Você sabe o que é um CPF negativado? Já precisou consultar o CPF de algum cliente?
Seja para garantir a segurança de uma venda, seja para diminuir o risco de inadimplência, essa prática é adotada por grande parte dos negócios — em especial no varejo e em instituições financeiras.
Afinal, quase 68 milhões de brasileiros estão inadimplentes, ou seja, não conseguem pagar suas dívidas em dia. Com tantos “nomes sujos” na praça, cabe às empresas monitorarem o perfil de crédito dos clientes.
E nesse processo, saber se um CPF está negativado ou não é o primeiro passo para garantir sua segurança financeira. Continue a leitura para entender melhor!
Afinal, o que é um CPF negativado?
Dizemos que uma pessoa tem o seu CPF negativado quando ela deixa de pagar por um produto ou serviço contratado e a empresa credora (a quem essa pessoa passa a dever) “cobra” essa dívida num órgão de proteção ao crédito.
Assim, o credor tem o direito de incluir o nome (e consequentemente, o CPF da pessoa) na lista de “mau pagadores” do mercado após determinado tempo de dívida aberta — geralmente, após 45 dias sem nenhum pagamento ou contato — negativando o devedor.
Quando alguém tem o CPF negativado, torna-se bem mais difícil conseguir crédito no mercado, como na hora de pedir um cartão num banco ou loja, e até mesmo em financiamentos.
Algumas empresas também protestam as dívidas como uma forma de incentivar o cliente a pagar seus débitos.
Nesse caso, diferentemente da negativação do CPF, que pode ser consultada em sites e aplicativos, a dívida é registrada em cartório, onde o tabelião confirma os valores e envia uma intimação à residência da pessoa devedora.
A vantagem de deixar o CPF em protesto é a de incitar o inadimplente a pagar sua dívida, pois dessa forma ele evitaria situações de constrangimento e ainda poderia negociar com a empresa credora, tendo em vista a boa fé.
Em contrapartida, protestar dívidas não é uma boa estratégia nos débitos de baixo valor — visto que se o inadimplente optar por não pagar, os custos de cartório serão 100% pagos pela empresa, sem nenhum retorno.
Por que devo consultar o CPF de um cliente?
Além de diminuir o risco de inadimplência, consultar o CPF de futuros clientes é uma forma de garantir vendas seguras e não prejudicar o fluxo de caixa da empresa.
Imagine uma concessionária de veículos. Por dia, dezenas de clientes passam por lá, na expectativa de comprar o carro dos sonhos. Sabemos que a maioria opta por financiar um veículo, visto o preço alto para compras à vista.
No momento em que o vendedor monta a ficha cadastral do cliente, a análise de crédito é praticamente obrigatória; saber se o CPF é negativado ou não pode ser a diferença entre um cliente adimplente ou inadimplente no pagamento das parcelas, evitando o risco de perdas financeiras ao longo prazo.
Não apenas o CPF, é claro: órgãos de proteção ao crédito ajudam a consultar o histórico de dívidas, se o cliente atrasa seus compromissos com frequência ou até mesmo se ele tem acordos em aberto com outras instituições financeiras.
Como saber se um cliente está com o CPF negativado?
No mundo do crédito, existem os chamados birôs de crédito, que basicamente são empresas responsáveis por registrar, atualizar e disponibilizar o histórico de pagamentos das pessoas.
O birô é um dos principais canais de informação que as empresas buscam antes de decidir conceder ou não uma linha de crédito.
No Brasil, é comum que os registros de compromissos financeiros sejam divididos entre os birôs de acordo com o segmento do negócio.
Um exemplo bem prático é quando um cliente recorrente, que paga em dia suas parcelas numa loja de varejo, deseja fazer uma nova compra. Imagine que ele tem uma dívida num banco — ou seja, uma instituição financeira, que tem segmento diferente da loja. É bem provável que a restrição financeira do banco esteja em outro birô de crédito.
Ou seja, na hora de consultar um CPF, é recomendável que você utilize sistemas de consulta que tenham mais de uma fonte de dados na origem. É o caso do Assertiva Crédito Mix.
E se o CPF não for verdadeiro?
Em tempos de vazamento de dados e fraudes na internet, é importante ter um meio de evitar informações falsas, como o próprio número do CPF. Seja num ato de má fé ou por erro humano, o site da Receita Federal é o melhor caminho para confirmar a validade de um CPF, negativado ou não.
Porém, apenas o CPF verdadeiro não é capaz de evitar inadimplências e nem de facilitar a cobrança dos devedores. Existem soluções especializadas em armazenamento inteligente de dados, devidamente autorizados, dos seus clientes.
O Assertiva Localize é uma delas: por meio de um sistema intuitivo e diariamente atualizado, você pode coletar dados como endereço, telefone e email, indo além do CPF, CNPJ ou nome dos clientes que estão em débito. Uma ferramenta poderosa e com teste 100% gratuito — vale a pena conferir!
Atualize sempre a sua base de contatos!
Agora que você entendeu bastante sobre CPF negativado e o mundo do crédito, separei algumas dicas preciosas para manter as vendas seguras e uma baixa taxa de inadimplência:
- Invista na inteligência de dados. Seja através de ferramentas ou num bom controle de planilhas, é fundamental que os clientes tenham os dados atualizados na hora de fazer uma cobrança ou oferta.
- Mantenha uma rotina de comunicação amigável com os clientes, seja por email ou WhatsApp. Mesmo que ele esteja com dificuldades de pagar, negociar sempre é o melhor caminho.
- Acompanhe as novidades sobre o mercado de crédito em sites especializados no assunto. Assim, você pode se antecipar em feirões de renegociação ou novas soluções criadas por birôs de crédito, por exemplo.
Aqui no blog da Assertiva, trazemos os melhores conteúdos sobre segurança financeira e inteligência de dados para você e sua empresa.