O bom relacionamento com cliente é um dos principais fatores para que a empresa mantenha o seu potencial competitivo e alcance o sucesso. O problema é que muitas vezes os gestores se esquecem disso e focam apenas no volume de vendas e em outros detalhes do processo de compras, esquecendo-se da importância de obter uma proximidade com o consumidor e fidelizar os clientes.
Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer os benefícios de um bom relacionamento com os clientes e o que é preciso fazer para investir nesse processo. Continue com a gente para saber mais!
Direto ao ponto:
As vantagens de um bom relacionamento com cliente
A melhor forma de entender a importância de uma boa relação com os clientes é conhecer os seus benefícios proporcionados à empresa. Quer saber quais são? Veja a seguir.
Melhores práticas de negociação
Uma boa relação com o cliente facilita toda a negociação, permitindo que ele exponha as suas preocupações e objeções para que você possa apresentar propostas mais adequadas e encontrar uma alternativa que seja viável.
Isso acontece porque quando o consumidor se sente próximo da empresa ele tem um incentivo para priorizar a compra e buscar todas as formas de viabilizar o negócio antes de procurar a concorrência. Por outro lado, se não houve essa aproximação, a negociação pode ficar mais difícil e, muitas vezes, inviável, resultando na perda do cliente.
Facilidade para identificar problemas e apresentar soluções
Quando você tem um relacionamento próximo com o cliente e conhece as suas necessidades, fica mais fácil identificar possíveis problemas e apresentar soluções mais adequadas, antes mesmo que eles possam causar prejuízos.
Invista em pesquisas de satisfação e mantenha contato frequente com o consumidor, não apenas quando ele procurar a empresa para novos negócios. Mostre também que vocês estão abertos a sugestões e dispostos a auxiliá-lo na resolução de problemas. Essa atitude permite uma aproximação maior e ajuda a manter o bom relacionamento.
Como resultado, o cliente sente mais segurança para tomar a iniciativa e procurar auxílio quando necessário. Um ótimo exemplo disso acontece em relação aos eventuais atrasos em pagamentos e inadimplência: se o cliente tem um bom relacionamento com a empresa, é bem provável que ele consiga se abrir e expor a situação, facilitando todo o procedimento de cobrança.
Propaganda voluntária para a empresa
Quando a sua empresa é próxima do cliente e mantém um bom relacionamento, provavelmente ele indicará os seus serviços para outras pessoas — uma propaganda voluntária que beneficia o seu negócio.
Uma boa estratégia de marketing é importante para se manter em evidência, mas essa propaganda boca a boca é uma das mais eficientes. É muito comum que as pessoas busquem indicações com conhecidos antes de procurar uma empresa específica, por isso, conquistando os clientes, você sai na frente da concorrência e se destaca para os consumidores.
Mais credibilidade no mercado
Um bom relacionamento com cliente aumenta a confiança da empresa, e isso também reflete em todo o mercado. Quando o cliente fica satisfeito e faz propaganda dos serviços, a possibilidade de conquistar novos consumidores não é o único benefício.
Na verdade, esse bom momento também afeta a reputação da empresa, melhorando a sua imagem e aumentando a sua credibilidade. Esses são pontos importantes para conseguir se destacar e fazer com que o seu negócio tenha mais autoridade no mercado, características fundamentais para o sucesso.
As melhores práticas para um bom relacionamento com cliente
Depois de conhecer os benefícios que uma boa relação com os clientes proporciona para a empresa, você deve estar se perguntando como implementar essa estratégia, não é? A seguir, separamos algumas dicas que contribuem para o alcance desse objetivo.
Saiba ouvir feedbacks e implementar melhorias
Receber feedbacks dos clientes é a melhor forma de identificar pontos fortes e fracos da empresa. Portanto, é preciso que você saiba ouvir o que o cliente tem a dizer e absorver todas as informações obtidas, tanto os elogios quanto as críticas.
Os elogios recebidos devem ser aproveitados para que a empresa mantenha o foco em continuar com o bom trabalho. Por outro lado, as críticas servem para que você identifique o que pode ser melhorado. Inclusive, é comum que, ao criticar a empresa, o cliente já deixe sugestões de melhorias.
Aqui, o importante é saber ouvir todos os feedbacks e avaliá-los com atenção para fazer os ajustes necessários. Dessa forma, além de oferecer mais qualidade no serviço, você demonstrará o interesse da empresa em melhorar cada vez mais a experiência do cliente.
Use a tecnologia como aliada
Outra dica para alcançar um bom relacionamento com cliente é usar a tecnologia como aliada. É preciso lidar com diversos dados para ter uma aproximação com o cliente, identificar todos os pontos fortes e fracos e melhorar as estratégias da empresa.
Para lidar com tantas tarefas, você pode apostar em ferramentas tecnológicas. Contar com um software de gestão, usar as redes sociais e investir em bons canais de comunicação são ótimas práticas para viabilizar a aproximação com o cliente.
Além disso, mantenha sempre as informações do cliente atualizadas, principalmente os meios de contato, como telefone, e-mail e celular. Isso será essencial para que a empresa consiga manter estratégias de aproximação e trabalhe da melhor forma essa relação.
Invista na qualidade do atendimento.
Essa é uma das principais práticas que você pode adotar: investir na qualidade do atendimento, capacitando as equipes envolvidas nos processos de venda e pós-venda.
É importante lembrar que quando o cliente sente que foi bem tratado em uma empresa, as chances de ele fechar negócio e conseguir novas oportunidades são maiores. Por outro lado, quando o cliente sente que não foi bem atendido, mesmo precisando de determinado produto ou serviço, ele pode simplesmente desistir do negócio e procurar um concorrente, mesmo diante de boas ofertas.
Portanto, é evidente que o sucesso da empresa depende da performance da equipe. É fundamental ter empatia ao lidar com o cliente, colocando-se no lugar dele e avaliando as suas reais necessidades. Por exemplo, durante uma venda, é preciso identificar o que o cliente precisa para apresentar as melhores soluções e entender os limites na hora de negociar.
Caso seja necessário cobrar um cliente inadimplente, a pessoa responsável pela tarefa deve saber abordá-lo de forma correta, mantendo a educação e a cordialidade durante o atendimento. Parece um pouco clichê, mas a dica de ouro é sempre atender o cliente como você gostaria de ser atendido.
Como vimos, um bom relacionamento com cliente traz diversos benefícios, mas, para aproveitá-los, lembre-se de que é preciso investir nessa relação e adotar as práticas explicadas no dia a dia da sua empresa.
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