Diversificar e facilitar as opções de pagamento para os clientes é hoje uma tarefa essencial para todas as empesas que querem manter a sua competitividade no mercado. E com várias opções de recebimento, é preciso ter um controle sobre o tempo que leva entre o ato da compra e o recebimento dos valores pela empresa, que pode variar entre os diferentes tipos de pagamento. A média desses prazos é o prazo médio de recebimento (PMR).
Esse cálculo existe principalmente para uma empresa conseguir fazer uma gestão eficiente de fluxo de caixa — afinal, ao saber qual o PMR de todo o negócio, o gestor pode entender de maneira transparente quando terá recursos ou não, e assim tomar decisões financeiras importantes.
Diante desse grande benefício trazido pelos parâmetros de PMR, que tal nos aprofundarmos um pouco mais sobre este assunto? Vamos entender melhor os conceitos que permeiam o PMR, como calcular, formas de análise e ainda algumas estratégias para melhorar esse índice tão importante, dentro de políticas de crédito eficientes.
O que é o prazo médio de recebimento?
O PMR, ou conforme já pontuamos, o Prazo Médio de Recebimento, é um indicador financeiro que traz o valor do tempo médio — em dias — que uma empresa leva para receber o pagamento de suas vendas que não foram feitas à vista, ou seja, vendas que foram feitas parceladas ou com recebimento futuro.
Por tratar-se de um valor médio, o PMR não reflete necessariamente o prazo de recebimento de todas as vendas. Pode ser, por exemplo, que o valor de uma venda feita no dia 5 de um determinado mês caia na conta da empresa somente no dia 15, com prazo de recebimento de 10 dias. Em outra venda feita no mesmo dia 15, a empresa recebeu somente no dia 20 — ou seja, 15 dias de prazo de recebimento.
Sabendo disso, já podemos entender de maneira um pouco mais concreta que existe uma forte relação entre esses prazos de recebimento e o fluxo de caixa e os indicadores de desempenho de uma empresa. Afinal, esses prazos são nada mais do que indicativos de quando vai “entrar” dinheiro na empresa!
Dessa maneira, temos a resposta para uma importante pergunta: para que serve, afinal, o prazo médio de recebimento? O PMR serve como um termômetro importante para a liquidez financeira da empresa e também como balizador de uma gestão eficiente de fluxo de caixa.
Como calcular o prazo médio de recebimento PMR?
Para entendermos o cálculo e a fórmula para obtermos o PMR de um conjunto de vendas a prazo, usaremos um exemplo prático. Imagine que um determinado vendedor realizou três vendas a prazo e gostaria de obter o prazo médio de recebimento das três vendas. Os dados são os seguintes:
Vendas | Valor | Data da venda | Data do recebimento |
Produto 1 | R$ 700,00 | 02/03 | 18/03 |
Produto 2 | R$ 1.500,00 | 05/03 | 20/03 |
Produto 3 | R$ 250,00 | 10/03 | 15/03 |
De posse dos dados, precisaremos aplicá-los à fórmula básica do prazo médio de recebimento, a qual é:
PMR = Soma de (prazos de recebimento de todos os produtos x valor dos produtos) / soma dos valores dos produtos
Dessa maneira, temos que:
PMR = (16 x 700) + (15 x 1.500) + (5 x 250) / 700 + 1.500 + 250
PMR = 11.200 + 22.500 + 1.250 / 2.450
PMR = 34.950 / 2.450
PMR = 14,2
Assim, temos que o PMR das três vendas realizadas pelo nosso vendedor é igual a pouco mais de 14 dias. Com esse dado em mãos, ele poderá analisar e embasar quaisquer decisões estratégicas sobre o fluxo de caixa que envolvem essas operações.
Análise do prazo médio de recebimento
Agora que você já entendeu como realizar o cálculo do PMR, como fazer a análise dos seus resultados? Algo importante a ser dito nesse ponto é: não existe valor de PMR padrão para considerá-lo “alto” ou “baixo”. Essa interpretação dependerá exclusivamente da natureza, do planejamento e da estratégia do negócio.
No entanto, podemos já definir alguns parâmetros, partindo de que existe esse entendimento sobre o que é baixo ou alto para uma determinada empresa. Um PMR baixo, por exemplo, significa que a empresa está recebendo rapidamente os valores que lhe são devidos, o que contribui de maneira muito positiva no fluxo de caixa.
Por outro lado, um PMR alto leva a crer que a empresa está enfrentando prazos grandes para receber seus valores, o que pode causar problemas no fluxo de caixa. No entanto, isso pode até mesmo fazer parte de uma estratégia para vender mais a partir de uma oferta maior de prazo para o cliente.
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Quais estratégias podem ser utilizadas para melhorar o PMR?
Seja qual for a estratégia e os parâmetros adotados para um bom PMR, quanto menor for esse valor, será melhor, certo? Vamos conhecer agora alguns caminhos que podem fazer com que o PMR melhore muito em sua empresa.
- Negociar prazos mais curtos: conquistar condições melhores em termos de prazo pode ajudar a diminuir o PMR de maneira global.
- Oferecer vantagens para pagamentos à vista: por exemplo, oferecer descontos expressivos para aqueles que pagarem à vista.
- Implementar políticas eficazes de cobrança: fazer controle de pagamentos, gestão de recebíveis e recuperar os clientes inadimplentes pode ajudar no PMR e contribuir muito para a saúde do caixa da empresa.
- Monitorar o PMR de maneira constante: nada melhor do que entender o que está acontecendo para poder identificar problemas e corrigi-los a tempo.
Como a tecnologia pode auxiliar na gestão do PMR?
Existem diversas soluções tecnológicas atuando hoje nos departamentos financeiros das empresas, que auxiliam na maioria dos processos e contribuem para um enorme ganho de tempo e eficiência na gestão dos recursos. Entre as atividades mais e melhor impactadas pela tecnologia estão a análise de crédito, a gestão da cobrança e a recuperação de inadimplentes.
Sistemas ou ferramentas dedicadas a este fim ajudam nesse processo de diversas maneiras, com funções que automatizam o envio de lembretes e cobranças de pagamentos em atraso, agilizando a recuperação do crédito, por exemplo.
Um exemplo de ferramenta desse tipo é o Assertiva Recupere, que é uma plataforma robusta de cobrança, por meio da qual o gestor pode gerir todo o processo e partir de um único ambiente. Este sistema ainda conta com a Cobrança Inteligente, uma inteligência artificial que prioriza a sua carteira de devedores por potencial de pagamento, gerando mais eficiência na cobrança de dívidas.
Conclusão
Entender o que é PMR, quais suas implicações no dia a dia de uma empresa de vendas, e também saber como calcular corretamente seus parâmetros, é um conjunto de conhecimentos fundamentais para qualquer gestor manter a saúde financeira de sua operação.
Sabendo também que a recuperação de inadimplentes é uma estratégia válida e eficiente para a administração do PMR, que tal conhecer um pouco mais sobre o Assertiva Recupere? Acesse a página da ferramenta e agende uma demonstração!