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Saiba o que é índice de inadimplência e como calcular na sua empresa!

Saiba o que é índice de inadimplência e como calcular na sua empresa!

Flávio Alfonso Jr. por Flávio Alfonso Jr.
29/05/2024
in Cobrança

A saúde de uma empresa depende de vários fatores, e um dos mais importantes é o índice de inadimplência, que faz parte de um conjunto maior de conceitos e processos que envolvem o controle financeiro da organização de uma maneira geral.

Monitorar o índice de inadimplência é crucial para, por exemplo, manter o fluxo de caixa saudável e garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Isso permite que a empresa se mantenha competitiva no mercado e ofereça o melhor para seus clientes, fornecedores e funcionários.

Por esses e outros motivos, é fundamental que os gestores tenham não apenas esse índice no radar o tempo todo, mas também saibam administrar suas movimentações e agir quando a situação requer uma intervenção.

A partir de agora, você poderá lançar mão de conceitos e ferramentas essenciais para lidar com a inadimplência, que o ajudarão a calcular esse parâmetro no seu negócio e a tomar ações para mitigar seus efeitos.

  • O que é índice de inadimplência?
  • Como calcular o índice de inadimplência no seu negócio?
  • Quanto é um nível de inadimplência aceitável?
  • Quais os impactos da inadimplência alta para as empresas?
  • Quais medidas posso tomar para reduzir a taxa de inadimplência?
    • 1. Implementação de uma política de crédito eficiente
    • 2. Uso de tecnologia na cobrança de dívidas
    • 3. Monitoramento constante da taxa de inadimplência

O que é índice de inadimplência?

O índice de inadimplência é uma métrica e um dos principais indicadores de cobrança, representando a porcentagem de dívidas em atraso em relação ao total de créditos concedidos por uma empresa, considerando geralmente os pagamentos com mais de 90 dias de atraso. Ou seja, na prática, o índice mostra, em média, quanto a empresa deixou de receber devido ao não pagamento por parte dos clientes.

Trata-se de um parâmetro que serve como um termômetro para avaliar a capacidade de pagamento dos clientes e o risco associado às operações de crédito. Além disso, indica que a empresa enfrenta uma situação de risco financeiro — afinal, está produzindo e entregando, mas não está recebendo.

Se o índice de inadimplência for alto, o gestor precisa desenhar estratégias para identificar os gargalos, como esquecimento do cliente e situação financeira desfavorável.

O número de endividados no Brasil sempre foi uma preocupação para as empresas, com níveis variando ano a ano, mês a mês. Por isso, é importante que os gestores financeiros acompanhem os números do endividamento das famílias brasileiras para traçar suas estratégias comerciais.

Como calcular o índice de inadimplência no seu negócio?

Com as informações de crédito concedido e de pagamentos em atraso em mãos, podemos calcular o índice de inadimplência. A fórmula é simples: basta dividir o valor total das dívidas em atraso, em um período de 90 a 180 dias, pelo valor total dos créditos concedidos, e depois multiplicar o resultado por 100 para obter o índice em porcentagem. Veja a fórmula:

Índice de inadimplência = (Valores em atraso / Total de valores a receber) x 100

Assim, quanto maior o valor dos recebíveis em atraso no período especificado, maior será a taxa de inadimplência calculada.

Vale lembrar que o período considerado (no nosso exemplo, contas em atraso há mais de 90 e menos de 180 dias) pode variar conforme a informação que se deseja obter, dependendo da estratégia financeira e do planejamento da empresa a longo prazo.

Quanto é um nível de inadimplência aceitável?

Um índice de inadimplência aceitável varia conforme o setor de atuação, o momento financeiro e a política de crédito da empresa. No entanto, é desejável que esse índice seja o mais baixo possível, pois altos níveis de inadimplência podem comprometer a saúde financeira do negócio.

Embora não haja um consenso sobre o valor ideal, conforme o Sistema Financeiro Nacional (SFN), a taxa de inadimplência deve ser de no máximo 5%. No entanto, dependendo do negócio e da estratégia, um índice de 15% pode ainda ser considerado seguro.

O indicador de inadimplência pode variar com o tempo, então é fundamental que o setor financeiro da empresa realize o cálculo e obtenha os valores do índice mensalmente para acompanhar sua evolução e tomar medidas adequadas.

Quais os impactos da inadimplência alta para as empresas?

A inadimplência financeira alta pode levar a uma série de problemas financeiros para as empresas, como a redução do fluxo de caixa, aumento dos custos com a cobrança de dívidas e, em casos extremos, até mesmo a falência.

Além disso, o mercado reage à alta inadimplência com restrições importantes para as empresas, como diminuição ou corte total de crédito, dificuldade de abrir contas em bancos e de parcelar pagamentos.

Um índice alto também reduz a previsibilidade financeira da empresa, prejudicando o crescimento, pois impede que se saiba quanto de recursos financeiros estará disponível para investimento, aumentando o risco de estagnação.

https://youtu.be/k-yH8Te5ibk?si=UyzayXdxsQDyWpI4

Quais medidas posso tomar para reduzir a taxa de inadimplência?

Ao se detectar um percentual de inadimplência acima do desejado, a gestão pode recorrer a algumas estratégias e ferramentas para mitigar seus efeitos e diminuir esses valores. Vamos conhecer três dessas estratégias?

1. Implementação de uma política de crédito eficiente

Uma política de crédito eficiente é essencial para minimizar o risco de inadimplência, incluindo um conjunto detalhado de regras e critérios para a concessão de crédito para os clientes, além de orientações sobre como realizar a cobrança.

Por exemplo, uma boa política analisa itens como capacidade de pagamento, histórico devedor, comprometimento do salário, entre outros aspectos importantes para o negócio.

2. Uso de tecnologia na cobrança de dívidas

A tecnologia pode ser uma grande aliada no combate à inadimplência. Uma régua de cobrança automatizada, por exemplo, permite programar o envio de lembretes de pagamento para os clientes, reduzindo o risco de esquecimento e consequente inadimplência.

Outra solução tecnológica é utilizar uma plataforma completa de soluções para crédito e cobrança, como o Assertiva Recupere. A cobrança inteligente dessa ferramenta facilita o processo de cobrança, aumentando a eficiência e reduzindo o índice de inadimplência.

3. Monitoramento constante da taxa de inadimplência

Monitorar constantemente o índice de inadimplência é fundamental para identificar tendências e tomar medidas corretivas em tempo hábil. Ferramentas como dashboards inteligentes, disponíveis no Assertiva Recupere, permitem acompanhar esse índice em tempo real, facilitando a tomada de decisões.

Ou seja, a cobrança inteligente do Assertiva Recupere é a solução ideal para sua empresa controlar os índices de inadimplência e ter em mãos informações valiosas, como o potencial principais devedores, as melhores condições de negociação e uma régua de cobrança pré-configurada.

Se você ficou interessado, não perca tempo e agende agora uma demonstração gratuita para a sua empresa!

Flávio Alfonso Jr.

Flávio Alfonso Jr.

Flavio Alfonso é um jornalista com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo para áreas de gestão de negócios. Ele escreve sobre finanças empresariais, crédito, cobrança, processos cadastrais e gestão de dados em geral. Flavio também é mestre em linguística, especialista em marketing digital e jornalista.

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