Quem empreende hoje no Brasil sabe muito bem das dificuldades que passa. São muitos os desafios a serem vencidos, e um dos mais importantes é garantir recebimentos devidos por serviços prestados. É aqui que entra a estratégia da consulta de nome sujo.
Estar com o “nome sujo” é uma expressão muito comum, principalmente em nosso país, onde existe uma cultura de prazo e parcelamento de pagamentos. Na prática, é muito simples: está com nome sujo alguém que possui restrição em seu nome, quase sempre derivada de algum pagamento não realizado. Uma dívida não honrada, em outras palavras.
Uma estratégia muito útil para que empresas restrinjam sua concessão de crédito (vendas parceladas, por exemplo) para pessoas com nome sujo é realizar uma consulta e verificar se os resultados apresentam casos de dívidas antigas e não pagas.
Neste artigo, vamos abordar o tema de modo a trazer a você, empresário, as principais orientações sobre esse tipo de consulta, como informações sobre a negativação de devedores pode beneficiar a sua empresa, além dos caminhos para a realização de uma consulta de nome sujo precisa e segura.
Fique conosco!
O que é consulta de nome sujo?
Já vimos o que é “nome sujo”: uma situação enfrentada por uma pessoa física (mas pode ser também pessoa jurídica) na qual seu nome — sua reputação financeira — possui restrições no mercado, por conta da inadimplência. Essas restrições aparecem em registros de instituições financeiras especiais, que trabalham com o que chamamos de “proteção ao crédito”.
Dessa maneira, na prática, a consulta de nome sujo consiste em solicitar a uma dessas instituições de proteção ao crédito as informações referentes a uma pessoa física ou jurídica, por meio de consulta de CPF ou CNPJ, respectivamente.
Como a consulta de nome sujo pode beneficiar a sua empresa?
Existe uma série de boas práticas que empreendedores devem se apoiar na gestão de uma empresa para que esta seja eficiente e lucrativa. Uma delas é, na verdade, um processo bastante complexo chamado gestão financeira.
A gestão financeira envolve, resumidamente, registrar e analisar todo o fluxo de recursos que passa pela empresa. Dentro dessa lógica também temos a gestão de riscos e de registro de inadimplência do consumidor, que colocamos em prática quando nos deparamos com “rombos” nas contas — são os clientes inadimplentes.
Não nos enganemos: toda empresa, de qualquer tamanho ou segmento, vai enfrentar esse problema. Por isso é tão importante fazer essa abordagem, que chamamos de gestão de riscos.
Gerir o risco, no caso, é poder consultar se um determinado cliente tem ou não o nome sujo no mercado e quais são as chances de ele honrar ou não com que ele promete em troca dos produtos ou serviços da empresa.
O resultado de todo esse processo é uma empresa com as contas em dia e uma saúde financeira que permite se manter sólida no mercado e ainda planejar um futuro promissor.
Gestão de riscos e prevenção contra a inadimplência
Como já pontuamos, a prática de consulta de crédito pode contribuir muito com a gestão de riscos e prevenção de inadimplência de uma empresa e, por consequência, com a saúde financeira da organização.
Se observarmos em detalhe, veremos também que a consulta de nome sujo é apenas uma das ferramentas ou etapas de um processo maior: a análise de crédito, que também se encontra na alçada da gestão de riscos.
Geralmente a consulta de nome sujo é uma das primeiras etapas do processo. As outras incluem análises mais detalhadas e de outros aspectos da vida profissional e do histórico financeiro do cliente.
Por exemplo, o relacionamento do mesmo com outras empresas também conta. Também tem peso o vínculo de trabalho que ele possui atualmente, bem como seu cargo. Paga as faturas em dia ou atrasa um pouco, mas paga sempre? Também conta pontos.
Tudo isso influencia em sua capacidade de pagamento, sempre em concomitância com o fato de estar ou não com o CPF negativado. E mesmo que o cliente tenha o nome limpo, isso não significa que ele é bom pagador, pois sua dívida pode ter “sumido” do sistema por diversos motivos.
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Como realizar uma consulta de nome sujo de forma eficiente?
Já sabemos que a consulta de nome sujo é uma dentre as muitas partes da análise de crédito de clientes. Este processo contempla também muitas outras etapas, consultas e abordagens de dados, sempre para construir um perfil de crédito para o cliente.
Tendo isso em mente, podemos partir do princípio de que uma consulta feita de maneira eficiente considera todas essas etapas e aspectos que fazem parte de uma análise completa, certo?
O ideal seria uma plataforma de consulta que abrangesse tudo isso e talvez até mais um pouco — como fazer consultas tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Pois a plataforma Assertiva Crédito Mix é essa solução!
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