Qual a importância do pós-venda para o seu negócio?

Assertiva Day Banner Assertiva Day Banner

Muito se discute sobre a importância do pós-venda, mas ainda existem gestores que não dão a devida atenção a essa estratégia. A verdade é que tal erro pode desencadear uma série de problemas para o negócio.

O atendimento faz a diferença na experiência do cliente e, ao contrário do que alguns ainda pensam, ele não se encerra com a entrega do produto. Esse marco dá início a uma outra fase, tão importante quanto a primeira.

Para que você não cometa o erro de ignorar o poder do pós-venda, preparamos este material. Continue a leitura e fique atento às informações a seguir!

Descubra por que a fidelização é a melhor estratégia para o varejo

Pare, pense e responda: o que é mais fácil, fidelizar clientes ou atrair novos consumidores? Se você realmente refletiu sobre a pergunta, é provável que tenha percebido que a fidelização é o caminho mais promissor a seguir.

Além de sair mais barato, a criação de um vínculo entre a marca e seu público contribui para a manutenção de um faturamento estável para o negócio, facilitando, inclusive, o planejamento empresarial.

Aliás, os dados comprovam essa situação. Um aumento de 5% na retenção de clientes tem o potencial de ampliar os lucros de um negócio de 25% a 75%, especialmente quando esses clientes são considerados estratégicos.

Vale a pena lembrar que, em um mercado tão concorrido, conquistar a confiança e a preferência de um cliente pode ser decisivo para uma organização vencer períodos de crise e se destacar no mercado. Afinal, clientes satisfeitos são excelentes ferramentas de marketing.

Entenda a relação entre pós-venda e fidelização

O pós-venda precisa ser uma especialidade do varejo, mas você sabe por quê? A resposta é simples: essa estratégia é uma das maiores armas para fidelizar clientes.

A venda é apenas a primeira etapa do fortalecimento de uma relação que pode durar anos, e isso só depende de como seu negócio vai agir nessa nova fase. Isso porque o consumidor não gosta de ser tratado como mercadoria ou “fonte de renda”; ele quer muito mais que isso.

Quando o negócio vende um produto a um novo cliente, ele recebe duas oportunidades: a de mostrar que tem uma mercadoria de qualidade e a de demonstrar que seu maior objetivo é satisfazer as necessidades de seu público.

É aí que o pós-venda entra! Entrar em contato para verificar a satisfação do cliente, ouvir sugestões e estar pronto para solucionar problemas, dúvidas e ouvir reclamações é a “cereja do bolo”.

Não basta vender, é preciso criar vínculos. Quando isso acontece, sua empresa conquista muito mais do que um comprador, ela ganha um admirador, e, como todos sabem, admiradores são fiéis e estão sempre por perto.

Por isso é que se pode afirmar que pós-venda e fidelização são conceitos que caminham lado a lado, especialmente no varejo. A empresa que entende essa relação sai na frente da sua concorrência e consegue crescer de maneira saudável.

Conheça os benefícios do pós-venda

Ainda não se convenceu da importância de investir no pós-venda? Então é interessante que você reflita sobre os benefícios que essa estratégia pode proporcionar ao seu negócio. Confira a seguir!

Facilita a identificação de problemas no processo de vendas

Quando a empresa tem um pós-venda eficiente, ela consegue coletar dados importantes sobre o processo de vendas e identificar falhas que podem comprometer seus resultados, como a falta de informação sobre o produto ou a má conduta de um vendedor.

Ouvir a experiência do cliente é essencial para qualquer empresa. Afinal, oferecer a ele exatamente o que precisa, no tempo certo e com o máximo de conveniência é o que diferencia grandes marcas no mercado.

Marketing gratuito por meio dos clientes

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, diz que “pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo”. E isso é verdade, não é mesmo? Dificilmente sua empresa conseguirá desenvolver uma campanha tão eficiente quanto o relato de um consumidor satisfeito.

Além de ser totalmente gratuito, o feedback positivo ou a indicação de um cliente refletem diretamente nas vendas da empresa. Em resumo, o custo de aquisição de clientes (CAC) se torna menor com esse apoio.

Na era digital, todo mundo pode ser um influenciador, e quanto mais pessoas sua empresa conquista e fideliza, mais novos consumidores atrairá por meio das indicações e boas experiências proporcionadas à sua carteira de clientes.

Prova disso é que uma pesquisa concluiu que 7 a cada 10 brasileiras compram produtos com base na indicação de pessoas próximas, como amigos, parentes e conhecidos.

Gera um diferencial competitivo

O consumidor mudou e, atualmente, valoriza a experiência de compra até mais que o preço do produto. Com isso, o varejo precisa se esforçar para oferecer um atendimento impecável. Acontece que muitos se esquecem do pós-venda e, por isso, deixam de fidelizar o consumidor.

Sem dúvida, investir no contato e no fortalecimento da relação após a finalização da compra fortalece o vínculo com a marca e pode ser o grande diferencial de sua empresa. Por isso, veja a entrega do produto como parte, e não o fim da relação.

Amplia os lucros do negócio

Conforme mencionado, o pós-venda ajuda ampliar os lucros do negócio. Isso acontece graças à sua importante contribuição para a fidelização de clientes, garantindo o retorno dessas pessoas à loja de maneira periódica.

Fortalece a reputação da marca

Outro benefício interessante do pós-venda é o fortalecimento da reputação da empresa. Em geral, marcas que investem nesse quesito têm seus esforços reconhecidos, pois o consumidor valoriza quem se preocupa com suas dores.

Por outro lado, deixar um cliente sem resposta ou suporte pode ser fatal para sua imagem, especialmente com o amplo acesso à informação. Lembre-se de que um feedback negativo na rede pode atingir milhares de pessoas.

Ajuda a coletar informações preciosas para a empresa

É importante destacar que o pós-venda pode ser usado como uma oportunidade para coletar dados valiosos de seus clientes, como contatos, preferências, reclamações e sugestões. Essas informações são fundamentais para o planejamento estratégico do negócio, garantindo que ele atue com o foco nas necessidades do mercado.

Em outras palavras, quando você conhece as demandas de seu público, consegue ser mais estratégico, principalmente no desenvolvimento de novos produtos e serviços. O resultado é uma atuação ainda mais focada e eficiente.

Conforme visto, o pós-venda deve ser encarado como uma oportunidade para fortalecer a relação cliente-empresa. Quando bem executado, ele favorece a criação de um vínculo que pode durar por longos anos, além de proporcionar inúmeros benefícios. Por esse motivo, não deixe de aproveitar esse momento para entrar em contato com seu público e mostrar sua preocupação em proporcionar sempre a melhor experiência de compra.

Afinal, como manter um bom relacionamento com o cliente?

Agora que você entendeu a importância do pós-venda e por que ele deve fazer parte de suas estratégias, que tal aprender mais sobre um outro aspecto essencial para o crescimento do seu empreendimento: o bom relacionamento com o cliente?

Confira o vídeo abaixo e entenda mais sobre a Régua de Relacionamento!

Deixe uma resposta