prestação de serviço. 

A cobrança é sempre um assunto que traz ansiedade e dúvidas. Apesar disso, acreditamos se tratar de uma etapa que todas as empresas passam por algum momento e, em sendo assim, existem formas de fazer com que tudo seja mais prático e eficiente. 

Saiba como fazer isso neste artigo!

  • Como calcular o preço de um serviço?
  • Quais as modalidades de cobrança de prestação de serviço?
    • Serviço pontual e pagamento à vista 
    • Serviço pontual de alto valor e pagamento parcelado 
    • Serviço contínuo e pagamento recorrente
  • A importância de formalizar um contrato de prestação de serviço 
  • Como fazer a cobrança de clientes inadimplentes?  
    • Manter um bom relacionamento
    • Fazer a cobrança preventiva 
    • Contar com a ajuda da tecnologia

Como calcular o preço de um serviço?

Saber cobrar por um serviço não é fácil. Ao mesmo tempo em que é comum enfrentar entraves na hora de calcular o valor para aquele serviço, esta é uma das etapas mais importantes de um negócio.

Prestadores de serviços, de todos os portes, geralmente cometem dois erros: subestimam o valor de seus trabalhos ou fixam preços exorbitantes e incompatíveis. A melhor forma de combater ambos é fazendo uma boa pesquisa de mercado. 

Administrativamente, faz sentido calcular o valor do serviço prestado tendo como base o preço de custo e colocando uma porcentagem de lucro sobre ele. Mas isso não quer dizer que a quantia irá refletir o que aquele serviço realmente vale.

Uma boa tática, reitere-se, é analisar o mercado e ver quais preços estão sendo praticados pela concorrência. Esse valor médio serve para equalizar a quantia que está sendo cobrada pelo seu serviço, para que não fique muito abaixo e nem muito acima desse parâmetro. 

Ademais, também é importante calcular se aquele valor atende aos gastos atrelados à prestação de serviço. 

Quer dizer, se garante um fundo de reserva para pagamento das contas mínimas caso haja uma piora na situação financeira da empresa (necessidade de pró-labore).

Quais as modalidades de cobrança de prestação de serviço?

Dentre as várias formas de se destacar no ramo do seu negócio, oferecer diferentes formas de pagamento é um diferencial. Além disso, certos tipos de prestação de serviço demandam maneiras certas de cobrança, confira as principais a seguir:

Serviço pontual e pagamento à vista 

Em uma situação na qual a prestação do serviço é pontual, o mais recomendado e comum é que o pagamento seja feito à vista. Isso pode se dar por dinheiro, cheque, emissão de boleto ou transferência bancária. 

É importante lembrar que, dependendo do valor do serviço, o mais recomendado é a transferência bancária, por uma questão de segurança e de facilidade.

Serviço pontual de alto valor e pagamento parcelado 

Como mencionado acima, mesmo sendo um serviço pontual, pela sua natureza pode ser que o valor seja alto. Nesse caso, é comum oferecer o pagamento parcelado, para facilitar a organização financeira do cliente. 

Isso, inclusive, melhora o posicionamento da sua marca no mercado, afinal, é uma maneira de atrair mais consumidores. Importante destacar que nesses casos é interessante fazer uma boa análise de crédito antes para garantir que o cliente tem condições de cumprir o pagamento.

Recomenda-se a emissão de boletos com datas programadas para o pagamento, o famoso carnê. Uma boa prática é a entrega de todos os carnês no momento da contratação e que seja feito um controle sobre as datas de pagamento a vencerem.

Serviço contínuo e pagamento recorrente

Alguns serviços são de prestação contínua, por exemplo, personal trainer, professor, terapeuta, esteticista etc. O ideal é investir em uma forma de pagamento que seja reflexo disso, quer dizer, que também se repita no tempo. 

O mais comum é a emissão, novamente, de carnês, que, ao contrário do serviço pontual de alto valor, será feita mês a mês. Por mais que esse gerenciamento de mensalidades seja trabalhoso, é a maneira mais prática e cômoda para os clientes.

Outra maneira de fazer isso é por meio da cobrança recorrente, normalmente utilizada por cartões de crédito que são cobrados mensalmente pela prestação do serviço — mas, diferente de uma mensalidade, não consomem um valor alto do limite do cartão do cliente.

Palavra da especialista: “Perguntas importantes para fazer na prestação de serviço: Como que a gente vai oficializar essa prestação de serviço? Eu tenho um contrato? Nesse contrato tem as cláusulas todas que estão dizendo o que que eu vou entregar, qual é o meu prazo, qual é o meu comprometimento, o que que eu preciso fazer, quais são os meus direitos, os meus deveres? Eu vou emitir nota disso? Como é que ele vai me pagar? Quais são as consequências do não pagamento?” Fernanda Costa – especialista em Gestão de Contas a Receber com mais de 17 anos de experiência, possui MBA em Gestão Financeira e desenvolveu o inovador Método Vem Receber. Fonte: Webinar – Cobrança no setor de serviços: Desafios e estratégias.

A importância de formalizar um contrato de prestação de serviço 

Trouxemos acima alguns exemplos de serviços que podem ser prestados. Você pode ter se perguntado: mas será mesmo necessário assinar um contrato para serviços de personal trainer ou qualquer outro serviço?

A primeira coisa que se precisa ter em mente é que, independentemente do tamanho do serviço, sempre existe um risco atrelado para todas as partes envolvidas. 

Do lado do prestador, há a possibilidade do conhecido “calote”; da parte do tomador, pode ser que o serviço não seja realizado tal como acordado. 

E quando falamos da prestação de serviços, as possibilidades são inúmeras: desde serviços menores, até acordos entre empresas. Por exemplo, duas companhias podem formalizar um contrato de prestação de serviços de segurança armada.

Para todas as hipóteses, a forma de assegurar os envolvidos é por meio da formalização por meio de contratos de prestação de serviços, inclusive através de um contrato digital. Afinal, nunca se sabe a real intenção da pessoa ou da empresa contratada.

Caso haja qualquer descumprimento contratual, aquele que se sentir lesado poderá se socorrer do Poder Judiciário e terá provas mais robustas para demonstrar o seu direito.

 

Como fazer a cobrança de clientes inadimplentes?  

Quando as partes acertam os termos da prestação de serviços, as quantias e datas de pagamento são estabelecidas antecipadamente. Portanto, é preciso estar atento às datas de vencimento, as quais, uma vez que não observadas, é chegado o momento da cobrança.

Apesar de, em um primeiro momento, parecer ser um constrangimento, a cobrança de prestação de serviço é fundamental e inevitável. Algumas dicas para aprimorar a sua cobrança são:

Manter um bom relacionamento

O cliente inadimplente não é necessariamente um cliente ruim. A ausência do pagamento pode ter se dado por muitos motivos (além da má-fé), como desorganização financeira e esquecimento. 

O cliente deve ser tratado com educação e respeito. Existem, inclusive, práticas de cobrança que são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. 

Ao manter um bom relacionamento e buscar maneiras de fazer uma cobrança amigável, as chances de solvência aumentam e a relação pode se perpetuar no tempo.

Fazer a cobrança preventiva 

Para evitar a situação de insolvência, uma boa prática é dar lembretes de vencimento aos clientes. Isso pode se dar por e-mail, SMS, mensagem pelo WhatsApp ou outros canais de comunicação que sejam mais acessíveis a você e aos seus consumidores.

Contar com a ajuda da tecnologia

Para encurtar o tempo e a dedicação com a cobrança dos seus clientes, você também pode (e deve) contar com a tecnologia. Existem no mercado ferramentas que aceleram e auxiliam no momento da cobrança com emissão automática de lembretes de vencimento e plataforma de gerenciamento das suas cobranças. 

Além de auxiliar na gestão do seu negócio, investir em ferramentas tecnológicas é um diferencial para quem deseja se destacar no mercado. Otimizar processos é sempre uma maneira de se destacar, eliminando atividades repetitivas, poupando recursos e investindo em estratégias de crescimento.

Queremos ajudar a sua empresa no processo de cobrança! Desenvolvemos ferramentas exclusivas para isso, como o Assertiva Recupere, que  reúne todo o processo de cobrança em uma única plataforma. Clique no link e agende uma demonstração gratuita!

Juliana Torquato

Juliana Torquato

Juliana Torquato é uma renomada autora com vasta expertise em tecnologia, finanças, crédito, cobrança, antifraude e gestão de negócios. Com uma carreira consolidada nesses campos, ela se destaca por oferecer análises relevantes, que fornecem insights valiosos para o universo corporativo.

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