Conhecer o perfil do cliente que recorre aos serviços de crédito é uma estratégia essencial para o crescimento do negócio. Afinal, essa informação pode ajudá-lo a planejar suas ações de venda e a aperfeiçoar sua análise de crédito.
As pesquisas apontam que o parcelamento das compras é uma preferência nacional. Quase 83 milhões de consumidores tem uma parte do orçamento comprometida com cartão de crédito, carnês, crediário e cheques pré-datados.
De fato, a oferta dessa facilidade de pagamento atrai clientes e aumenta as vendas, mas as empresas precisam estar preparadas para que isso não se transforme em uma grande dor de cabeça. Leia o post para se informar melhor sobre o assunto!
Direto ao ponto:
Por que você deve conhecer o perfil do cliente?
As pessoas são diferentes, certo? Então, não há como gerenciar uma empresa de uma maneira única e tratar seus clientes como se eles fossem todos iguais.
Em outras palavras, a personalização é o aspecto que mais justifica a necessidade de conhecer o perfil de seus consumidores. Isso porque todos os processos precisam ser coerentes e adequados às particularidades existentes.
A criação do produto, a abordagem ao cliente, o canal de comunicação escolhido, a técnica de venda utilizada, a forma de pagamento ofertada e o crédito disponibilizado devem ser decididos com base no perfil de seu consumidor.
Bom, já vimos que o cliente deve ser o centro das atenções, mas onde encontrar informações sobre ele? Além das pesquisas e formulários preenchidos espontaneamente, você precisa investir em análises de dados disponíveis em bancos públicos e privados.
Conhecer e entender o comportamento financeiro do cliente, seus produtos preferidos e o método de pagamento que ele mais usa é essencial para proporcionar um atendimento de qualidade e concretizar a venda sem expor o negócio ao risco da inadimplência.
Como coletar dados confiáveis sobre o cliente?
Afinal, como coletar dados confiáveis e atualizados sobre o cliente? A resposta está na tecnologia!
Atualmente, é possível contar com o auxílio de softwares que fazem a pesquisa automatizada de informações essenciais sobre o seu consumidor, como:
- dados pessoais, como nome e endereço;
- dados de contato, como e-mail, telefone e WhatsApp;
- existência de dívidas em atraso;
- existência de protestos e ações judiciais de cobrança em seu desfavor;
- score de crédito.
Com tudo isso em mãos, a gestão do negócio se torna muito mais segura e eficiente. Na prática, você consegue conhecer melhor o cliente e, a partir disso, personalizar o atendimento a fim de definir uma política de crédito coerente e vantajosa para todas as partes envolvidas no negócio.
Qual é o perfil do cliente que utiliza serviços de crédito no Brasil?
Conforme mencionamos, as compras a crédito são as preferidas do brasileiro, pois permitem que produtos de alto custo sejam adquiridos de maneira planejada, dando mais poder de compra ao consumidor.
Ainda que o pagamento à vista tenha seus benefícios, quase todas as pessoas já parcelaram algo. Por isso, é essencial que você conheça bem o perfil do cliente que utiliza essa forma de pagamento.
Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) concluiu que 45% da população prefere as compras parceladas, especialmente na aquisição de bens mais caros, como móveis, eletrônicos e veículos. Acompanhe mais alguns dados interessantes!
Crediário: conheça o perfil dos consumidores que recorrem a ele
O crediário é uma modalidade de pagamento clássica. Mesmo com o surgimento de novos modelos, ele segue firme na preferência do consumidor brasileiro.
De acordo com a CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Logísticos), 3 a cada 10 consumidores usaram o crediário ao menos uma vez em 2018.
Seja por meio dos cartões de lojas ou dos famosos carnês e boletos, a demanda por esse tipo de crédito é relevante. Confira algumas informações sobre o público que opta por essa alternativa:
- 31% das pessoas que usam o crediário são mulheres;
- 27% dessas pessoas estão incluídas nas classes C, D e E;
- o crediário é a preferência de 18% das pessoas com mais 55 anos;
- 39% da população escolhe essa modalidade por não conseguir pagar as compras à vista;
- o crediário é escolhido por apenas 7% das pessoas que ganham acima de 5 salários-mínimos;
- esse é o segundo meio de pagamento mais usado (só perde para o dinheiro) pela população com renda mensal de até 1 salário-mínimo;
- 58% das pessoas que usam o crediário já foram negativadas.
Cartão de crédito: saiba quem são os consumidores que preferem essa opção
O que dizer do cartão de crédito? O modelo é o preferido de 28% da população brasileira. As pessoas que o utilizam têm um perfil interessante. Confira alguns dados:
- 36% dos homens e 40% das mulheres preferem o cartão de crédito na hora de fazer compras;
- é a opção mais usada entre pessoas com renda superior a 5 salários-mínimos, totalizando 42% desse público;
- apenas 17% das pessoas com renda mensal de até 1 salário-mínimo preferem o cartão de crédito, que perde para o dinheiro (54%) e o crediário (24%).
Como a Assertiva pode ajudá-lo a construir o perfil ideal para o seu cliente do crediário?
Quando falamos em compras parceladas, é essencial darmos uma atenção especial ao crediário. Isso porque uma gestão de crédito ineficiente pode elevar o índice de inadimplência em sua empresa e gerar grandes prejuízos.
Como você viu, esse meio de pagamento é muito mais utilizado pelas mulheres e tem uma relevância especial no grupo de pessoas que recebem até 1 salário-mínimo mensal. Além disso, a maioria desses indivíduos já enfrentou dificuldades para honrar seus compromissos.
Esse cenário demonstra que é preciso investir na formação do perfil ideal de cliente do crediário e se esforçar para realizar uma análise de crédito segura e precisa. Para isso, a Assertiva é sua grande aliada.
Somos especialistas no assunto e contamos com um banco de dados para análise de crédito. Nossas soluções permitem que você faça pesquisas rápidas e automatizadas sobre seus clientes e tome decisões com mais sabedoria.
A verificação de crédito se torna muito mais eficaz, pois você pode confirmar os dados fornecidos e buscar novas informações. Dessa maneira, é possível trabalhar com o crediário sem comprometer sua sobrevivência e se expor a riscos desnecessários.
Agora que você já conhece o perfil do cliente que faz compras parceladas, poderá se planejar melhor e estruturar ações para vender mais e com mais segurança. Afinal, é preciso aproveitar essa demanda de mercado sem comprometer suas finanças, não é mesmo? Então mãos à obra!
Entre em contato com a Assertiva e conheça as nossas soluções!
Quer modernizar sua empresa e contar com recursos que facilitam a tarefa de conceder crédito à pessoa certa? Entre em contato com a Assertiva agora mesmo!