Para o empresário, a comunicação com seu público pode ser problemática; para os clientes, uma mensagem muitas vezes desagradável, mas que pode ter esse sentimento minimizado por diversos fatores. Enviar mensagens de reajuste de preço para clientes pode ser um enorme desafio, mas que, a depender da estratégia, pode ser altamente superável.
Ainda, se de um lado temos operações comerciais complexas e vinculadas a fatores externos que vez ou outra podem requisitar um reajuste de preços de produtos e serviços, do outro temos clientes cujas necessidades precisam ser consideradas nessa dinâmica de comunicado de reajuste de preço.
A partir desse ponto, vamos procurar entender as premissas de cada um dos lados dessa questão e trazer algumas ideias de soluções validadas pelo mercado na forma de modelos de mensagens de reajuste para clientes.
O que é reajuste de preço?
Reajuste de preço é a alteração do valor de produtos e serviços praticado por uma empresa. Trata-se de uma decisão tomada pela própria empresa, sempre com base em fatores que se relacionam com a operação que gera esses produtos ou serviços e com alguns fatores externos.
Entre esses fatores externos, podemos citar a inflação, o qual é a variação geral dos preços, calculada e divulgada por governos e instituições, que, dentre outros efeitos, eleva o preço dos insumos e altera a cadeia de produção.
Outros fatores externos importantes que podemos citar aqui são: variações cambiais, alteração na oferta e demanda, elevação de impostos, dentre alguns outros.
Como comunicar aumento de preços aos clientes?
Uma vez estabelecida a necessidade de fazer reajuste de preços, é preciso entender como informar aos clientes que isso será feito. A seguir, traremos algumas diretrizes que devem ser observadas nesse processo.
Comunicar o aumento de preços com antecedência
Quando o consumidor se vê diante de um comunicado de aumento de preços, normalmente não tem uma reação boa, e isso podemos já imaginar. Por isso, para amenizar os ânimos em uma situação assim, o ideal é comunicar o fato com antecedência. Dessa forma, o consumidor poderá se preparar para o gasto extra que terá com o produto ou serviço e terá tempo para absorver e se adaptar à nova realidade.
Justificar o aumento de preços
Se o consumidor, já impactado pela notícia de que vai ter que aumentar os seus gastos, notar que a decisão foi tomada sem um embasamento, apenas “porque a empresa quer”, vai ficar ainda mais insatisfeito. O melhor aqui é preparar o discurso e justificar o aumento com bons argumentos — e aqui vale retomar o que já pontuamos anteriormente, como inflação, aumento nos fornecedores, entre outros.
Reforçar o valor percebido do produto ou serviço
Em paralelo à justificativa do aumento, é preciso continuar a argumentação, reforçando algo que provavelmente já existia e embasava a escolha do cliente pelo seu produto: o valor percebido. Recupere os benefícios que seu produto ou serviço traz e coloque-o em perspectiva positiva quando comparado a uma realidade em que ele não existe, por exemplo.
Também é de bom tom agradecer ao cliente pelo tempo de fidelidade, parceria e consideração até aquele momento, o que ajuda também a reforçar os laços e o relacionamento.
Oferecer alternativas de pagamento ou de adaptação
Além de reforçar os benefícios, como trouxemos no item anterior, é possível e recomendável oferecer alternativas de pagamento, como, por exemplo, permitir parcelamentos ou outras formas que normalmente não estariam disponíveis, pelo menos durante o período de adaptação
Não reajustar para valores fora do praticado pelo mercado
Reajustes podem ser justificados pelos motivos que já mencionamos, mas nada embasaria um aumento fora dos parâmetros do mercado, ou seja, de modo que o seu produto ou serviço acabe ficando muito mais caro do que o praticado pelos concorrentes, por exemplo.
Como evitar a perda de clientes após um aviso de reajuste de preço?
Na mesma linha de oferecer alternativas de pagamento nas mensagens de reajuste de preço para clientes, é também recomendável que outras estratégias sejam colocadas em prática, principalmente para que o cliente não fique insatisfeito e migre para o concorrente.
O principal a ser feito aqui é oferecer benefícios exclusivos, que operam e funcionam de maneira concomitante a todos os outros benefícios já listados por você para o cliente. Dentre esses benefícios, podemos listar descontos especiais para manutenção, ou melhor ainda, para upgrades de planos e pacotes, por exemplo.
Outro tipo de benefício bastante popular entre os consumidores é a entrega de brindes ou de produtos gratuitos, que passam a compor o valor percebido pelo cliente e faz com que o reajuste não seja processado como uma perda ou gasto extra.
Modelos mensagens de reajuste de preço para clientes
O próximo ponto, após entendermos como fazer comunicação de reajuste, é desenvolvermos a mensagem de fato. Para ajudar você nessa tarefa, trouxemos alguns exemplos de comunicado de reajuste de preços, adaptados a cada um dos principais canais, como SMS em massa, e-mails e mensagens de WhatsApp.
Partindo desses exemplos e modelos de mensagens, você poderá alterá-los e utilizá-los da maneira que preferir e que fizer mais sentido para o seu negócio, podendo, inclusive, adaptá-los à régua de relacionamento utilizada em sua empresa.
Modelos de SMS
Versão 1
Olá, [Nome do cliente]! Informamos que, a partir de [data], a [Nome da Empresa] realizará um reajuste nos valores do [Nome do produto ou serviço]. Este ajuste é necessário devido a [justificativa]. Agradecemos sua compreensão e continuaremos a oferecer os melhores serviços! Saiba mais: [link]
Versão 2
Prezado(a) [Nome do cliente], a partir de [data], a [Nome da Empresa] realizará um reajuste nos preços do [Nome do produto ou serviço]. Esta mudança é necessária para manter a qualidade dos nossos serviços. Agradecemos sua confiança! Para mais detalhes, acesse: [link]
Modelos de e-mail
Modelo de E-mail 1
Assunto: Aviso de Reajuste de Preço
Caro(a) [Nome do Cliente],
Gostaríamos de informá-lo que, a partir de [data], os preços dos nossos [Nome do produto ou serviço] serão reajustados. Esta medida é necessária devido a [justificativa, como aumento de custos operacionais]. Agradecemos sua compreensão e continuamos à disposição para qualquer dúvida.
Atenciosamente, [Nome da Empresa]
Modelo de E-mail 2
Assunto: Reajuste de Preço
Prezado(a) [Nome do Cliente],
Comunicamos que, a partir de [data], haverá um reajuste nos valores dos nossos [Nome do produto ou serviço]. Este ajuste é necessário para manter a qualidade dos nossos serviços diante de [justificativa]. Agradecemos sua confiança e estamos à disposição para mais informações.
Atenciosamente, [Nome da Empresa]
Modelos de WhatsApp
Modelo de WhatsApp 1
Olá, [Nome do cliente]! Tudo bem? Informamos que, a partir de [data], haverá um reajuste nos preços do [Nome do produto ou serviço] devido a [justificativa]. Agradecemos sua compreensão e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Obrigado! [Nome da Empresa]
Modelo de WhatsApp 2
Oi, [Nome do cliente]! Gostaríamos de avisar que, a partir de [data], os valores do [Nome do produto ou serviço] serão reajustados por conta de [justificativa]. Agradecemos sua confiança e estamos aqui para ajudar com qualquer pergunta. Até mais! [Nome da Empresa]
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Melhores ferramentas para comunicação com o cliente
Além das dicas e dos modelos de texto de reajuste de preço que trouxemos neste artigo, existem algumas tecnologias disponíveis hoje que podem fazer a diferença para uma comunicação efetiva e que traga retorno ao negócio.
Bons exemplos dessas tecnologias são as soluções da Assertiva voltadas para esse tipo de atividade de comunicação, sempre munidas do que existe de melhor no mercado em funcionalidade e praticidade e cadastro de clientes. Vamos conhecer algumas?
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