Consulta ao consumidor: saiba como identificar maus pagadores

Consulta ao consumidor: saiba como identificar maus pagadores

A consulta ao consumidor é muito importante para mapear o histórico de compras e avaliar o risco de vendes.

Quando uma organização usa as consultas de crédito em sua rotina, as vendas são realizadas com segurança reduzindo os riscos.

Mas, você sabe como identificar um provável devedor? Continue a leitura e saiba como fazer essa análise!

Use um banco de dados atualizado

Um banco de dados atualizado traz informações que podem ajudar você a localizar o devedor. Número de telefone, e-mail ou endereços, por exemplo, são referências valiosas!

Sendo assim, o primeiro passo para evitar clientes inadimplentes é contar com o suporte que só um cadastro completo e constantemente enriquecido pode oferecer.

Afinal, seria inviável levar adiante ações de cobrança se os devedores não pudessem ser localizados, concorda?

Por outro lado, sem uma ferramenta de apoio para automatizar a higienização dessa base de cadastro, a localização de pessoas pode ser um desafio e tanto.

A ferramenta Base Certa da Assertiva ajuda empresas de diferentes segmentos a manter suas informações sempre enriquecidas e atualizadas.

Assim, seus esforços geram resultados positivos e você ainda obtém agilidade nos seus processos.

Tenha uma política de crédito consistente

Uma política de concessão de crédito é fundamental para evitar que a inadimplência afete seus lucros.

Antes mesmo de parcelar uma venda, você precisará contar com mecanismos que sejam efetivos para assegurar futuros pagamentos.

Verificar o histórico de compras do cliente, sua situação junto a outros órgãos de proteção ao crédito e manter os dados cadastrais atualizados é fundamental.

Em resumo, com políticas de crédito bem definidas, sua empresa fará vendas ainda mais seguras!

Invista em treinamentos da equipe de cobrança

A consulta ao consumidor é também a medida de preparação que antecede a ação da equipe de cobrança.

Por meio dela, será possível conhecer um pouco mais do cliente, o que é muito importante na condução de uma negociação de sucesso.

Quando o objetivo é detectar previamente se um potencial comprador pode vir a se tornar um devedor, a consulta deverá ser feita nos locais certos.

Você quer evitar um mau pagador, mas não quer deixar de vender, certo?

Dessa forma, o treinamento dos profissionais de cobrança deverá ser focado na preparação de pessoas capazes de identificar, por meio das pesquisas, se está diante de um futuro inadimplente.

Com o tempo, eles desenvolverão “olho clínico” e terão tato o suficiente para lidar com os mais diversos desafios.

Mas, até esse estágio, só o treinamento garante que filtrarão apenas quem deve ser evitado.

Defina os perfis dos seus clientes

A partir da adoção de uma política de cobrança, com um banco de dados atualizado e profissionais treinados, sua empresa estará preparada para definir diferentes perfis de clientes.

Da mesma forma que você conhece o perfil do público para o qual vende, deverá também conhecer o perfil do mau pagador — ou seja, todas as pessoas que se aproximam do seu negócio, mas sem condições de arcar com seus débitos.

Esse perfil, naturalmente, será montado com base em dados demográficos, sempre mais fáceis de apurar.

Idade, escolaridade, renda familiar e individual, além da profissão, são algumas das características que devem ser observadas para saber quem é o potencial inadimplente.

O mesmo processo deve ser replicado para identificar o bom pagador, para que sua equipe de vendas e profissionais de cobrança consigam fazer a análise correta.

Faça uso da tecnologia

É claro que o toque humano sempre será fundamental em qualquer atividade. Contudo, sem o auxílio precioso da tecnologia, seus processos de cobrança seriam bem mais lentos.

A identificação de potenciais devedores não se resume a consultas a cadastros de órgãos de proteção ao crédito.

Trata-se de utilizar dados que apontem para uma probabilidade, maior ou menor, de que aquele cliente venha a se tornar inadimplente.

Nesse sentido, a tecnologia assume um papel fundamental. Com ela, sua empresa terá condições, por exemplo, de tratar dados em volumes massivos, podendo orientar suas decisões com base em números.

É uma tarefa que a mão humana não é capaz de realizar sozinha, em virtude da quantidade de informação a ser processada.

Por tudo isso, os investimentos que sua empresa aloca em recursos tecnológicos e em ferramentas como as que destacamos aqui geram retorno rápido e seguro!

Conheça a solução Crédito Mix

Considerando os riscos envolvidos na concessão de crédito, é fundamental ter uma solução que permita analisar perfis com mais eficiência.

Fator que gera impacto direto nas vendas, sendo exatamente isso que a Assertiva faz, por meio da ferramenta Crédito Mix.

Partindo do CPF ou CNPJ, a solução faz consultas de acordo com os seus objetivos. Trata-se de um registro completo, em que você visualizará dados sobre inadimplência, pontuação financeira e o histórico de pagamentos do cliente.

Com o Crédito Mix, sua busca poderá ser ainda mais precisa. Foque somente os dados que são úteis no seu modelo de negócio, utilizando diferentes pacotes de consulta oferecidos para pessoa física. Alguns deles são:

  • alerta de identidade — para detectar inconsistências nas informações apresentadas e possibilidade de fraude;
  • alerta de óbito — identificar se o documento consultado era de uma pessoa falecida ou não;
  • ação — informa se a pessoa está respondendo na justiça nas esferas executiva cível, executiva fiscal da Justiça Federal e de busca e apreensão de bens;
  • pendências financeiras com outros órgãos de proteção ao crédito;
  • limite de crédito sugerido — valor estimado a partir da análise econômica e financeira da pessoa.

As possibilidades são ainda maiores, já que a ferramenta também pode ser usada para consulta ao consumidor Pessoa Jurídica.

Não se arrisque a vender para quem não pode pagar e avalie caso a caso antes de fechar um negócio.

Evitar a inadimplência é fundamental, por isso, conte com a Assertiva para ajudar você nas suas decisões.

Se você ficou interessado nas nossas ferramentas, entre em contato conosco e confira com nossos consultores de que forma podemos ajudar o seu negócio. Clique aqui e saiba como falar com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar