Saiba como a coleta de dados pode ajudar a alavancar o seu negócio

Entender sobre processos administrativos é fundamental para que a gestão da empresa funcione de maneira eficaz. Porém, com o acesso a tecnologias e novos recursos para captação de informação, a coleta de dados se torna fundamental para compreender melhor o negócio e ajudar nos direcionamentos e decisões da organização. 

No entanto, não é toda e qualquer estatística e amostragem que pode ser aplicada como recurso para interpretação de resultados. É necessário saber quais pontos são realmente fundamentais e relevantes.

Quer entender como a coleta de dados pode ajudar no crescimento e expansão da sua empresa? Confira a seguir os índices que se tornam essenciais para a análise dos negócios!

A importância da coleta de dados

Coletar dados, para depois classificar e interpretar seu significado, é uma das etapas essenciais para o direcionamento estratégico das tomadas de decisão. As informações são fonte para indicativos, tendências e novas ideias de como é possível melhorar ou reorganizar as metas e objetivos da organização. 

A coleta de dados pode estar relacionada a diversos segmentos, desde procedimentos internos até uma pesquisa de mercado. Fundamental é ter a amostragem necessária para entender os cenários que se está inserido, assim como expectativas criadas e resultados esperados. 

A época em que as decisões eram tomada de forma intuitiva ficou para trás, dando espaço para o poder de reunir dados e, com isso, tomar decisões mais assertivas. 

Também é essencial que a busca por amostragens de informações aconteça periodicamente. Todo conteúdo que não passa por atualizações acaba defasado e não irá representar a realidade de mercado, pois o comportamento do consumidor, assim como maneiras de realizar processos, mudam constantemente. 

Ignorar a prática de coleta de dados pode resultar em complicações como: Estar desatualizado com a expectativa do cliente;Não ter ideia sobre concorrência e mercado;Perder oportunidades de novos negócios;Não fidelizar novos clientes pela ausência de novidades e lançamentos;Realizar ações pouco estratégicas e sem resultados efetivos;Focar no desenvolvimento de ideias, produtos ou serviços que podem estar obsoletos e que não estão de acordo com a necessidade do cliente;Deixar de ter parceiros estratégicos para oportunidades de expansão dos negócios. 

Qual necessidade de ter qualidade na amostragem de dados? 

Só é válido utilizar dados quando eles estão completos e não dão abertura para interpretações erradas. Afinal, se a coleta for inconsistente ou incompleta ela vai gerar transtornos e até prejuízos, pois corre-se o risco de ser entendida de forma enganosa. 

Portanto, não basta somente recolher conteúdo. É preciso ter valor agregado. Essa prática é chamada de qualidade de dados, ou Data Quality, e é determinada a partir da maneira que cada informação é elaborada, inserida, manipulada e armazenada. 

Data Quality: método para auxiliar na qualidade de dados 

Também chamado de garantia da qualidade de dados, o Data Quality Assurance está entre os métodos possíveis para confiabilidade dos dados. Seu processo de análise realiza a seguinte dinâmica: examina os dados disponíveis e, em seguida, realiza a verificação de possíveis inconsistências. 

Ou seja, o Quality Assurance é o conjunto de ações que buscam garantir que o processo de estudo do conteúdo recolhido tenha um nível de qualidade satisfatório para aproveitamento nas próximas etapas, nos processos de desenvolvimento e absorção dos dados. Também prioriza a qualidade e interpretação dos materiais, removendo quaisquer informações que possam atrapalhar. 

Com essa iniciativa, a confiabilidade dos dados se torna muito maior e gera análises com com mais qualidade. Além disso, informações estratégicas são de extrema relevância para que a empresa possa prever problema futuros, assim como oportunidades de mercado. 

É importante que se tenha um profissional especialista em qualidade para realizar cada etapa, focado em otimizar cada variável e seus possíveis resultados. 

Tecnologia como aliada na captação de dados

O uso de softwares e ferramentas, como CRMs, são recursos essenciais para captar informações de forma mais rápida e dinâmica. Porém, vale salientar que ferramentas que otimizam a capacidade de colher dados só serão relevantes se as estratégias para abordagem forem efetivas, assim como se os questionamentos corretos forem feitos. 

A tecnologia é uma aliada no processo de coleta de dados. No entanto, ela precisa estar acoplada a uma dinâmica inteligente para buscar o conteúdo necessário. Ou seja, só se torna eficaz se for aplicada da maneira mais próxima do ideal.

Informações soltas, sem um vínculo, são pouco efetivas. Portanto, é muito importante ter delineado a metodologia necessária para estudar e interpretar os conteúdos. 

Formas de realizar a coleta de dados

Para organizar o recebimento de dados é importante ter definido qual o caminho utilizado para reunir todas as amostras. Por exemplo, será um questionário a um público específico enviado por e-mail, ou apenas uma pesquisa de opinião, aberta ao público geral, toda vez que um novo número ligar para a empresa? A captação será por qual meio? 

Ou seja, é necessário compreender se será uma pesquisa, teste, estudo ou amostragem para a coleta de dados. Determinar esse caminho também evita que se possam perder informações caso fiquem descentralizadas. Também é importante seguir um padrão para coleta, tendo perguntas que são realmente cruciais para o entendimento do negócio.

Se o meio de coleta for o ambiente virtual é importante entender que nem todo tipo de público pode ser usuário e navegar. Então, dependendo o nicho de atuação, é imprescindível expandir para outras formas de captação de informações. 
A internet é um ambiente cada vez mais comum, porém pode não ser, exclusivamente, o único local necessário para amostragem de dados.   

Pesquisas relevantes para o seu negócio 

É fundamental ter pesquisas que possam refletir as seguintes opiniões para base de dados:

  • Qual o entendimento do público sobre seu produto ou serviço;
  • Quais obstáculos para não adquirir o que você oferece no mercado;
  • Saber sobre quais são as expectativas de lançamento dos próximos produtos/serviços;
  • Qual a visão do público sobre a sua marca ou negócio;
  • Como é avaliado o serviço prestado, do atendimento até a aplicação do produto/serviço;
  • Compreender quais os pontos comuns entre elogios, reclamações e sugestões, identificando melhorias ou solução de possíveis problemas;
  • O quão próximo seu cliente se sente da marca e confia nela para solução de conflitos. 

A partir desse panorama, as pesquisas que não podem faltar no seu quadro de amostragem são:

  1. Pesquisa de mercado – para uma pesquisa de mercado ampla e com dados relevantes é necessário explorar os seguintes aspectos: segmentação, mercado que deseja atuar, necessidades que o público-alvo tem, como a concorrência está posicionada e tem se comportado, quais as possíveis barreiras para alavancar as vendas, quais os entraves para entrada do produto ou serviço no mercado. Cada uma dessas questões devem conter perguntas que direcionem para possíveis conclusões, não sendo rasas ou subjetivas;
  2. Satisfação do cliente – entender quais demandas seu produto ou serviço está suprindo, de que maneira ele se torna realmente eficaz, quais as defasagens, assim como expectativas que devem ser atendidas futuramente; 
  3. Pesquisa de negócios – é o processo que revela informações de todas as áreas do negócio, de modo que possa maximizar vendas e benefícios para crescimento e promoção da unidade. Com uma boa pesquisa de negócio é possível verificar as oportunidades disponíveis e quais devem ser os objetivos da empresa; 
  4. Pesquisa de marketing é através de uma boa pesquisa de marketing que será possível conhecer o mercado e ter conteúdos que servirão de embasamento para as tomadas de decisão. É através dessa ferramenta – que permite entender como o público-alvo enxerga sua marca e porque é ou não seu cliente – que são delineadas as campanhas para interação, promoção ou divulgação da empresa e serviço.

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