Se tem uma recente tecnologia que revolucionou o Brasil foi a implementação do Pix. Acessível a todos os brasileiros bancarizados, os pagamentos e transações financeiras ficaram ainda mais seguras, rápidas, dinâmicas e baratas. Mas as inovações advindas do pix acabam de começar, pois foi recentemente lançada outra grande novidade: o Pix Cobrança!
Assim como antes da chegada do pix, as transações entre contas bancárias eram feitas via transferência TED ou DOC. E os pagamentos e métodos de cobrança, na grande maioria das vezes, eram realizados por boletos ou por cartão de crédito e débito.
Esses métodos, além de encarecerem a vida dos credores, devido às taxas cobradas para realizar cobranças nesses moldes, são mais burocráticos e dificultosos para os consumidores em geral, que precisam, necessariamente, de limites de cartão de crédito e acesso ao Internet Banking para realizar as transações.
Mas o Pix Cobrança veio ao mercado para facilitar a vida de devedores e credores, trazendo aos métodos de pagamento ainda mais praticidade para realização de transações bancárias entre pessoas físicas e jurídicas.
Quer saber como o Pix cobrança funciona e como você pode se beneficiar com ele? Saiba mais neste guia sobre o assunto.
O que é o pix cobrança?
A primeira informação importante sobre o pix e funcionalidades criadas a partir dele é que foi criado pelo Banco Central. Isto significa que as transações realizadas por este método são seguras e totalmente rastreáveis.
Segundo o próprio Banco Central, mais de 75 milhões de brasileiros usam frequentemente as funcionalidades do pix, que movimentou em 2022 mais de R$8,5 trilhões, demonstrando a aderência dos brasileiros a este meio de pagamentos.
O Pix cobrança é uma modalidade de cobrança que serve como uma alternativa para o boleto bancário e tende a otimizar e facilitar o processo para pessoas físicas e jurídicas cobrarem e liquidarem suas dívidas.
O Pix cobrança funciona de maneira muito simples, o credor do valor deve acessar o aplicativo do seu banco, gerar um QR Code para realização do pagamento, incluindo o valor que se deseja transacionar e enviar ao devedor.
O devedor, por sua vez, acessa o seu banco, clica na opção de pagamento via pix QR Code e utiliza a função da câmera do dispositivo para leitura do QR Code pelo aplicativo. Ou também, pode utilizar a função “pix copia e cola” para copiar o texto gerado pelo QR Code, não necessitando da utilização da câmera do celular para o pagamento.
Depois disso, basta seguir o passo a passo do aplicativo do banco, confirme os dados do credor e também o valor a ser transferido e efetuar o pagamento ou agende para liquidá-lo posteriormente.
Lembrando que caso a dívida seja paga após o vencimento estipulado pelo credor, no momento da criação do QR Code, os valores de juros e multa são acrescidos ao valor pago pelo devedor, assim como ocorre no boleto bancário.
Quais as vantagens oferecidas pelo pix cobrança?
Para o pix cobrança ter aderência da população é necessário que este recurso proporcione vantagens significativas para os brasileiros abandonarem os tradicionais métodos de cobranças e pagamentos. Por isso, veja abaixo alguns dos benefícios do pix cobrança:
Acessível a todos os brasileiros
Uma das principais vantagens do pix cobrança é que qualquer pessoa que possui pix cadastrado no aplicativo bancário pode fazer uso desta funcionalidade.
No entanto, como quem normalmente realiza a maior movimentação de cobranças são as contas PJ, elas possuem mais opções de personalização, como registro de data de vencimento, juros e multa ou customização do nome para transação, dentre outras funcionalidades.
Maior segurança no recebimento dos valores
A opção do pix cobrança é excelente para quem esquece de pagar ou perde os boletos, já que é possível agendar o pagamento.
Além disso, como existe a opção de cobrança de juros, minora a propensão do comportamento de atraso de pagamento pelos clientes.
Recebimentos de maneira ágil e com menos custo
Esta é a principal vantagem do pix cobrança. Isto porque é muito rápida a transferência de valores de uma conta para outra após a confirmação do pagamento.
Além disso, para as empresas credoras, o recebimento de valor via pix cobrança representa uma significativa redução de custo, já que não terá que arcar mais com emissão de boletos, taxas de pagamentos via cartão de crédito, a depender das circunstâncias.
Dicas para usar o pix cobrança de forma eficiente
Como todo novo procedimento implantado pela empresa, o pix cobrança, o qual é uma nova forma de cobrança, também deve ser utilizado de maneira gerenciada e eficiente, para que não se torne um prejuízo para a empresa.
Aqui vão algumas dicas para que você organize as suas modalidades de recebimento de dívidas:
- Estabeleça uma estratégia de cobrança de clientes inadimplentes, acionando aqueles que possuem maior propensão de pagamento, bem como, organizando os que já foram acionados pelo seu time e quais dívidas estão com maior tempo de atraso. Acesse este guia e saiba como montar uma eficiente régua de cobrança;
- Personalize mensagens de cobrança para cada perfil de clientes e obtenha maior sucesso na resposta e na recuperação de dívidas;
- Tenha planos de acordos e parcelamentos de dívidas, recuperando os valores que você já considerava perdido e fidelizando novamente o seu cliente;
- Implemente em sua operação softwares de automação do processo de cobrança de clientes, realizando de maneira eficiente a gestão da sua carteira de cobrança, ao integrar meios de comunicação com o devedor, com atualização de dados para comunicação assertiva com o devedor e dados de priorização de acionamentos com base na maior probabilidade de recebimento.
Quer saber mais sobre técnicas de cobrança e negociação, formas de garantir a receita financeira que você planejou e como fidelizar ainda mais o seu cliente? Acesse gratuitamente o Combo Técnicas de Negociação e de Cobrança.