Se você chegou até aqui procurando por exemplos de mensagens de saudação para clientes no WhatsApp Business é porque percebeu como a ferramenta se tornou indispensável para o atendimento ao cliente.
A popularização do aplicativo e o imediatismo na comunicação são alguns dos grandes causadores dessa mudança.
A verdade é que a forma como o público quer ser atendido mudou e as empresas precisam se adequar a isso.
Quem já tem uma operação com outros canais estruturados precisa se adequar, oferecendo um atendimento de qualidade via WhatsApp quanto antes.
Ter alguns modelos de mensagem programados tornarão essa tarefa mais ágil e prática.
Confira a seguir algumas dicas para construir esse primeiro contato e 17 modelos de mensagens de saudação para clientes no WhatsApp Business que você pode aplicar hoje mesmo no seu negócio!
Por que utilizar o WhatsApp Business nas vendas e na comunicação com o cliente?
Com mais de 2 bilhões de usuários cadastrados no mundo todo e cerca de 95% dos aparelhos brasileiros acessando o WhatsApp diariamente, o sistema de mensagens instantâneas se tornou uma opção bastante atrativa para empresas que desejam oferecer seus produtos para mais pessoas e atender com qualidade.
Esse impulso aconteceu principalmente após a compra do serviço pelo Facebook e a criação do WhatsApp Business, no ano de 2018.
Atualmente, a ferramenta permite a criação de um cadastro exclusivo da empresa, mensagens automáticas, carrinho de vendas, entre outros recursos.
A facilidade de comunicação e as funcionalidades exclusivas já seriam bons motivos para utilizar a ferramenta como canal de comunicação oficial das organizações. No entanto, o WhatsApp oferece ainda outros benefícios e vantagens, tais como:
- boa taxa de resposta — os usuários costumam ao menos clicar e ler a mensagem, o que não acontece tanto com os e-mails;
- facilidade de utilização — tanto pelos usuários quanto para cadastrar os recursos empresariais;
- agilidade na comunicação — mensagens entregues automaticamente. Permite a utilização de chatbots ou as interações podem ser efetuadas por um único atendente;
- humanização — mesmo com o uso de mensagens automáticas é possível construir uma conversa mais próxima com os clientes. Dúvidas e problemas podem ser resolvidos de forma personalizada.
Quais os cuidados ao criar frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp Business?
As mensagens de saudação são respostas automáticas que podem ser programadas dentro do WhatsApp Business.
Além de agilizar a comunicação com clientes e usuários, elas facilitam o trabalho de vendedores e operadores, garantindo maior foco na qualidade do atendimento e das vendas.
Programar frases de iniciação de conversas no WhatsApp Business é uma boa alternativa para interagir e atender clientes e prospects. No entanto, é preciso encontrar um equilíbrio entre automação e personalização.
Do contrário, a ferramenta produzirá um atendimento robótico e impressão de que a empresa não está interessada em resolver os dilemas do usuário.
Em vez de aproximar e gerar relacionamento, uma simples frase pronta pode afastar o cliente do seu negócio.
Então, como utilizar o recurso de forma inteligente, aproveitando ao máximo suas funcionalidades?
Antes de configurar essas mensagens, é importante observar algumas características e necessidades específicas do seu consumidor, como principais dúvidas, linguagem utilizada ou expectativas quanto ao prazo de atendimento.
Além disso, tenha em mente que você precisará ter diversas respostas configuradas e dispará-las conforme cada perfil de público ou demanda.
Ao estruturar cada palavra, pense como um ser humano que está prestes a atender outro. Permitir que cada operador crie suas próprias mensagens — com supervisão — também ajuda a criar um atendimento único.
O uso de uma linguagem mais fluida e clara costuma ajudar. Emojis e figurinhas também são permitidos e geram personalização. O importante é que o cliente tenha a percepção de que aquela mensagem foi escrita especialmente para ele.
Tenha apenas o cuidado de não enviar imagens que possam soar como agressivas, exagerar no uso de emojis ou aplicá-los em momentos de maior conflito com o usuário.
E para dar continuidade ao modelo de atendimento humanizado, responda o chamado o mais breve possível.
Quer uma ajuda? Se inspire em nossos 17 exemplos de mensagens de saudação para clientes no WhatsApp Business
A seguir, apresentamos alguns exemplos de mensagens de saudação para WhatsApp Business que abrangem os principais tipos de interação com o cliente.
Utilize-os como inspiração e fique à vontade para alterá-las conforme suas necessidades e modelo de negócio.
Saudação a novos clientes
Um cliente que inicia o contato com sua empresa via WhatsApp merece o mesmo cuidado e atenção que outro que visitou pessoalmente o seu espaço.
Cordialidade e receptividade são algumas características que não podem faltar neste modelo de mensagem. Confira:
- 1. Olá, tudo bem? Meu nome é Lara e estou aqui para te ajudar! Para começar, me conte o motivo do seu contato. Pode ser?
- 2. Receba nossas boas-vindas à Empresa X! Como podemos te ajudar hoje?
- 3. Oi, aqui é a Lara. Seja bem-vindo(a) à Empresa X. Estou à disposição para responder suas dúvidas, sugestões ou bater um papo. Conta para mim, o que você precisa?
Abordagem para leads capturados
Lembra que abordamos a necessidade de humanizar as mensagens, deixando-as menos frias e robotizadas?
Uma maneira de começar é investir na personalização do primeiro contato, respondendo conforme sua origem. No caso da captura de leads por inbound, podemos saudá-lo assim:
- 4. Olá, vimos que você baixou nosso “Guia para economizar com o consórcio”. Confira também outro conteúdo que pode auxiliar nas suas finanças. Se tiver alguma dúvida, é só me mandar um oi, combinado?
Lembrete para reuniões e eventos
Você pode programar uma mensagem dias antes de uma reunião agendada, estreia de um webinar ou outro compromisso. Assim você ajuda o cliente a relembrar ou reagendar o evento, se preciso.
Veja alguns modelos de mensagens de saudação para clientes no WhatsApp Business que podem servir como lembrete:
- 5. Olá! Tudo bem? Passando para avisar que faltam 2 dias para a nossa reunião. Caso tenha alguma dúvida ou necessidade sobre esse encontro, basta me chamar. Abraços!
- 6. Oi, como vai? Gostaria de avisá-lo que nosso Webinar sobre Gestão Online de documentos será transmitido amanhã, dia 8 de agosto. Reserve um espaço na sua agenda e aproveite!
Follow-up comercial
Quem atua com vendas costuma enviar mensagens que demoram ou sequer são respondidas. Mesmo sendo comum, é importante obter um retorno, independentemente do estágio da venda em que a pessoa se encontra.
Portanto, estipule um prazo limite para o usuário responder e, após, dispare um desses modelos de mensagem automática:
- 7. Olá, tudo bem contigo? Na nossa última conversa você havia mencionado suas dificuldades em [assunto abordado]. Como ficou essa situação? Se tiver alguma dificuldade ou dúvida, é só me ligar ou responder por aqui. Um abraço!
- 8. Olá, como vai? Gostaria de saber se ficou alguma dúvida sobre a nossa última proposta. Segue o link, caso queira conferir novamente [link da proposta]. Lembrando que a oferta é válida até o próximo dia 8 de julho, ok? Qualquer coisa, me chame!
Suporte e resolução de problemas
Muitos clientes recorrem ao WhatsApp para buscar suporte ou ajuda técnica. Ainda que exista um setor específico para tratar dessas questões, muitas empresas mantém o canal como uma alternativa geral para o atendimento ao cliente.
É preciso ter modelos de mensagem pré-programados para tais situações:
- 9. Olá, tudo bem? Obrigado por informar que você precisa de [solicitação do cliente]. Para resolvermos essa questão, peço que [dar as instruções de suporte]. Se precisar, acesse [link ou outro direcionamento] para abrir um chamado técnico. Agora, se quiser continuar aqui comigo, é só responder essa mensagem.
Lidar com clientes insatisfeitos requer um pouco mais de tato e paciência, independentemente do problema que ele tenha.
Veja alguns modelos de mensagens de saudação para clientes no WhatsApp Business para resolução de conflitos:
- 10. Sinto muito pelo que aconteceu com você! Vou fazer o máximo para resolver essa questão. Poderia aguardar [X minutos] enquanto eu busco uma solução definitiva?
- 11. Entendo seu problema e insatisfação. Vou contatar minha equipe para buscar a melhor solução para o seu caso. Vou te informar sobre cada etapa do processo, pode ser?
- 12. Lamento que isso tenha acontecido. A partir de agora cuidarei do seu caso. Peço que aguarde até [X dias] enquanto eu trabalho na solução do problema, ok?
Saudação com tempo de resposta
Geralmente, a responsabilidade de responder ao WhatsApp fica ao encargo de profissionais que precisam dar suporte também a outros canais da empresa.
Como a demanda pode ser um pouco maior, dependendo do dia, é interessante informar ao cliente quanto tempo terá que aguardar para ser atendido:
- 13. Olá, seja bem-vindo à [nome da empresa]! Como podemos ajudar? Deixe sua dúvida, nossos atendentes costumam responder em até [X minutos]. Até breve!
Ausência e atendimento após o horário comercial
Tenha uma mensagem de saudação para os momentos de férias, recesso e respondendo o cliente fora do horário de atendimento da empresa.
Com isso, você evita frustrações e demonstra preocupação em oferecer o melhor atendimento. Você pode disparar algo como:
- 14. Olá, que bom ter você por aqui! Nosso horário de atendimento é das [X às Y horas]. Deixe a sua mensagem que responderemos assim que retornarmos. Obrigado!
- 15. Obrigado pelo contato! Estamos em recesso de [motivo da ausência]. Retornaremos no dia 2 de janeiro. Escreva sua mensagem, responderemos logo após esse período. Até breve!
Mensagens de venda e prospecção
Toda venda começa com uma primeira abordagem, seja após uma troca de cartão, indicação de terceiros, prospecção ativa ou mesmo por iniciativa do próprio cliente.
Em todos os casos, é preciso criar uma conexão em que o cliente se identifique com você e com a solução oferecida.
Esse rapport será estabelecido ao longo da conversa, buscando alguma identificação com o que o cliente menciona na conversa, alguma característica de sua foto como presença de filhos, uma paisagem de fundo etc.
Para tal, é importante criar uma boa impressão ainda na resposta automática. Acompanhe alguns exemplos de primeiro contato de venda pelo WhatsApp Business:
- 16. Olá, [nome da pessoa]! Tudo bem contigo? Sou o Rodrigo, da Empresa X. Recebi seu contato por meio do [informar o motivo da indicação] e creio que posso ajudar você a [indicar a dor que sua solução pode resolver]. O que me diz de conversarmos um pouco a respeito?
- 17. Oi, como vai? Vi que você demonstrou interesse em nossa solução e gostaria de passar mais informações sobre o assunto. Pode ser? Se preferir, pode me contatar pelo [e-mail] ou no [telefone]. Abraço!
Esses foram nossos 17 exemplos de mensagem de saudação para WhatsApp Business que garantem o essencial para você iniciar sua programação de disparos automáticos, abrangendo diferentes situações.
Aproveite para criar outros tipos de interações, como frases de agradecimento, pedidos de feedback ou mesmo abordagens assertivas para cobrança.
Respeitando as boas práticas de comunicação e atendimento, você terá em mãos uma ferramenta poderosa para agilizar a rotina e obter engajamento dos seus clientes.
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