Muita gente que chega até aqui está procurando baratear o processo de cobrança. Se esse é seu caso, sim, você está certo! A cobrança via SMS é mesmo conhecida por alcançar mais gente com um investimento menor. Mas, como você já deve ter percebido por um teste ou outro feito por aí, cobrar por SMS requer técnica. 

Mas tudo é possível! Com a leitura deste texto, você vai entender como devem realmente ser as mensagens para cobrança da sua empresa. E, claro, como você pode medir e melhorar os resultados a cada disparo.

Também separamos alguns modelos de SMS para cobrança para você aplicar por aí.

Se interessou? Vem com a gente para o primeiro tópico!

Como fazer a cobrança via SMS

Para que uma cobrança via SMS seja efetiva, você precisa saber que essa é uma estratégia que não anda só. Nossa recomendação é que você tenha uma Régua de Cobrança para o seu negócio, a qual vai organizar suas ações de recuperação de crédito.

A ideia é usar essa ferramenta como aliada, principalmente em 3 situações: facilitadora de pagamento, lembrete de aviso de vencimento e abertura para renegociação.

E olha só o dado que uma pesquisa do Instituto de Gestão de Excelência Operacional em Cobrança mostrou:

A taxa de retorno do contato feito por SMS para renegociações de dívidas é de 20% a 30% maior do que em comparação a outros canais.Fonte: Igeoc

Assim, reunimos 5 dicas para a construção de um SMS de cobrança. Nosso objetivo é que você consiga desenvolver uma mensagem matadora, sem deixar de lado a técnica!

1) Tenha um objetivo bem definido

Uma cobrança via SMS precisa ter um objetivo foco. É isso que vai direcionar a ação do seu cliente ao receber a mensagem.

O que você deseja que seu cliente realize?

  • Pague o boleto na mesma hora
  • Ligue para sua empresa para tentar negociar a dívida
  • Não se esqueça de pagar em dia as contas

Percebe como cada um dos exemplos requer um tipo de conteúdo na mensagem?

2) Seja claro e conciso

O SMS é uma mensagem curta, de no máximo 160 caracteres. Isso representa uma média de 25 a 28 palavras apenas por mensagem. Ou seja, esse é o espaço que você tem para cumprir seu objetivo definido no tópico acima.

Resuma em uma frase o que você quer do seu cliente. Depois, crie versões mais curtas para essa mesma mensagem, inserindo também os elementos dos próximos tópicos.

3) Personalize sua mensagem

Muitos empreendedores não sabem, mas mesmo com o disparo em massa de SMS é possível personalizar alguns campos da mensagem. E o nome do seu cliente é um deles!

Explorar essa função é um diferencial porque humaniza e aproxima a relação empresa-cliente.

Dica de ouro! Sempre comece a mensagem identificando sua empresa, mesmo que de maneira simples, como você vai ver nos exemplos mais abaixo.

4) Direcione a próxima ação do seu cliente

A chamada para ação é o elemento essencial para uma cobrança via SMS de sucesso. É o que guia seu cliente ao próximo passo. Essas call to action são aquelas frases como “clique aqui e compre agora” ou “responda essa mensagem para…”.

Percebe como fica clara a ação que seu cliente precisa tomar (clicar, comprar, responder)? Você pode fazer isso usando palavras e frases no modo imperativo (pague, ligue, entre em contato) ao final do SMS. 

5) Segmente sua base de contatos

Antes de realizar o disparo das suas mensagens de cobrança, divida o cadastro de clientes em grupos.

Afinal, de nada adianta enviar uma mensagem tentando renegociar uma dívida se seu cliente já fez o pagamento. Além de gastar dinheiro com um disparo ineficiente, você pode desgastar o relacionamento com esse bom pagador.

Então, nossa dica é fazer a segmentação da base de acordo com seu objetivo. Para que fique mais clara a aplicação desses elementos, veja alguns modelos de SMS para cobrança.  

Exemplos de cobrança via SMS

Dividimos os exemplos deste tópico nos 3 principais modelos de cobrança por SMS. Fique à vontade caso queira usar o modelo pronto para sua empresa.

Vamos lá!

# Facilitando o pagamento 

Para esse tipo de cobrança via SMS use um tom mais amigável. Lembre-se também de não enviar a mensagem em cima do prazo de pagamento. O cliente pode entender a ação como uma cobrança, não um facilitador.

[NOME DA LOJA DE MÓVEIS] Oi, Laura! O tempo está passando rápido d+! Esta já é a última parcela do seu boleto. Para pagá-lo agora, copie e cole o código: (inserir código)

[CARTÃO DE CRÉDITO] Oi, André! Fez boas compras este mês? 😉  Sua fatura de maio já está fechada. Para pagá-la direto no app, clique aqui: (link encurtado)

[IMOBILIÁRIA] Temos uma boa notícia, Marcia! Pagando o aluguel deste mês até o dia 20/06, você ganha 10% de desconto. Acesse nossa plataforma p/ saber mais: (link)

# Lembrando o vencimento do prazo 

Para escrever essas frases de SMS de cobrança, lembre-se de que seu cliente não está inadimplente. Ou seja, mesmo perto da data limite de pagamento, não sugira nenhum tipo de negociação.

Uma boa dica é usar o gatilho mental de urgência para atrair a atenção da pessoa.

[LOJA DE ROUPAS] Oi, Ana! Vimos que a parcela de maio está em aberto. Você tem só até o dia 15/05 para pagar sem juros. Aproveite e pague agora pelo nosso app: (link)

[ESCOLA] Oi, Luisa! Como vai? Amanhã é o último dia para o pagamento da mensalidade escolar.

[LOJA DE DEPARTAMENTO] Maria, a parcela 3/4 da sua compra vence em 7 dias. Para realizar o pagamento vá a uma de nossas lojas ou acesse o site (link)

# Incentivando uma conversa de renegociação

Estar em uma situação de inadimplência não significa que seu cliente é um mau pagador. Por isso, usamos a cobrança via SMS aqui para abrir espaço para uma nova negociação e não para constrangê-lo.

Aliás, antes de enviar sua mensagem, revise o Código de Defesa do Consumidor e as boas práticas de cobrança. Intimidar, constranger ou expor o cliente não é uma opção.

[SEGURADORA] Dr. Daniel, consta em aberto débito no valor de R$ 1.350 (financiamento veicular) desde o dia 01/06. Ligue em nossa central para negociar: (telefone)

[TELEFONIA] Caio, não localizamos o pagamento da sua fatura de maio. P/ normalizar a situação, fale com um de nossos atendentes: (número)

[BANCO] Sra. Julia, temos uma proposta para negociar as parcelas em atraso do seu financiamento. Quer saber mais? Responda SIM a essa mensagem.

Checklist de cuidados importantes antes de cobrar por SMS

Antes de fazer uma cobrança via SMS, tenha certeza de que está tudo dentro dos conformes:

  • Dados cadastrais dos clientes estão atualizados
  • Horários de disparo dos SMS estão dentro das boas práticas de cobrança
  • Sua equipe está preparada para o retorno do cliente

Tudo pronto? Disparar!

Medindo resultados: quais métricas de cobrança via SMS são importantes? 

Os resultados de uma cobrança via SMS vão muito além do binário “deu certo/ não deu”. É preciso investigar mais a fundo, não apenas para justificar seu investimento, mas também para otimizá-lo.

Aqui estão as principais métricas de cobrança para medir seus resultados:

  • Percentual de resposta por perfil da dívida
  • Percentual de acordos por perfil
  • Percentual de respostas por tipo de mensagem enviada
  • Percentual de fechamentos positivos (acordos) por operador receptivo
  • Percentual de resposta por tipo de SMS
  • Percentual de resposta e acordos por faixa de horário de envio
  • Percentual de cliques e interações

O sucesso da sua cobrança via SMS vai depender muito da sua mensuração e aplicação de novas melhorias. Você pode baixar nossa planilha que calcula taxas de conversão via SMS clicando aqui.

E se você já quer sair deste texto com tudo planejado, conheça nossa solução!

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