Você sabe o que as estratégias de sucesso têm em comum? Se ainda não, abaixo vamos te mostrar como o KPI está presente em todas elas.

Todas as estratégias bem-sucedidas são constantemente acompanhadas por indicadores de desempenho! E temos dados para confirmar a afirmação: segundo o relatório da Content Trends 2017, cerca de 78,1 das empresas que documentam as suas estratégias se consideram bem-sucedidas. Já nas que não realizam essa documentação, a porcentagem cai para cerca de 25,5%.

Ou seja, ter o acompanhamento e monitoramento constante permite ver se a estratégia está ou não está funcionando. Além disso, toda essa análise precisa de números.

É por isso que a mensuração de dados é algo fundamental dentro do marketing digital para qualquer segmento de mercado. Por exemplo, se você tem uma empresa e quer realizar uma campanha de e-mail marketing, com os KPIs corretos é possível analisar a sua eficácia.

Mesmo que muitas empresas e profissionais ainda não tenham conhecimento sobre o KPI (também conhecido como Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Performance), ele ainda é fundamental para quem deseja ter uma visão geral e real do cenário e dos resultados obtidos.

Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre o KPI e porque ele deve ser tratado como uma questão de prioridade dentro do seu negócio.

Ficou curioso para saber mais sobre o KPI e qual a sua importância nas estratégias de marketing? Então continue a sua leitura!

Afinal, o que é KPI?

O termo KPI é uma abreviação da sigla em inglês “Key Performance Indicator”, e pode ser traduzido para o português como Indicador-chave de Performance.

Basicamente, o KPI é uma maneira de medir se uma ação ou um conjunto de estratégias estão sendo eficazes, ou atendendo às expectativas de um negócio.

Se você quer saber quantos usuários acessaram a sua página na internet durante um determinado período, por exemplo, é possível utilizar um dos indicadores de KPI para obter esse número, e assim, ter mais clareza sobre os resultados obtidos.

Além disso, existem milhares de KPIs, em número ou percentual. Cada um utilizado para uma determinada finalidade.

Se você tem um blog e quer medir o seu tráfego, um KPI pode mostrar a informação de maneira precisa (50 por dia, por exemplo), assim como a taxa de rejeição de alguma das suas páginas (como 70%).

Qual a importância de realizar análises com o KPI?

Realizar a mensuração dos resultados das suas campanhas de marketing é um passo fundamental para que você tenha estratégias de sucesso.

Afinal de contas, uma vez que você sabe o que funciona e o que não funciona, ao invés de descartar uma estratégia com um grande potencial na manga, é possível adaptar as etapas, ajustar os meios que falharam e tentar novamente, dessa vez com mais certeza de sucesso.

Em outras palavras, os seus indicadores-chave têm como finalidade auxiliar as suas escolhas para que sejam mais inteligentes e gerem retorno financeiro para a sua empresa.

Se sua empresa vende produtos eletrônicos, por exemplo, e gostaria de começar a investir em alguma estratégia de marketing, o KPI pode não apenas dar mais clareza sobre qual ação desenvolver, como também irá mostrar a sua viabilidade e quais são os melhores passos a serem seguidos para alcançar os seus objetivos. 

Organização das informações

Com a utilização de um KPI para mensurar os resultados das suas campanhas e ações, é possível ter informações mais organizadas sobre a etapa de cada tarefa.

Assim, o gestor terá mais clareza sobre quais partes não estão sendo eficientes, e também quais as etapas que estão promovendo mais produtividade dentro de uma estratégia.

Imagine o processo: nas linhas de produção, cada etapa tem uma função diferenciada que ajuda a complementar a qualidade e eficiência do produto final.

No entanto, para saber quais as etapas que podem ser otimizadas, é necessário o gestor utilizar técnicas de mensuração.

Já para uma campanha de marketing digital, a mensuração é importante da mesma forma! E com o KPI, as informações se tornam mais organizadas e detalhadas.

Identificação dos pontos fortes e fracos da organização

O KPI é tão importante que pode influenciar toda a organização a descobrir suas principais características positivas e negativas.

Dessa maneira, a empresa também poderá fazer modificações internas para se desenvolver no mercado de forma sustentável e criar diferenciais para se destacar da concorrência.

Em um mundo onde as informações e estratégias são os fatores dominantes, a empresa que sabe utilizar os dados e ações mais eficientes ganha vantagem e obtém sucesso!

Otimiza a comunicação interna

Outra vantagem do KPI é que, com a mensuração, os membros da equipe também poderão ter maior clareza sobre um resultado de uma determinada campanha, podendo se comunicar e ter mais compreensão.

Imagine que sua empresa tem um site e o seu objetivo é atrair novos clientes por meio de uma campanha de marketing digital.

Se a empresa não for utilizar a análise de KPI neste momento, os membros da equipe podem ter uma visão distorcida sobre os resultados da campanha, ou até mesmo julgá-la como “uma campanha boa” ou “uma campanha não muito boa”.

Agora, se a sua empresa abordar os colaboradores e enfatizar que a sua campanha “rendeu um crescimento 70% de atração de novos clientes, em comparação ao ano passado”, os funcionários vão realmente entender que a campanha é eficiente e podem se mostrar até mais motivados a continuarem exercendo as suas atividades.

Agora que você já sabe o que é o KPI e entendeu qual a sua importância nas estratégias de marketing, o que está esperando para começar a mensurar os seus resultados e ter sucesso?

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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